Quanto ao processo de mudança a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como?

Perguntado por: Francisca Nicole Mendes Pinto Ribeiro  |  Última atualização: 11. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (60 avaliações)

Quanto ao processo de mudança, a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como: a) flexível, por admitir alteração por iniciativa não só dos membros do Congresso Nacional, como também do presidente da República.

Como pode ser classificada a Constituição Federal de 1988?

A Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como:

Rígida, codificada, promulgada e prolixa.

Como se classificam as Constituições?

As constituições podem ser classificadas como: Material ou Formal. Material: é aquela que possui apenas matérias constitucionais. Formal: além de possuir matérias constitucionais, também possui outros assuntos, tais como o artigo 242.

Quanto à estabilidade Classifica-se como rígida a Constituição brasileira de 1988 por quê?

Rigidez e estabilidade constitucional: estudo da organização constitucional brasileira. A Constituição de 1988 classifica-se como Rígida, porque seu procedimento de transformação é mais solene do que o das demais leis e normas.

Quanto à forma como Constituições podem ser sintéticas ou analíticas A Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como analítica?

Quanto à forma, as Constituições podem ser sintéticas ou analíticas. A Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como analítica. Rígidas seriam aquelas Constituições inalteráveis, verdadeiras relíquias históricas e que se pretendem eternas, sendo também denominadas permanentes, graníticas ou intocáveis.

AGU Explica - Classificação Constitucional

30 questões relacionadas encontradas

Quanto ao conteúdo a Constituição pode ser classificada em?

Conteúdo (materiais, formais e mista), forma (escrita e não escrita), modo de elaboração (dogmáticas, históricas), origem (democráticas, outorgadas, cesarista e pactuada), estabilidade (imutáveis, rígidas, flexíveis, semi-rígidas e super rígida), extensão (sintéticas e analíticas) e outras.

Quanto à origem como a nossa CF 88 pode ser classificada e por quê?

F) Quanto à origem:

-Constituição promulgada, democrática, popular ou votada: Elaborada pela Assembleia Nacional Constituinte, composta por representantes legitimamente eleitos pelo povo, com a finalidade de sua elaboração; v.g., Constituições brasileiras de 1891, 1934, 1946, 1988.

Em que consiste a rigidez da Constituição?

supremacia da Constituição

Sob o ponto de vista formal, as Constituições podem ser rígidas, flexíveis ou semi-rígidas. Rígidas são as Constituições que exigem para a sua modificação um processo legislativo mais elaborado e dificultoso que aquele destinado à aprovação da lei ordinária.

Quais as formas de controle de constitucionalidade?

O controle da constitucionalidade se apresenta nos sistemas político, jurisdicional e misto. ... O controle repressivo se dá a partir da edição da lei. Depois de promulgada, com ou sem sanção, e publicada, a lei pode ser objeto de demanda constitucional. E neste controle temos dois critérios: o difuso e o concentrado.

Qual é a função da Constituição de 1988?

A Constituição Brasileira é considerada uma das mais avançadas do mundo no que se refere a direitos e garantias fundamentais. A Carta Magna de 1988 restituiu a democracia e promoveu a cidadania, garantindo direitos individuais e sociais.

Como se classificam as Constituições quanto à origem?

Em relação a origem, as Constituições podem ser classificadas como outorgadas, promulgadas, cesaristas (bonapartistas) ou pactuadas (dualistas). ... Constituição promulgada: é resultante da atividade da Assembleia Nacional Constituinte, esta eleita de modo direto pelo povo.

Quanto à classificação da Constituição marque a opção correta?

Quanto à classificação das constituições marque a opção correta. ... Constituição rígida é aquele que pode ser alterada pelo mesmo processo de elaboração das normas infraconstitucionais. D. Considerando constituição sob o seu aspecto material é possível matéria constitucional fora do texto constitucional formal.

Quanto à classificação das constituições é correto afirmar que?

Considerando-se as classificações doutrinárias das constituições, é correto afirmar que, quanto à origem, as constituições podem ser outorgadas, promulgadas, cesaristas e pactuadas.

Qual o tipo de Constituição do Brasil?

A nossa Constituição Brasileira (1988) é do tipo formal, solenemente elaborada e rígida, mas contém normas materialmente constitucionais e outras apenas formalmente constitucionais, por exemplo: aviso prévio trabalhista, que nada tem a ver com formação básica do Estado.

Quais são os momentos do controle de constitucionalidade?

O controle de constitucionalidade pode ser realizado em dois momentos distintos, um deles antes do ingresso do ato normativo ou da lei no ordenamento jurídico, ou seja, antes da conclusão de seu processo de elaboração, sendo o outro após sua incorporação ao ordenamento jurídico.

O que é sistema de controle de constitucionalidade?

O Controle de Constitucionalidade é a forma de impedir que norma contrária à Constituição vigente permaneça e tenha eficácia no ordenamento jurídico.

Quais são as espécies de constitucionalidade?

1) Inconstitucionalidade por ação x por omissão

A primeira dessas duas formas de inconstitucionalidade se apresenta por meio de uma conduta positiva do Poder Público. Ocorre com a edição de uma lei ou resolução, por exemplo, que afrontem a sistemática constitucional. A segunda advém, por seu turno, de uma abstenção.

Como se dá a rigidez constitucional em nosso sistema jurídico constitucional?

A reforma é o procedimento comum para se alterar o texto constitucional. Por força da rigidez constitucional surge esse procedimento complexo de alteração, exigindo que seja aprovada por, no mínimo, três quintos dos membros de ambas as Casas do Congresso Nacional, em sessões separadas, em dois turnos de votação.

Qual a principal consequência da rigidez constitucional?

É conseqüência da rigidez constitucional: o princípio do Estado Democrático de Direito. o princípio da Supremacia da Constituição. a inalterabilidade do texto constitucional.

O que é rigidez constitucional que princípio deriva da mesma?

A rigidez constitucional equivale à imutabilidade absoluta da Constituição e deriva da soberania constituinte originária e da supremacia das normas constitucionais.

Qual a origem da Constituição de 1988?

A Constituição de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, foi resultado do esforço político pela redemocratização e símbolo do fim do autoritarismo dos militares. ... Foi escrita durante o processo de redemocratização do Brasil após o fim da Ditadura Militar, sendo conhecida por isso como Constituição Cidadã.

Quanto à dogmática podemos dizer que a nossa Constituição Federal de 1988 e?

Constituição de origem democrática, a Carta de 1988 foi produzida pelo Poder Constituinte originário exercido pela Assembléia Nacional Constituinte de 1987. De tudo o que foi visto, é de se concluir que a Constituição da República Federativa do Brasil é um documento escrito puramente jurídico de origem dogmática.

Quais foram as principais mudanças da Constituição de 1988?

A constituição de 1988 apresenta uma série de mudanças: dentre as principais conquistas trazidas para os cidadãos, está o direito ao voto para os analfabetos e o restabelecimento das eleições diretas para presidente da república, governadores de estados e prefeitos municipais.

Quais foram as constituições outorgadas?

Foram constituições promulgadas, no Brasil, a de 1891, a de 1934, a de 1946 e a atual (de 1988). Foram constituições outorgadas a de 1824, a de 1937 e a de 1969.

Quanto à forma a Constituição em que as normas?

Quanto à forma, a Constituição em que as normas não constam de um documento único e solene, denomina-se: a) escrita. ... d) Todas as regras dispostas no texto constitucional são formalmente constitucionais.

Artigo anterior
O que é um cabo multiplexado?
Artigo seguinte
O que Éparodia?