Quais os três tipos de pretéritos?

Perguntado por: Francisca Freitas de Rodrigues  |  Última atualização: 27. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)

Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.

Quais são os tipos de pretérito perfeito?

O pretérito perfeito do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de coisas no passado. Há mais dois tipos de pretéritos: pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito. Note que esse tempo verbal não é empregado no modo subjuntivo, somente em formação composta.

O que é pretérito exemplo?

Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.

O que é pretérito perfeito e imperfeito?

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído.

Quais são os pretéritos imperfeitos?

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

Uso dos Pretéritos - #BdL

23 questões relacionadas encontradas

Quando usar pretérito imperfeito subjuntivo?

O pretérito imperfeito do subjuntivo é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura.

O que é pretérito-mais-que-perfeito exemplos?

O pretérito mais-que-perfeito do indicativo é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. Ele é geralmente utilizado em situações formais ou em textos literários. Exemplos de frases: Diogo falara de seus pais.

Quando se usa o pretérito perfeito?

O pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo. É usado em lendas e fábulas e confere um caráter mais polido a pedidos e afirmações.

O que significa cada tempo verbal?

Pretérito, presente e futuro

Os tempos verbais são recursos da gramática que indicam o momento da fala de alguém. Eles podem exprimir passado, presente e futuro por meio do verbo. Assim, ajudam o interlocutor a indicar, na fala, se algo já ocorreu, acontece no momento em que se fala ou ainda vai ocorrer.

O que é modo subjuntivo exemplos?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

Quais são todos os tempos verbais?

Os tempos verbais são classificados de acordo com três tipos: presente, passado e futuro.
...
Tempos derivados do infinitivo impessoal
  • Futuro do presente do indicativo;
  • Futuro do pretérito do indicativo;
  • Pretérito imperfeito do indicativo;
  • Infinitivo pessoal;
  • Gerúndio;
  • Particípio.

Quais são os tempos verbais em português?

Quais tempos verbais existem no português? Bom, dentro do português existem três principais tempos verbais, que são o presente o pretérito (passado) e o futuro.

Como passar uma frase para o pretérito perfeito?

O pretérito perfeito do indicativo é usado para indicar uma ação que ocorreu num determinado momento do passado.
...
Frases com verbos no pretérito perfeito do indicativo
  1. Eu comprei esta blusa na semana passada.
  2. Eles esperaram por você durante duas horas.
  3. Você pediu um cachorro quente?

Qual é o tempo verbal de ensinar?

em gerúndio: ensinando, em particípio pretérito: ensinado.

Quando se usa o futuro do pretérito?

O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado também para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada. Expressa ainda incerteza, surpresa e indignação.

Quando usamos o Futuro imperfeito?

O futuro imperfeito é usado principalmente para expressar uma intenção ou suposição a cerca do presente ou futuro. Sua desinência, que como já foi dito é comum às três conjugações, é a seguinte: -É, -ÁS, -Á, -EMOS, -ÉIS, -ÁN.

O que é gerundismo e exemplos?

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.

Quais são os verbos mais-que-perfeito?

O pretérito mais-que-perfeito composto forma-se com o verbo auxiliar “ter” (ou “haver” na linguagem formal) no pretérito imperfeito, seguido do particípio passado do verbo principal: Exemplo: Verbo telefonar: nós tínhamos telefonado.

Como conjugar o pretérito mais-que-perfeito?

Terminações do pretérito mais-que-perfeito do indicativo (verbos regulares)
  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ara. (Tu) radical + -aras. (Ele) radical + -ara. (Nós) radical + -áramos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -era. (Tu) radical + -eras. (Ele) radical + -era. (Nós) radical + -êramos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Como substituir o pretérito mais-que-perfeito?

O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “... a bola já entrara.” Minha porção mulher que até então se resguardara... Resguardara, verbo retirado da letra da canção, pode ser substituído pela locução verbal “havia se resguardado”, e geralmente é o que fazemos na fala e na escrita.

O que é um tempo inacabado?

Referem-se, assim, ao momento em que se fala (presente); a um momento anterior ao da fala (passado ou pretérito); ou a um momento posterior ao momento em que se fala (futuro). Com isso, temos que o pretérito imperfeito do indicativo designa um fato passado, mas não concluído (imperfeito = não perfeito, inacabado).

Artigo anterior
Quando a mão esquerda Coca E o quê?
Artigo seguinte
Como ativar o Google Chrome no celular?