Quanto a territorialidade e extraterritorialidade do crime?
Perguntado por: Vítor Alexandre Pinheiro de Faria | Última atualização: 12. April 2022Pontuação: 4.4/5 (39 avaliações)
O princípio da extraterritorialidade, consiste na aplicação da lei brasileira aos crimes cometidos fora do Brasil. A jurisdição é territorial, na medida em que não pode ser exercida no território de outro Estado, salvo em virtude de regra permissiva, emanada do direito internacional costumeiro ou convencional.
Qual a diferença entre territorialidade e extraterritorialidade?
Como visto, a territorialidade é a regra. Contudo, em algumas situações, “admite-se o interesse do Brasil em punir autores de crimes ocorridos fora do seu território. Extraterritorialidade, portanto, significa a aplicação da lei penal nacional a delitos ocorridos no estrangeiro (art.
O que significa territorialidade da lei penal?
Territorialidade. A Territorialidade dispõe que a lei penal brasileira será aplicada sempre que um crime for cometido dentro do território nacional. Assim, em regra, caso alguém cometa um homicídio dentro do Brasil, essa pessoa será julgada pelas leis brasileiras.
O que é o princípio da territorialidade?
O princípio da territorialidade é o pressuposto que conduz o alcance geográfico das leis tributárias sobre as relações tributárias pertencentes a um dado ordenamento jurídico. Há entre o Estado e o seu território uma limitação para aplicação de suas próprias normas[1].
Quanto à lei penal no espaço o Brasil adota a?
A lei penal e sua aplicação no espaço também engloba a soberania nacional e sua imposição em relação aos atos praticados em detrimento de sua autoridade, razão pela qual adota tanto a territorialidade, como a extraterritorialidade em casos específicos.
Territorialidade e Extraterritorialidade no Direito Penal
Como funciona a lei penal no espaço?
Cuida do lugar onde o crime é praticado, servindo como parâmetro para solucionar situações em que um crime inicia sua execução em um determinado território e a consumação dar-se em outro.
Quanto ao lugar do crime o Brasil adotou a teoria mista ou da ubiquidade para?
A teoria do lugar do crime adotada no Brasil é a teoria da ubiquidade, expressa no art. 6º do CP, que dita que será considerado lugar do crime tanto o lugar da ação ou omissão quanto o lugar em que se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
O que é territorialidade exemplo?
A territorialidade refere-se aos indivíduos ou grupos de indivíduos, tais como as alcateias de lobos, que defendem o território contra a invasão de indivíduos da mesma espécie. Por exemplo, os machos de muitas espécies de aves marcam um território para o período em que fazem ninho.
Qual a importância da territorialidade?
É o sentimento de pertencimento que produz a identidade territorial e, consequentemente, a apropriação local. Desse modo, promover a saúde é também conhecer a territorialidade em seu aspecto simbólico, é compreender esta identidade e fortalecer a noção de pertencimento.
O que é o princípio da ampla defesa?
Conceituando, a ampla defesa é o conjunto de meios de que os acusados penalmente dispõe para rechaçar uma acusação que considerem injusta ou excessiva. No entanto, apesar de a ampla defesa estar prevista no mesmo inciso que trata do contraditório, estas duas figuras não podem ser confundidas.
O que é o princípio da territorialidade temperada?
c) Princípio da territorialidade temperada. A lei nacional se aplica aos fatos praticados em seu território, mas, excepcio¬nalmente, permite-se a aplicação da lei estrangeira, quando as¬sim estabelecer algum tratado ou convenção internacional.
O que é território por equiparação qual lei penal é aplicada?
O Código Penal, em seu artigo 5°, § 1°, estabelece que determinados locais são considerados território brasileiro por extensão. Vejamos: Art. 5º – Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.
O que é interpretar a lei penal?
Interpretação da lei penal é atividade de identificar o alcance e o significado da norma penal.
O que significa a palavra extraterritorialidade?
Que está fora de um território.
O que é o fenômeno de extraterritorialidade?
O princípio da extraterritorialidade, consiste na aplicação da lei brasileira aos crimes cometidos fora do Brasil. A jurisdição é territorial, na medida em que não pode ser exercida no território de outro Estado, salvo em virtude de regra permissiva, emanada do direito internacional costumeiro ou convencional.
O que é extraterritorialidade explique e exemplifique?
Então resumidamente a extraterritorialidade é a aplicação da lei penal brasileira ao crime que ocorre no estrangeiro; fora do território nacional. A extraterritorialidade, segundo alguns doutrinadores como Nucci, Delmanto e Jesus, é regida por alguns princípios além das condições impostas no texto legal do artigo 7. º.
Quais os benefícios da territorialidade?
A população é beneficiada pela territorialidade, já que os recursos são racionados e não haverá uma superexploração. O indivíduo terá a vantagem de exclusividade de uso daquela área e dos recursos nela contidos. No entanto, existe um gasto energético muito alto em defender um território.
Quais os objetivos da territorialização?
O propósito fundamental no processo de Territorialização é permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nos grupos sociais, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde e condições de vida da ...
Qual a importância da territorialização para a Estratégia saúde da Família?
Introdução: O processo de Territorialização pressupõe o reconhecimento das principais características demográficas, socioeconômicas, epidemiológicas e culturais inerentes à população adscrita. Esse processo se apresenta como uma ferramenta que facilita o trabalho dos profissionais de saúde na comunidade.
Quais os tipos de territorialidade?
Existem ainda outras formas de territorialidade, tais como uma pessoa escolhendo uma cadeira em sua própria casa. Ou mesmo personalizar um escritório segundo seu estilo e gosto pessoal, sendo essa uma forma de indicar a identidade de uma pessoa. Os Estados baseiam-se no conceito de territorialidade.
É efeito social da territorialidade?
A territorialidade corresponde às relações sociais e às atividades diárias que os homens têm com sua natureza exterior. É o resultado do processo de produção de cada território, sendo fundamental para a construção da identidade e para a reorganização da vida quotidiana (SAQUET, 2009, p.
Quanto ao tempo do crime adotou a teoria mista?
Questão 65 - Direito Processual Penal
quanto ao lugar do crime, adotou a teoria mista ou da ubiqüidade. quanto ao lugar do crime, adotou a teoria da atividade ou da ação. quanto ao tempo do crime, adotou a teoria mista ou da ubiqüidade. quanto ao tempo do crime, adotou a teoria do resultado.
Qual a teoria adotada para o local do crime?
A teoria da ubiquidade como considera o lugar do crime tanto o lugar da ação ou omissão ou onde produziu o resultado, acaba ampliando o conceito extensivo do crime. De modo que nesse cenário a lei vai ser aplicada, independente onde ocorreu a conduta ou o resultado.
Qual a teoria adotada pelo Código Penal Brasileiro?
O nosso Código adotou a doutrina objetiva. É o que se contém no art. 14, parágrafo único (...)” (Damásio Evangelista de Jesus in Direito Penal, volume 1: parte geral. 33ª ed.
Como funciona a lei penal no espaço para aeronaves e embarcações privadas em águas ou espaço aéreo corresponde às águas internacionais?
as aeronaves e navios particulares aplicam-se a seguinte regra: - se no Brasil - aplica-se a lei brasileira. - se no exterior - aplica-se a lei estrangeira. - se em águas internacionais ou espaço aéreo correspondente - aplica-se a lei do país cuja bandeira estiver ostentando (Princípio do Pavilhão ou da Bandeira).
Quais são os empreendimentos mais lucrativos?
Quanto tempo pode ficar com a cnh vencida?