Quanto a quanto a crase?
Perguntado por: Afonso Gabriel Faria Ramos | Última atualização: 22. März 2025Pontuação: 4.2/5 (31 avaliações)
Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o a será craseado – lembrando que crase é a junção da preposição a com o artigo definido a (s). Exemplos: Quanto à proposta de trabalho, terei de recusá-la.
Quanto a necessidade tem crase?
Resposta verificada por especialistas. O termo "Quanto à necessidade" é craseada. Conceituamos a crase como a contração entre duas vogais iguais no qual existe o metaplasmos por supressão de fonemas. A crase acontece quando "a" com o artigo feminino "a" (s), com o pronome demonstrativo "a" se encontram na oração.
Quanto a disponibilidade tem crase?
Devemos usar à disposição ou a disposição? Se o sentido da frase for dizer que algo ou alguém está disponível, então devemos usar a crase sim.
Quanto às suas tem crase?
O pronome possessivo suas não acompanha substantivo algum; o artigo é, portanto, obrigatório: as suas. A junção da preposição a com o artigo as resulta no acento indicador de crase: às suas.
Quanto a mim ou quanto a mim?
2ª Dúvida: Existe crase antes de pronomes pessoais? Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.
QUANDO USAR A CRASE: SAIBA AS REGRAS | QUER QUE EU DESENHE?
Quanto a entrega tem crase?
Não esqueça que para ocorrer a crase, precisamos da preposição “a” + artigo definido feminino “a”. Assim sendo, não perca tempo: a serviço, a pé, a álcool, a jato, a tiros, a 100 metros, a prazo… A controvérsia que existe quanto à famosa expressão “entrega a domicílio” não é a crase.
Como saber se vai crase ou não?
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Como se escreve a quanto tempo?
Daqui a quanto tempo sairemos? Daqui a duas semanas eles partirão para a Europa. Estamos a dois dias das eleições.
Foi a Igreja tem crase?
Se aquele “a” se transformar em “ao”, a crase é obrigatória! Observe a frase a seguir: Se bate a dúvida no exemplo “Os jovens foram à igreja”, substituímos a palavra “igreja” por um equivalente masculino, como “culto” (Os jovens foram ao culto). Percebemos assim que a forma correta é mesmo Os jovens foram à igreja.
Foi a Itália tem crase?
Em se tratando de nome geográfico ou de lugar, ocorre crase quando se pode usar o macete vou a/volto da: vou à Bahia - volto da Bahia/ regressei à Itália - regressei da Itália.
Vão a igreja tem crase?
Há crase quando a + a (ou as) se encontram. Exemplificando: vai à igreja rezar. Quem vai, vai a (primeiro a) e igreja é palavra feminina que admite o artigo a.
Quanto a Ou quanto a sinônimo?
1 no que se refere a, no que diz respeito a, em relação a, relativamente a, com relação a, no que respeita a, no que concerne a, com respeito a, a respeito de, acerca de, no que tange a, no tocante a.
Tem crase antes de números?
Exemplo: Chegou a cento e vinte o número de feridos daquele acidente. Observação: - Nos casos em que o numeral indicar horas, configurar-se-á como uma locução adverbial feminina, ocorrendo, portanto, a crase.
Tem crase no intervalo de horas?
Meu horário de almoço começa ao meio dia. A cirurgia durou do meio-dia às quatro da tarde. Quando informamos hora quebrada, utilizando a sequência hora + minutos, devemos usar a aglutinação de “a + as”, resultando na crase “às”, como exemplificado abaixo: O jogo vai começar às nove e quinze.
Quanto a não tem crase?
NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Como não errar no uso da crase?
Simplificando: só ocorre crase, se existe a + a.
Se há duas vezes a mesma letra (a), vamos usar só uma e a outra será representada pelo acento grave. E se você não tem mais dúvidas na crase, também não fique em dúvida na hora de escolher a sua faculdade.
Quanto a moça tem crase?
REGRA GERAL DA CRASE
Haverá crase quando tivermos um verbo ou um nome transitivo indireto (os gramáticos não usam a terminologia nome transitivo indireto, mas existe; conforme provaremos) que exija a preposição A e se ligue a uma palavra feminina que admita o artigo A: Eu me referi à moça de azul.
Foi a praia tem crase?
b) Ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles: Vou à praia. Vou ao campo. As crianças foram à praça.
Onde se deve usar a crase?
A crase ocorre quando temos a preposição A seguida da vogal A iniciando as seguintes palavras: artigo definido feminino singular, A, resultado em À; artigo definido feminino plural, AS, resultado em ÀS; os pronomes demonstrativos AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELAS, AQUILO, resultando em ÀQUELE, ÀQUELA, ÀQUELES, ÀQUELAS, ...
Como a tem crase?
Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase. Além disso, se houver a preposição “a” seguida dos pronomes “aquele”, “aquela”, “aquilo”, “a” (=aquela) e “a qual”; ocorrerá crase.
Pode usar crase antes de minha?
06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.
Como são feitos os testes moleculares Rt-pcr para a Covid 19?
Qual a tensão de cisalhamento do aço 1045?