Quanto a quanto a?
Perguntado por: Daniela Rita Batista de Domingues | Última atualização: 1. Mai 2022Pontuação: 4.9/5 (54 avaliações)
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Quanto a minha crase?
O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria.
Quanto às outras tem crase?
Sim, Monique. A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”. Exemplo: “As colegas elogiavam-se umas às outras em público, mas pelas costas eram pura maledência”.
Tem crase antes de as outras?
Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.
Pode haver crase antes da palavra outras?
Muitos julgaram inadequado o uso do acento indicador de crase, pois não o há diante de pronomes indefinidos. Ocorre, porém, que “outro” é um pronome indefinido que varia em gênero e número – outro, outra, outros, outras – e que pode ser determinado por artigo – o outro, a outra, os outros, as outras.
Quantos MILHÕES vale o instagram da Jade Picon do BBB 22? | Calculando NA PRÁTICA!
Quanto a minha ou quanto a minha?
Resposta: ambas estão corretas. Sabemos que a crase está condicionada ao uso simultâneo da preposição “a” com o artigo “a”. É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes.
Tem crase a minha?
Crase obrigatória
Por fim, quando estamos diante de um pronome possessivo substantivo feminino, a crase torna-se obrigatória. ex: Não me refiro à sua irmã, mas à minha. Isso ocorre, porque o uso do artigo antes dos pronomes substantivos é compulsório.
Tem crase antes da palavra minha?
06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.
É correto falar a mim?
4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.
Quando o uso da crase é facultativo?
A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.
Que sorte a minha tem crase?
É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes.
Sou grata a minha mãe tem crase?
As duas hipóteses estão corretas. O acento grave indicador de crase deve ser usado conforme o complemento do verbo: se indica uma coisa ou se indica uma pessoa. Agradeço a, sem acento indicativo de crase, é usado para indicar que se agradece alguma coisa: Agradeço a atenção.
Qual o correto sua mãe ou tua mãe?
Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.
Quanto ao quanto o?
Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o a será craseado – lembrando que crase é a junção da preposição a com o artigo definido a(s). Exemplos: Quanto à proposta de trabalho, terei de recusá-la.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Foi solicitado A ou A?
Assim: “pedido a ele” / “pedido a ela” (sem crase), mas “ir ao quarto” / “ir à sala”; “menção ao autor” / “menção à autora”; “referente ao rapaz” / “referente à moça”; “quanto aoproblema” / “quanto à questão”. Importante: O à é produto de dois aa que se fundiram, na escrita como na pronúncia.
Sou grata a você tem crase?
A forma correta de escrita é a você, sem acento indicador de crase. A construção à você, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes do pronome de tratamento você.
Sou grata a Deus tem crase?
A dúvida de uma ouvinte é sobre o uso da crase na expressão 'Graças a Deus'. O professor Pasquale explica: 'quando se fala da entidade, ser supremo Deus, não se usa artigo. Esse 'a' é só preposição, regida pelo substantivo 'graças'. Portanto, não tem crase'.
Quais são os casos opcionais de crase?
- Antes de pronome possessivo com substantivo feminino no singular, já que no plural é obrigatória a crase: “Dirigiu-se à/a minha empresa.” Nota: “Dirigiu-se às minhas empresas.”
- Antes de nome próprio feminino: “As encomendas eram feitas à/a Alice.”
- Com a preposição “até”:
Quando se deve usar crase?
A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.
Quando usar crase exemplos?
- Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
- Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.
- Portanto:
- Atenção! ...
- Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.
- Resolução.
Quais são os pronomes pessoais?
- 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);
- 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);
- 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
Quando o uso do artigo é facultativo?
a) É facultativo o emprego do artigo antes de nomes próprios personativos quando há ideia de familiaridade ou afetividade. Exs: O Pedro é meu primo mais velho / Cristina é amiga para todos os momentos. b) Recomenda-se o uso do artigo depois do numeral “ambos”. Ex: Ambos os colegas estão pleiteando a vaga de monitoria.
O que é um caso facultativo?
Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.
O que significa facultativo na escola?
Geralmente, são datas comemorativas ou importantes para a história, mas que não fazem parte do calendário de feriados oficiais. Por isso, são decretadas como ponto facultativo, o que significa que nesses dias pode-se optar por ter ou não expediente de trabalho.
Porque meu peso varia tanto durante o dia?
Qual a matéria-prima do pão e da bolacha?