Quanto a ou quanto à?

Perguntado por: Camila Anna Sousa Valente  |  Última atualização: 7. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Quanto à ou a?

A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.

Quanto a sua tem crase?

Quando o pronome possessivo é adjetivo e feminino (sua, minha, nossas, tua, etc.), o uso da crase é facultativo.

Quanto às outras tem crase?

A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”. Exemplo: “As colegas elogiavam-se umas às outras em público, mas pelas costas eram pura maledência”.

Que se refere à Tem crase?

Em referente a, sem crase, apenas está presente a preposição a, não havendo contração com qualquer artigo. É usada antes de substantivos femininos e masculinos no plural não determinados por artigos, bem como substantivos masculinos no singular não determinados por um artigo.

Quando usar “a”, “à” ou “há”? - Com Prof. Noslen

20 questões relacionadas encontradas

Quem se refere a?

O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

Quando usar crase regras?

A crase deve ser usada nos seguintes casos:
  1. Antes de palavras femininas. Exemplo: Vou à padaria (a + a). ...
  2. Na indicação de horas. Exemplo: A aula começa às 8h. ...
  3. Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas. Exemplos: ...
  4. Com os pronomes aquele, aquela, aquilo, quando eles fazem contração com a preposição “a”

Tem crase antes de outros?

Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.

Tem crase antes do pronome outras?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Tem crase antes de numeral?

Entre numerais ocorre o acento indicativo de crase se, anteriormente ao primeiro numeral, houver o artigo a(s), que poderá estar contraído com alguma preposição: de + a(s) = da(s); em + a(s) = na(s).

Tem crase antes de seu sua?

06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.

Quanto a minha ou quanto a minha?

É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos. Minha irmã está esperando por você. // A minha irmã está esperando por você.

Quanto a isso ou quanto a isto?

Geralmente, isso emprega-se, quando este pronome se refere a um ser que está perto da pessoa, para quem se fala; e emprega-se isto, quando este pronome se refere a um ser que se encontra perto de quem fala: ... O pronome isso refere-se ainda ao seguinte: 1. – Refere-se a alguma coisa já mencionada: Olha, isso não sabia eu.

Quanto à solicitação tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Quanto à execução tem crase?

4) Feito esse raciocínio simples, então se aplica a seguinte regra geral de crase: se, com a substituição, aparece ao ou aos no masculino, então há crase no feminino. 5) E, assim, se conclui, para o caso da consulta, que o correto é embargos à execução, e não embargos a execução.

Onde usar a?

Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas.
...
À utiliza-se apenas isoladamente, no singular (à) ou no plural (às), e nas seguintes palavras:
  • àquele;
  • àqueles;
  • àquela;
  • àquelas;
  • àquilo;
  • àqueloutro;
  • àqueloutros;
  • àqueloutra;

Quais pronomes não aceita crase?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Tem crase antes de pronome relativo?

Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)! Exemplo: Este é o filme a que me referi ontem. ... O mesmo acontece com os pronomes: quem, cujo(s), cuja(s).

Tem crase antes de pronomes demonstrativos?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

Tem crase antes de quem?

A crase não deve ser empregada junto aos pronomes relativos QUE, QUEM e CUJO(A).

Quando usar crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

O que se refere a palavra a?

No que diz respeito a: 1 no que diz respeito a, no que respeita a, no que concerne a, quanto a, relativamente a, em relação a, com relação a, em referência a, com respeito a, a respeito do, no que toca a, no que está relacionado com, no tocante a, no que tange a, sobre, acerca, no que corresponde a.

O que se refere a quê?

Expressão que estabelece relação com algo que já foi dito e que será explicado com maiores detalhes, assim como "ao que se refere", "no que diz respeito". Exemplo de uso da palavra No que concerne: As boçlsas de estudo vão aumentar.

Como usar a quem?

Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.

Como usar a expressão isto é?

expressão Ou seja; quer dizer que; expressão usada para explicar alguma coisa já mencionada anteriormente: ele não disse a verdade, isto é, mentiu. Etimologia (origem de isto é). Pronome isto + conj.

Artigo anterior
O que e soldadura?
Artigo seguinte
O que é a escrita hieroglífica?