Quanto à organização da educação nacional de acordo com a LDB 9.394 96 ela estrutura em dois níveis quais sejam?
Perguntado por: Luísa Teixeira de Tavares | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (69 avaliações)
Pergunta 7 0,5 em 0,5 pontos Correta Quanto à organização da educação nacional, de acordo com a LDB 9.394/96, ela estrutura em dois níveis, quais sejam: Resposta Selecionada: Corretac. Educação Básica e Educação Superior.
Quanto à organização do ensino em ciclos a Lei de Diretrizes e Bases 9.394 de 20 de dezembro de 1996 ressalta que a?
Quanto à organização do ensino em ciclos, a Lei de Diretrizes e Bases 9.394, de 20 de dezembro de 1996, ressalta que: Resposta Selecionada:, d. Provoca uma ressignificação do processo avaliativo, tornando-a uma prática que contribui para a apropriação e construção do conhecimento pelo aluno.
Quanto à organização da educação nacional?
Os órgãos responsáveis pela educação, em nível federal, são o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE). Em nível estadual, temos a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Delegacia Regional de Educação (DRE) ou Subsecretaria de Educação.
O que diz a Lei 9.394 96?
L9394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Qual a estrutura da educação nacional?
A atual estrutura do sistema educacional regular compreende a educação básica – formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – e a educação superior. ... Além disso, cabe ao governo federal organizar o sistema de educação superior.
LDB ATUALIZADA E COMENTADA - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/96
O que é estrutura e funcionamento da educação?
A estrutura e o funcionamento da educação básica apoiam- se numa estrutura definida pela legislação. De início, portanto, é necessário obter um conhecimento sobre noções básicas de legislação para entender esse funcionamento. A estrutura e o funcionamento da educação básica são definidos legalmente.
O que é organização da educação nacional?
Organização da Educação Nacional: determina quais são as responsabilidades e obrigações de cada esfera administrativa (União, Estado, Distrito Federal e Município), das instituições de ensino e dos professores e a composição dos diferentes sistemas de ensino (federal, estadual – inclui o Distrito Federal – e municipal ...
O que diz a lei Darcy Ribeiro?
No Brasil a lei que determina as normas e regulariza a situação do ensino é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei Nº 9394/96), que mais tarde levaria o nome de “Lei Darcy Ribeiro”, em póstuma homenagem ao seu criador.
O que diz a LDB 9.394 96 sobre o profissional da educação o professor?
A LDB determina que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores doe ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. (Art. 59, III).
Qual a finalidade da LDB lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 em seu art 80?
Regulamenta o artigo 80 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispondo sobre o credenciamento de instituições para oferta de cursos ou programas, na modalidade a distância, para educação básica de jovens e adultos, educação profissional de nível médio e educação superior, e dá outras providências.
Quanto à organização do ensino em ciclos?
Pergunta 8 0,5 em 0,5 pontos Quanto à organização do ensino em ciclos, a Lei de Diretrizes e Bases 9.394 de 20 de dezembro de 1996 ressalta que: Resposta Selecionada: d. provoca uma re-significação do processo avaliativo, tornando-a uma prática que contribui para a apropriação e construção do conhecimento pelo aluno.
Como está a regulamentação da educação no Brasil na atualidade?
A regulamentação da educação brasileira na atualidade é regida pela Lei de número 9.934 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esta Lei determina a educação no país e como ela deverá ser organizada e estruturada, por meio de órgãos responsáveis.
Quais são as formas de organização da educação básica?
23 A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alter- nância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, em que o interesse do processo de aprendizagem as- sim o recomendar.
O que é o sistema de ciclos na educação?
Organização por ciclos
O Ciclo I da Educação Fundamental equivale aos cinco primeiros anos de estudo (do 1º ao 5º ano). O segundo ciclo (ciclo II) é aquele que acontece do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O terceiro e último ciclo da educação básica é o ensino médio, que congrega o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.
Quais os princípios e fins da educação nacional não estão incluídos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996?
Questão 6 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão Texto da questão Assinale entre as alternativas quais os princípios e fins da educação nacional não estão incluídos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996: consideração com a diversidade étnico-racial. valorização da experiência extraescolar.
Quais os princípios garantidos na lei Nº 9394 96 para a formação do professor?
A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Quais as atribuições do professor segundo a LDB?
a) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; b) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; c) Zelar pela aprendizagem dos alunos; d) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; e) Ministrar os dias ...
Como deve ser a função do professor de acordo com a Ldben 9394 96?
O papel do docente é o de levar o aluno ao desenvolvimento das habilidades e competências requeridas pelo projeto pedagógico ou plano de desenvolvimento da escola.
O que é a Lei Darcy Ribeiro como ela surgiu?
Esta lei foi aprovada em dezembro de 1996 com o número 9394/96, foi criada para garantir o direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública.
Qual a Lei mais importante da LDB?
A Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é considerada a lei mais importante no que se refere a educação. Conhecida também por Lei Darcy Ribeiro, é composta por 92 artigos que abordam temas variados sobre a educação do nosso País.
Quais os pontos negativos da LDB?
Assim sendo abordamos alguns aspectos negativos, a saber: visão tradicionalista, dificuldade de o professor acessar programas de aperfeiçoamento profissional e a omissão da legislação sobre a informática educativa.
Quando a estrutura e o funcionamento são bons Uma escola tem os elementos necessários para promover o sucesso de seus alunos?
Quando a estrutura e o funcionamento são bons, uma escola tem os elementos necessários para promover o sucesso de seus alunos. É possível encontrarmos escolas com boa estrutura e mau funcionamento. Também o inverso pode ser verdadeiro. Como “a educação é uma obra que não termina nunca” (LOURENÇO FILHO, 1940, p.
Como a questão da estrutura e funcionamento da educação infantil aparece na legislação?
Desde 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio. ... Dessa forma, a implantação de Centros de Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.
Qual a principal finalidade da educação básica?
A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.
Como está a educação no Brasil em 2021?
Sem recursos adicionais para educação, o Brasil ainda foi o país, entre os analisados, que ficou mais tempo sem aulas presenciais entre o ano passado e maio de 2021. Na média da OCDE, as escolas de educação infantil ficaram apenas 55 dias fechadas. As de anos iniciais do ensino fundamental, 78, e as de anos finais, 92.
Qual avião de passageiro mais rápido do mundo?
O que é Atendimento Domiciliar ao Idoso?