O que é uma oração independente?

Perguntado por: Yasmin Violeta Lopes de Matos  |  Última atualização: 4. September 2024
Pontuação: 4.7/5 (26 avaliações)

A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que não tem sentido sem o complemento.

O que é oração independente exemplos?

As orações coordenadas assindéticas são orações independentes entre si e que, apesar de estarem justapostas (ou seja, uma ao lado da outra), não são ligadas entre si por nenhum conectivo, isto é, nenhuma conjunção. “Estivemos lá, foi muito legal!” “Eu sempre quis conhecê-la, ela é a minha heroína!”

Como saber se a oração é dependente ou independente?

As orações subordinadas são as orações que dependem de outras orações no período e que não têm sentido completo se aparecerem isoladas. As orações subordinadas não possuem sentido completo sozinhas. As orações subordinadas dependem de outras orações para terem sentido completo no período.

O que são orações independentes entre si?

As orações são classificadas como coordenadas quando são independentes entre si, ou seja, quando não precisam de outra oração para serem completamente compreensíveis. Mesmo que apareçam junto de outra oração, podem ser entendidas sem ela. Veja: Comi o almoço e descansei depois.

Quais são os tipos de oração?

Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples. Quando coordenada ou subordinada, trata-se de período composto, isto é, há uma oração e, por isso, mais de um verbo ou locução verbal na estrutura sintática.

O QUE são ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS? #TôCarecaDeSaber | Professor Noslen

44 questões relacionadas encontradas

Que classificação às orações recebem por serem sintaticamente independentes?

As orações coordenadas são aquelas sintaticamente independentes.

Quais são as 9 conjunções?

As conjunções subordinativas adverbiais têm nove subclassificações: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais. As locuções conjuntivas ocorrem quando duas ou mais palavras juntas exercem função de conjunção.

Quais são os cinco tipos de oração?

5 tipos de oração que vão mudar a sua vida
  • Bênção e adoração. ...
  • Oração de petição. ...
  • Oração de intercessão. ...
  • Oração de ação de graças. ...
  • Oração de louvor.

Quais são os três tipos de orações subordinadas?

Podem ser classificadas como substantivas, adjetivas ou adverbiais. Orações subordinadas são orações que dependem de uma oração principal. Isso porque a oração subordinada exerce uma função sintática e, assim, complementa o sentido da principal. Elas podem ser substantivas, adjetivas ou adverbiais.

Quais são os 5 tipos de orações coordenadas sindéticas?

Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.

Qual é a diferença entre coordenação e subordinação?

São chamados períodos compostos por coordenação aqueles em que as orações estão articuladas, mas não há dependência entre elas. O período composto por subordinação, por sua vez, possui orações articuladas, mas com uma relação de dependência.

Qual é a diferença entre Assindeticas e Sindetica?

Resposta verificada por especialistas. A diferença é a presença ou ausência de síndeto (conjunção). Orações coordenadas assindéticas NÃO apresentam síndeto (conjunção) para ligá-las. Geralmente, essa ligação é feita por sinais de pontuação, como vírgula ou ponto-e-vírgula.

Quando as orações são sintaticamente independentes?

As orações coordenadas são aquelas sintaticamente independentes. Isto é, cada oração do período pode ser compreendida independentemente das demais. Ainda assim, as orações coordenadas ligam-se por sentido, podendo ou não ser estabelecido por meio de conectivos - as conjunções.

Como separar as orações de uma frase?

A vírgula é usada para separar orações independentes quando estão conectadas por uma conjunção coordenativa (como "e", "ou", "mas", "porque", etc.). Por exemplo: "Eu gosto de estudar, e ela prefere ler."

Quais são as 7 orações?

Conheça as 7 orações mais poderosas:
  • Pai Nosso. Pai nosso que estais nos céus, ...
  • Ave-Maria. Ave-Maria, ...
  • Oração do Credo. Creio em um só Deus, ...
  • Glória ao Pai. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. ...
  • Salve Rainha. ...
  • Oração dos filhos. ...
  • Oração do Terço.

Quais são as orações básicas?

Orações Basicas
  • Credo.
  • Ave Maria.
  • Glória ao Pai.
  • Ó meu Jesus.
  • Angelus.
  • Invocação ao Espírito Santo.
  • Ladainha de Nossa Senhora.
  • Salve Rainha.

Como identificar o sujeito de uma oração?

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração.

O que é dependência e independência sintática?

(in)dependência sintática e semântica com relação aos processos canônicos de subordinação e coordenação. Comumente é afirmado que as orações coordenadas são independentes e as subordinadas são dependentes. Essa correlação, entretanto, tem recebido críticas ao longo do tempo, especialmente em trabalhos mais modernos.

Como saber se a oração é coordenada ou subordinada?

Orações Coordenadas são aquelas que são independentes uma da outra pois não exercem funções sintáticas entre elas. Orações subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre a oração principal, completando seu sentido e sendo dependentes dela.

O que é uma oração intercalada?

Oração intercalada, parentética ou explicativa é aquela que ocorre no meio de outra oração (ou proposição), ou no final do período. Ex.: Vocês, creio eu, não me estão a esconder nada, pois não? Meninos – pediu ela – vão lavar as mãos, que vamos jantar.

Artigo anterior
Qual é o tempo de vida útil de um capacitor eletrolítico?
Artigo seguinte
Qual a diferença de adução e abdução?