Qual a diferença entre oração subordinada substantiva objetiva direta e indireta?

Perguntado por: Rafaela Victória Tavares  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)

Foi decidido que não íamos mais ao passeio. A diferença, portanto, entre ambas as orações é que na oração subordinada substantiva objetiva direta o sujeito está claro, definido, enquanto na oração subordinada subjetiva ele não se encontra.

O que é oração subordinada substantiva objetiva direta?

Oração subordinada substantiva objetiva direta

É aquela que exerce a função de objeto direto da oração principal. Exemplos: Todos querem que você tenha sucesso profissional. Ele verificou se todos estavam presentes.

Qual a diferença entre a oração subordinada substantiva?

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem as funções específicas de um substantivo na relação de dependência com uma outra oração. Orações subordinadas são aquelas que possuem uma relação de dependência com uma outra oração, chamada de principal.

Como saber se a oração subordinada substantiva objetiva direta?

A oração faz a função de objeto direto, que complementa um verbo transitivo direto e não leva preposição. Se você consegue substituir por “isto” e manter a correção da frase, significa que você tem uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

Como classificar oração subordinada substantiva objetiva indireta?

As orações subordinadas substantivas objetivas indiretas possuem o valor de objeto indireto do verbo da oração principal, sendo iniciadas por preposição. Exemplo: O gerente precisa (de) que esteja tudo em ordem.

Oração Subordinada SUBSTANTIVA, Objetiva DIRETA e INDIRETA no ENEM 2020

15 questões relacionadas encontradas

Quais são as classificações das orações subordinadas?

Logo, as orações subordinadas têm valor de substantivos, adjetivos e advérbios. E, justamente por isso são classificadas como orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.

Como classificar as orações subordinadas?

São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva.

O que é oração subordinada substantiva subjetiva?

As orações subordinadas substantivas subjetivas são aqueles que exercem a função de sujeito de uma outra oração. Nesse contexto, o verbo aparece sempre na 3ª pessoa do singular em uma das quatro situações abaixo: 1) Verbos como convém, parece, urge, consta, ocorre, acontece, entre outros: Convém que eles cheguem cedo.

Como saber qual é a oração principal?

A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).

Qual a diferença entre oração subordinada substantiva subjetiva e Predicativa?

A oração subordinada substantiva subjetiva exerce a função de sujeito da oração principal e a predicativa exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal.

O que são as orações subordinadas adjetivas?

As orações subordinadas adjetivas são aquelas que desempenham a função de adjunto adnominal em relação à oração principal. trata-se de uma oração introduzida por um pronome relativo, a qual exerce função adjetiva.

O que é oração subordinada exemplos?

Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.

O que é aposto exemplo?

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

Quais são os tipos de oração?

Dito isso, as orações desenvolvidas podem desempenhar o papel de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto, sendo classificadas em seis tipos: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta, apositiva.

Como identificar a oração principal da subordinada adverbial?

Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.

Como separar a oração subordinada da oração principal?

A vírgula entre orações subordinadas e a principal:
  1. * Orações subordinadas substantivas:
  2. Não se recomenda o uso da vírgula entre as orações subordinadas substantivas e a oração principal. ...
  3. O uso da vírgula somente se aplica às orações subordinadas substantivas apositivas, podendo também ser demarcadas pelos dois-pontos.

Quando a oração é subordinada e principal ao mesmo tempo?

O período composto por subordinação é formado pela oração principal e pela oração subordinada. A oração subordinada tem uma função sintática em relação à oração principal e, justamente por esse motivo, é chamada de subordinada. Exemplos: Quero/ que ele volte!

Qual o período em que há oração subordinada substantiva subjetiva?

1 – Oração subordinada substantiva subjetiva

Oração subordinada substantiva subjetiva possui a função de sujeito da oração principal, como por exemplo: É necessário que eles limpem o chão. É: verbo de ligação. É necessário: oração principal.

Em qual alternativa a oração destacada é uma oração subordinada substantiva subjetiva?

Alternativa d: substantiva subjetiva, partícula apassivadora. A oração destacada é classificada como subordinada substantiva subjetiva, porque ela exerce o papel de sujeito da oração principal "Pode-se dizer".

O que é vocativo 5 Exemplos?

É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético. Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso. Veja os exemplos: Não fale tão alto, Rita!

O que é oposto em uma frase?

Oposto é um adjetivo e substantivo masculino. ... Por exemplo: “O oposto de sóbrio é ébrio.” Nessa mesma ideia, vê-se que oposto pode ser o que difere de uma outra coisa, que não é igual. Por exemplo, na frase: “Sempre fomos opostos, meu pai e eu.”

Qual é a função de um aposto?

Função sintática da gramática tradicional que se junta a um substantivo ou a um pronome com função de explicação, descrição ou acrescentamento de informação. O aposto sucede ao substantivo e é normalmente separado por pausa na oralidade e assinalado por vírgulas na escrita.

O que são orações subordinadas adjetivas e adverbiais?

Orações Adjetivas e Adverbiais. São orações introduzidas por pronomes relativos, referindo-se a um nome (termo antecedente) da oração. Morfologicamente, têm valor de adjetivo, por isso funcionam como adjunto adnominal.

O que é oração adjetiva explicativa?

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido.

Artigo anterior
O que são travas mentais?
Artigo seguinte
Quais são os 6 seis benefícios da ABP?