Quanto à exclusão da responsabilização civil Pode-se afirmar?

Perguntado por: Samuel Sebastião Ribeiro de Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (49 avaliações)

A lei prevê, no entanto, as excludentes da responsabilidade civil, que afastam a responsabilidade do agente porque: (A) descaracterizam a culpa. (B) rompem o nexo de causalidade. (C) excluem a autoria.

Quais são as excludentes de responsabilidade civil?

Sua excludentes são: culpa exclusiva da vítima; culpa exclusiva de terceiro; e caso fortuito e a força maior.

Quanto à responsabilidade civil é correto afirmar que?

Sobre a responsabilidade civil, é correto afirmar: a) aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, ainda se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.

Quais as causas excludentes de responsabilidade civil exclui a ilicitude?

Cabe destacar quais são as causas que excluem a responsabilidade civil, são elas:
  • Estado de necessidade;
  • Legitima defesa;
  • Exercício regular do direito;
  • Estrito cumprimento do dever legal;
  • Culpa exclusiva da vitima;
  • Fato de terceiro;
  • Caso fortuito e força maior;

Qual a função das excludentes de responsabilidade civil?

As Excludentes da responsabilidade civil, como explica o renomado jurista Pablo Stolze, tem como função fulminar o nexo de causalidade, extinguindo a conduta em relação ao dano, descaracterizando a responsabilidade civil do agente quer agindo comissiva ou omissivamente, seja uma responsabilidade pautada em culpa ou em ...

Excludentes da responsabilidade civil

30 questões relacionadas encontradas

São excludentes da responsabilidade civil CDC?

14, § 3º, do CDC, cuida das excludentes de responsabilidade (na verdade, tecnicamente, regula as excludentes do nexo de causalidade). São elas: a) demonstração de inexistência do defeito (inciso I); e b) prova da culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro (inciso II).

Qual é o objetivo da responsabilidade civil?

O objetivo da Responsabilidade civil é reparar o dano causado que tenha levado a diminuição do bem jurídico da vítima, sendo que sem dano não há reparação, só podendo existir a obrigação de indenização quando existir dano, que pode ser de ordem material ou imaterial.

Quais são as causas excludentes de ilicitude?

Causas de exclusão da ilicitude
  • Estado de necessidade.
  • Legítima defesa.
  • Estrito cumprimento de dever legal.
  • Exercício regular de direito.
  • Excesso.

O que exclui a ilicitude?

Embora haja outra parte que defender que existem causas supra legais que também são capazes de excluir a ilicitude da conduta. São quatro as causas legais, quais sejam: a) legítima defesa; b) estado de necessidade; c) estrito cumprimento do dever legal e d) o exercício regular de direito.

Quais são as excludente de ilicitude?

O Código Penal Brasileiro, em seu artigo 23, enumera que são causas excludentes de ilicitude: Estado de necessidade. Legítima defesa. Estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

Quanto à responsabilidade civil Assinale a alternativa correta?

Em relação à responsabilidade civil, assinale a alternativa correta. A responsabilidade civil objetiva indireta é aquela decorrente de ato praticado por animais. O Código Civil prevê expressamente como excludente do dever de indenizar os danos causados por animais, a culpa exclusiva da vítima e a força maior.

Quanto à responsabilidade civil no direito brasileiro?

A responsabilidade civil é um dever jurídico sucessivo que surge para recompor o dano decorrente da violação de um dever jurídico, no qual esses direitos violados ferem o princípio da dignidade da pessoa humana. ...

Quanto à responsabilidade civil é correto afirmar que a responsabilidade do incapaz é subsidiária?

tanto o absoluta como o relativamente incapaz serão responsabilizados, subsidiariamente em relação a seus responsáveis legais mas sem limitação quanto ao montante indenizatório devido.

O que diz o artigo 927 do Código Civil?

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Quais são os tipos de responsabilidade civil?

Com isso, verificou-se que a responsabilidade civil tem várias formas e espécies, tais como: subjetiva, objetiva, pré-contratual, contratual, pós-contratual e extracontratual. A responsabilidade subjetiva resulta de uma culpa, isto é, de uma ação intencional que prejudicou alguém.

Em que hipóteses se isenta a responsabilidade indenizatória?

Nos casos em que o dano ocorrer por força de eventos inevitáveis, como por exemplo, inundações, guerras ou raios, ficará excluída a responsabilidade do agente causador do dano, pois rompem com o nexo de causalidade entre o dano e a conduta do agente. Assim preceitua o Código Civil: Art. 393.

O que é uma ilicitude?

É a conduta que gera um resultado com ajuste a um tipo penal (fato típico). Em seguida, é imprescindível que a violação seja típica, ou seja, não permitida pelo nosso ordenamento jurídico.

São causas excludentes de ilicitude a prescrição e o estado de necessidade?

São causas excludentes de ilicitude a legítima defesa, o estado de necessidade e a inimputabilidade por doença mental. D A embriaguez fortuita completa não exclui a culpabilidade do agente. A conduta motivada pela emoção ou pela paixão interfere na imputabilidade penal.

São causas excludentes de ilicitude o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular do direito?

O erro de proibição é causa excludente de ilicitude. Há excludente de ilicitude em casos de estado de necessidade, legítima defesa, em estrito cumprimento do dever legal ou no exercício regular do direito.

São causas excludentes de ilicitude o estado de necessidade a legítima defesa é o estrito cumprimento do dever legal?

  • São causas excludentes de ilicitude o estado de necessidade, a legítima defesa e o estrito cumprimento do dever legal e erro do tipo;
  • A legítima defesa sucessiva é admissível como causa excludente de ilicitude da conduta.

Porque a responsabilidade civil do Estado e objetiva?

A responsabilidade do Poder Público não existirá ou será atenuada quanto a conduta da Administração Pública não der causa ao prejuízo ou concorrem outras circunstâncias que possam afastar ou mitigar sua responsabilidade.

São elementos da responsabilidade civil objetiva?

Responsabilidade Civil Objetiva – Teoria do risco

Em regra geral a responsabilidade é subjetiva, devendo assim estar presente os quatro elementos citados, sendo eles: a Conduta; o Dano; a Culpa e o Nexo Causal.

Qual a regra da responsabilidade civil?

Destarte, como já exposto, o vigente Código Civil brasileiro adotou como regra geral a responsabilidade civil subjetiva (art. 186),3 segundo a qual, baseada na teoria clássica, o ofensor tem o dever de reparar ou de restituir o mal causado desde que comprovado o dano, o nexo causal e a sua culpa.

São excludentes de responsabilidade pelo fato de consumo?

II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro. O caso fortuito também será excludente de responsabilidade quando ocorrer durante ou após a prestação de serviço, também se diferenciando em fortuito interno e fortuito externo, sendo que apenas o último excluirá a responsabilidade do prestador de serviços.

São excludentes da responsabilidade civil Escolha uma opção?

São excludentes da responsabilidade civil do Estado a culpa exclusiva da vítima ou de terceiro, caso fortuito ou força maior. A ação de responsabilidade civil objetiva por ato cometido por servidor público pode ser legitimamente proposta contra o Estado ou contra este e o respectivo servidor, em litisconsórcio passivo.

Artigo anterior
Para que serve cetoprofeno como tomar?
Artigo seguinte
Quando Damon e Elena tomam a cura?