Quanto à classificação dos tributos O imposto de renda por declaração é considerado um tributo?

Perguntado por: Artur Pedro de Barbosa  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)

Q3 – PETROBRAS, 2008 Quanto à classificação dos tributos, o imposto de renda por declaração é considerado um tributo (A)real, porque não leva em consideração as condições do contribuinte, tratando igualmente a todas as pessoas.

Como podem ser classificados os impostos?

Os impostos diretos são aqueles que o ônus não repercute em terceiros, quem paga é o contribuinte de direito (aquele que pratica o fato gerador). Exemplos: IR, IPTU, IPVA etc. Por outro lado, os indiretos: o ônus repercute em terceiros, quem paga é o contribuinte de fato (o consumidor final). Exemplos: ICMS e IPI.

Quanto à classificação dos impostos o IR é um imposto real e indireto?

Tributo direto: é um imposto que incide diretamente sobre a renda de uma pessoa física ou jurídica, como o Imposto de Renda (IRPF ou IRPJ) Tributo indireto: é um imposto que incide sobre o consumo de uma pessoa física e jurídica, e não sobre sua renda.

O que define a natureza jurídica de um tributo?

A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la: I – a denominação e demais características formais adotadas pela lei; II – a destinação legal do produto da sua arrecadação.

São considerados diretos os impostos?

Já os tributos diretos são aqueles que incidem diretamente sobre a renda da pessoa. Esse imposto segue o princípio da proporcionalidade: quanto maior a renda, maior será o valor do imposto. Um bom exemplo é o IR (Imposto de Renda).

Conceitos Iniciais - Aula 03 (Classificação dos Tributos - Parte I)

37 questões relacionadas encontradas

O que é tributação direta?

Tributação Direta: de forma resumida, tributação direta é quando a taxação é aplicada diretamente sobre algum bem, como renda, patrimônio ou consumo. Os exemplos são: Imposto de Renda, IPTU e IPVA. Tributação Indireta: acontece quando o imposto é embutido no valor final de um produto, que é repassado ao consumidor.

Qual a diferença de imposto direto e indireto?

Mas o que é um imposto indireto? É o imposto que incide sobre o produto e não sobre a renda. ... O imposto de renda, por exemplo, é um posto direto porque ele incide diretamente sobre a renda da pessoa: quanto maior a renda, maior o tributo, isto é, a relação entre a quantidade de tributo paga e a renda é direta.

Porque o fato gerador define a natureza do tributo?

"A natureza juridica especifica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la: I- a denominação e demais caracteristicas formais adotadas pela lei; II- a destinação legal do produto da sua arrecadação.

Qual a natureza jurídica do Código Tributário Nacional?

CTN - CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL. O CTN - Código Tributário Nacional - é a Lei norteadora, no Brasil, da aplicabilidade dos tributos, extensão, alcance, limites, direitos e deveres dos contribuintes, atuação dos agentes fiscalizadores e demais normas tributárias.

Qual é a natureza jurídica do fato gerador?

Fato gerador é o evento previsto na lei instituidora do tributo que, uma vez ocorrendo no caso em concreto, gera para o contribuinte o dever de pagar.

É imposto que tem a classificação de imposto sobre produção e circulação?

Para tanto abordaremos a temática a partir de uma pesquisa Doutrinaria, Jurisprudencial e legislativa. Sumario: 1. Conceito de imposto; 2. ... Classificação dos Impostos; 4.

Quais os tipos de impostos do Direito Tributário?

Impostos sobre o patrimônio e a renda: IR, ITR, IPVA, IPTU, ITBI, ITCMD; Impostos sobre a produção e a circulação: ICMS, IPI, IOF e ISSQN; Impostos especiais: IEG.

São exemplos de impostos cujo fato gerador Classifica-se como persistente?

Por fim, temos o fato gerador persistente, que significa dizer um fato constante, que não tem prazo certo para sua conclusão, como é o exemplo do fato gerador do imposto sobre a propriedade territorial rural, o ITR.

Como são classificados os impostos e cite dois exemplos?

São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD. Impostos Municipais: São responsáveis por cerca de 5,5% das arrecadações do país. São eles: IPTU, ISS, ITBI.

Quais são as formas de constituição dos impostos municipais?

Aos municípios, no que diz a Constituição Federal (CF) de 1988 em seu Art. 156, é competido instituir e cobrar três tipos de impostos: Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Quais são os elementos do imposto?

O imposto pode ser definido como uma "prestação pecuniária, unilateral, definitiva e coactiva" [1]. Não nos vamos debruçar sobre a discussão e explanação detalhada de cada um dos elementos que compõem esta definição que, de um modo geral, é partilhada pela doutrina jurídico fiscal [2].

O que é o Código Tributário Nacional e o que ele representa?

O Código Tributário Nacional (CTN) é uma lei infraconstitucional brasileira, promulgada sob nº 5.172, em 25 de outubro de 1966, que dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.

Qual é a função do Código Tributário Nacional?

O Código Tributário Nacional ou CTN (Lei nº 5.172/66) é a lei que reúne e sistematiza a legislação tributária do país e é importante não só para advogados, mas qualquer profissional que atue direta ou indiretamente com tributos.

O que é o Código Tributário Nacional quando foi criado?

O Código Tributário Nacional surgiu com a Lei nº 5.172 de 25 de outubro de 1966 como decorrência da reforma iniciada pela Emenda Constitucional nº 18 de 1º de dezembro de 1965, que instituiu o Sistema Tributário Nacional. ... O Brasil passou a ter um sistema tributário nacional.

O que é o fato gerador do tributo?

Pode-se considerar que o fato gerador é aquela situação definida pelo legislador, ao qual praticada por determinada pessoa, impõem a ela a “obrigação” de “doar” ao Estado parcela do seu patrimônio.

Como ocorre o fato gerador?

Fato gerador é uma situação prevista em lei que, ao ocorrer na prática, dá origem a uma obrigação tributária. Todos os impostos que pessoas e empresas pagam têm um fato gerador que deu origem a esse imposto. Isso significa que o imposto não pode ser cobrado se o fato gerador não tiver acontecido.

O que vem a ser o fato gerador da obrigação acessória?

"Art. 115. Fato gerador da obrigação acessória é qualquer situação que, na forma da legislação aplicável, impõe a prática ou a abstenção de ato que não configure obrigação principal". ... Nasce da lei e só dela"(1) .

Quais são os impostos diretos no Brasil?

Tributos diretos
  • IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) ...
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ...
  • IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) ...
  • ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ...
  • IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) ...
  • ISS (Imposto Sobre Serviços)

O que é uma alíquota?

A alíquota é um percentual usado para calcular o valor final de um imposto que deve ser pago por uma pessoa física ou jurídica. Entretanto, esse valor nem sempre é fixo, ou seja, não existe uma alíquota única para todos. Quando uma alíquota é aplicada diretamente sobre sua renda, por exemplo, a porcentagem é variável.

São exemplos de impostos de incidência direta?

Tributação direta é a taxação aplicada diretamente sobre a renda, patrimônio ou consumo. Como exemplos: o Imposto de Renda, a contribuição previdenciária sobre o salário, o IPTU, o IPVA.

Artigo anterior
O que é muri mura e muda?
Artigo seguinte
O que diz o artigo 482 letra I da CLT?