Quanto à classificação do condomínio está pode Dar-se de forma convencional eventual ou legal?

Perguntado por: Fábio Borges  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)

Classificação do Condomínio em geral no direito condominial
Convencional: Decorre da vontade das partes, em razão de um negócio jurídico. Ex: contrato de compra e venda de um imóvel por duas ou mais pessoas; Eventual: Advém da vontade de um terceiro. Ex: testamento, doação.

O que é um condomínio convencional e um condomínio eventual?

a) Condomínio voluntário ou convencional – decorre do acordo de vontade dos condôminos, nasce de um negócio jurídico bilateral ou plurilateral, como exercício da autonomia privada. ... b) Condomínio incidente ou eventual – origina-se de motivos estranhos à vontade dos condôminos.

Como se classificam os condomínios?

Os condomínios são divididos em residenciais e comerciais, de acordo com a natureza da utilização, e em verticais e horizontais, conforme o modelo de construção.

Qual a diferença entre os condomínios convencionais eventuais e necessários?

b) Condomínio incidente ou eventual – origina-se de motivos estranhos à vontade dos condôminos. Ex.: Duas pessoas recebem determinado bem como herança. c) Condomínio necessário ou forçado – decorre de determinação de lei, como consequência inevitável do estado de indivisão da coisa.

Quais as principais diferenças entre o condomínio convencional e o edilício?

Portanto, condomínio geral aplica-se a qualquer coisa, seja ela móvel ou imóvel, que possua mais de um dono, e condomínio edilício, por sua vez, são apenas os edifícios (residenciais ou comerciais) nos quais se identifique partes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum.

✅ CONVENÇÃO CONDOMINIAL: O QUE É E O QUE PRECISA CONSTAR NESSE DOCUMENTO?| CONDOMÍNIO 360 ?

33 questões relacionadas encontradas

Quais as diferenças entre condomínio geral e condomínio edilício?

Portanto, condomínio geral aplica-se a qualquer coisa (móvel ou imóvel) que possua mais de um dono e condomínio edilício apenas aos edifícios (residenciais ou comerciais) nos quais se identifique partes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum.

Qual a diferença entre os três tipos de condomínios?

Tipos tradicionais de condomínio

A diferença entre eles é que, no condomínio edilício, há o exercício simultâneo do direito de propriedade das áreas comuns, mas há áreas de propriedade exclusiva de cada um dos condôminos. Já no caso do condomínio comum, inexiste essa exclusividade.

O que são condomínios necessários?

1.2) CONDOMÍNIO NECESSÁRIO (FORÇADO OU LEGAL)

Trata-se de uma modalidade forçada ou compulsória de compartilhamento da propriedade, que tem por objeto a meação de paredes, cercas, muros e valas, aos quais se aplicam as normas dos arts. 1.297 e 1.298 e 1.304 a 1.307, todos do Código Civil.

Qual a diferença existente entre condomínio necessário voluntário e edilício?

O condomínio voluntário é estabelecido por uma união de vontades, ou seja, decorre de um acordo entre condôminos. Um grupo de amigos pode, por exemplo, comprar um imóvel para investir. O condomínio necessário é aquele obrigatório em situações específicas e decorre de determinação de lei. É uma consequência inevitável.

Quais são as espécies de condomínio?

A maioria das propriedades registradas nos cartórios de Registro de Imóveis brasileiros pode ser enquadrada como condomínio civil. Ele é subdivido em duas espécies: o comum, que, por sua vez, é dividido em voluntário e necessário; e o especial ou edilício.

O que determina se o condomínio e diviso ou indiviso e a posse?

Chamamos condomínio pro-diviso quando os condôminos exercem posse individual de cada uma de suas áreas ideais, com exclusividade e delimitação pública, ao passo que no condomínio pro-indiviso pende de divisibilidade fática a coisa comum, não sendo possível dizer qual a direito de cada condômino dentro do todo maior.

Como é constituido um condomínio?

O condomínio é constituído na assembleia de instalação, na qual são eleitos o sindico, a administradora e a votação da convenção e regimento. O CNPJ só pode ser solicitado depois que se elege o sindico.

Qual a diferença entre condomínio vertical e condomínio horizontal?

Se a parede que separa as unidades for horizontal, então o condomínio é horizontal, porém se for para cima, então a edificação será vertical. O importante é o plano no qual a construção foi divida”, ressalta.

O que é condomínio urbano simples?

O condomínio urbano simples pode ser entendido como uma “laje em construção horizontal”, ou seja, é um acréscimo horizontal de casas ou cômodos no mesmo imóvel. Nesse caso, para fins de regularização fundiária, cada um dos condôminos terá sua escritura pública.

O que é um condomínio ordinário?

Tem-se por condomínio ordinário ou voluntário a espécie de propriedade, comum a dois ou mais titulares, em que se atribui a cada um deles uma fração ou cota ideal sobre o todo, a base do modelo é o respeito ao princípio da exclusividade (art. 1.231).

O que é necessário para constituir um condomínio edilício?

A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, dois terços das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção.

São direitos e deveres dos condôminos voluntários?

Direitos e deveres dos condôminos:
  • usar a coisa, conforme a sua destinação. Um condômino não pode alterar, de modo algum, a destinação da coisa, sem a anuência dos demais condôminos.
  • reivindicar a coisa de terceiros. ...
  • alienar a sua quota-parte. ...
  • gravar com ônus real a sua quota-parte. ...
  • conservação da coisa.

Qual a diferença entre residência e condomínio?

Ricardo Primeiro respondo a sua pergunta: Residencial Fechado é expressão popular ou de vendas que apenas anuncia que as residências compõe um todo que é fechado. Condomínio, por seu lado, quer dizer: "dois ou mais proprietários de uma fração ideal do todo".

O que é um condomínio horizontal?

Condomínios horizontais

Esse tipo de imóvel é caracterizado por grandes condomínios de casas, que são construídos horizontalmente em uma propriedade, ocupando vários metros quadrados. Uma outra classificação, é quanto a finalidade do condomínio. Diante disso podemos afirmar que há dois tipos: residenciais e comerciais.

O que significa condomínio pro indiviso?

Os problemas se intensificam quando estamos diante de um Condomínio Pro Indiviso, que significa que cada condômino possui uma parte/percentual ideal do todo, não existindo divisão de área privativa materialmente.

O que é um condomínio fechado?

Em que pese inexistir definição legal, condomínio fechado é o conjunto de moradias e arruamentos isolados, através de muros, dos demais loteamentos e bairros adjacentes, cujo acesso é controlado.

Qual a diferença entre condômino e co possuidor?

O condomino é o proprietário e possuidor é o que está morando no prédio normalmente por cessão de parentes, ou de amigos.

O que é condomínio em multipropriedade?

Multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada.

O que é verticais e horizontais?

Segundo a Direção (linhas)

A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.

O que é uma edificação horizontal?

SIGNIFICADO DE EDIFICAÇÃO HORIZONTAL

Edificação com no máximo dois pavimentos.

Artigo anterior
O que é vulcanização de pneus?
Artigo seguinte
Como avaliar por competências e habilidades?