Quantas vezes o funcionário pode ir ao médico?

Perguntado por: Nuno Bernardo Gomes de Batista  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)

A lei laboral não menciona qualquer limite para as faltas ao trabalho que um trabalhador pode dar para ir ao médico. Apenas refere limites relativamente às ausências ao trabalho para assistência à família, em caso de doença ou acidente.

Quantas vezes funcionário pode ir ao médico?

➡ Não há limite de atestados médicos apresentados mensalmente ou anualmente (exceto nas hipóteses legais elencadas abaixo), porém o período máximo custeado pela empresa é de até 15 dias, sendo que a partir do 16° dia o pagamento será realizado pela Previdência Social diretamente ao empregado.

Quanto tempo o funcionário tem para ir ao médico?

Como vimos mais acima, um empregado só pode se ausentar do trabalho por um período de 15 dias, ao ultrapassar esse limite o colaborador deve ser encaminhado a uma perícia médica, junto a Previdência Social , para avaliar um afastamento pelo inss conforme orientado no artigo 60 da Lei 8213/91.

É direito do trabalhador ir ao médico?

As pessoas têm, sim, o direito de ir a uma consulta médica durante o expediente de trabalho. ... Dessa forma, se você for um trabalhador celetista e precisar se ausentar do expediente para ir ao médico, saiba que esse é seu direito.

Quantos atestados médicos a empresa pode aceitar por mês?

Existe um limite de atestados por mês? A verdade é que não existe um número máximo. O que há é um limite de 15 dias consecutivos de faltas justificadas.

Dispensa por doença - Empresa pode demitir funcionário doente? | Fábio Ribeiro Advogados

39 questões relacionadas encontradas

Tem limite de atestado?

Não há um limite para atestados médicos durante o ano de trabalho. No entanto, existe um limite máximo de dias de afastamento que deverão ser pagos pela empresa — 15 dias pela mesma doença.

Tem limite de atestado de acompanhamento?

O que não existe limite é para atestado do próprio funcionário, ou seja, de sua própria inaptidão ao trabalho. A inexistência ou obrigatoriedade de aceitação não vale em caso de acompanhamento de filho, pai, mãe, avó, ou qualquer outro parente.

Como pedir ao chefe para ir ao médico?

Seja claro, direto e breve ao explicar sua necessidade em ficar em casa. Ao conhecer o seu chefe e ter uma ideia de como ele reage em relação à ausência ao trabalho por motivos de saúde, você terá uma melhor ideia de quantos detalhes você precisará fornecer a ele sobre sua doença, seus sintomas etc.

O que fazer quando se passa mal no trabalho?

Em caso de doença ou acidente de trabalho, o patrão deve prestar os primeiros socorros e encaminhar o empregado para assistência médica adequada, sem descontar nada do salário do funcionário.

Pode faltar ao trabalho para fazer exames?

O inciso XII recém adicionado à CLT prevê que o empregado pode faltar o trabalho por até 3 (três) dias a cada 12 meses para realizar exames preventivos de câncer sem ter qualquer prejuízo no salário. ... Deve haver um atestado médico específico, demonstrando que aquele exame destina-se a prevenção do câncer.

Quanto tempo antes da consulta posso sair do trabalho?

O tempo concedido ao servidor para consultas e exames durante sua jornada de trabalho, justificado com a apresentação da declaração ou atestado médico. Será de até uma hora antes e uma hora após do horário informado pelo médico, para efeito de locomoção.

O que a CLT fala sobre atestado médico?

Segundo a CLT, atestado médico é um documento que comprova a necessidade do trabalhador de se ausentar do trabalho, seja por motivo de doença, acidente ou ida ao médico. Com esse documento, a falta é abonada e o salário não deve ser descontado da folha de pagamento do funcionário.

O que diz a CLT sobre entrega de atestado médico?

A CLT não estabelece prazo para o empregado apresentar atestado médico para fins de justificar a sua ausência ao trabalho. Em face da omissão da lei, poderá o empregador, por meio de regulamento interno, fixar prazo um prazo para a entrega do atestado médico, se não houver norma coletiva dispondo sobre a questão.

Quantos atestados médicos da justa causa?

Como não há um limite de atestados médicos, pode-se afirmar que o excesso de atestados médicos apresentados por um único funcionário não caracteriza motivo para dispensa por justa causa.

Quantas vezes o funcionário pode levar o filho ao médico?

Quem tem filho com até 6 anos de idade agora terá o direito assegurado por Lei de faltar um dia por ano no trabalho para acompanhar a consulta médica sem prejuízo no salário.

Qual a nova lei para atestado médico?

Nova lei dispensa atestado médico de trabalhador com suspeita de Covid-19 por sete dias. A lei que dispõe sobre o repouso semanal remunerado teve uma alteração significativa publicada em 26/03/2021, por meio da Lei n° 14.128/21 referente ao estado de pandemia vivenciado globalmente.

O que fazer quando não se sente bem no trabalho?

Na maioria das vezes, os sinais de que você é infeliz no seu emprego estão relacionados apenas com o momento atual da carreira, como a falta de identificação com os colegas de equipe, com os valores da empresa, falta de reconhecimento pelo chefe, jornada de trabalho demasiadamente longa e também má remuneração.

Como dizer que não vai trabalhar?

Ouça atentamente quem está fazendo o pedido

Para saber como dizer não para as pessoas, o primeiro passo é ouvi-las, mas atentamente. Por isso, evite ficar imaginando desculpas para negar o pedido enquanto o interlocutor explica o que deseja de você.

Como pedir para se ausentar do trabalho?

Escreva um e-mail direto, amigável e profissional, explicando cuidadosamente o motivo de precisar de alguns dias. Não importa se vai solicitar férias ou quer apenas uma folga para cuidar de questões pessoais, você deve sempre escrever a mensagem com confiança, educação e consideração.

Quantos atestados de acompanhamento a empresa pode aceitar?

473. O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário: (...) X - até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; (Inclusão dada pela Lei 13.257/2016).

Quantos dias de atestado de acompanhamento de filho?

As crianças costumam ser mais suscetíveis a intempéries. Talvez, por isso, o artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garante que “o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica.”

Quantos dias de intervalo entre um atestado e outro?

Conforme os dispositivos legais supracitados, no caso de atestados intercalados ou sucessivos, deverá ser somados os períodos até completar os quinze dias, onde o segurado passará ter direito ao auxílio doença, a partir ao 16º dia do afastamento.

Pode dar atestado de 30 dias?

Pela lei, o INSS tem até 30 dias para apresentar sua decisão. Contudo, cabe ressaltar que na prática não é bem assim. Embora a resposta do pedido (desde sua apresentação) tenha prazo de 45 dias conforme lei, geralmente ela extrapola em muito esse tempo.

Quais as regras para atestado médico?

O atestado médico depende de alguns requisitos exigidos pela lei para ser válido. De modo obrigatório, o atestado médico deve conter: dados do paciente; carimbo do médico em papel timbrado informando nome completo e número do registro no CRM, assinatura e tempo sugerido para afastamento.

Artigo anterior
Onde o perito criminal trabalha?
Artigo seguinte
Qual o tipo de anestesia para cirurgia de ombro?