Quantas versões teve a BNCC?

Perguntado por: Jorge Joel de Pereira  |  Última atualização: 20. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

Em três anos, foram elaboradas três versões que passaram por consultas públicas. A última versão foi aprovada pelo CNE no dia 15 de dezembro, depois de passar por audiências públicas em todo país.

Quantas versões tem a BNCC?

O MEC tem o papel de coordenar a política nacional para a Educação Básica, na qual a BNCC desempenhará papel estratégico. Nas três versões do documento, coube ao MEC indicar parte dos especialistas responsáveis por redigi-lo.

Quando foi a última versão da BNCC?

Em 20 de dezembro de 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Acesse a PORTARIA: Acesse aqui. Em abril de 2017, o MEC entregou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Qual é a versão final da BNCC?

A versão final da BNCC buscou articular de forma mais orgânica os diferentes elementos que compõem a sua estrutura, empreendendo uma padronização nos critérios de organização de cada componente curricular.

Qual foi a última atualização da BNCC?

Depois de um longo processo de debates, seminários, consulta pública, leituras críticas e relatórios iniciado em 2013, o Ministério da Educação (MEC) apresentou na manhã desta quinta-feira (6/4) a terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

BNCC 2024: 10 Competências da BNCC - Base nacional Comum Curricular [aula 01]

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as mudanças mais relevantes que a BNCC promoveu?

Dentre elas, citamos a intensificação do novo olhar sobre a educação: o maior protagonismo do aluno, a maior inserção da tecnologia e as novas metodologias de avaliação.

Quais são os três princípios norteadores da BNCC?

Quais são os três princípios norteadores da BNCC? Os fundamentos pedagógicos da BNCC definem três grupos de competências gerais que devem estar no ambiente educacional: pessoais/sociais, cognitivas e comunicativas.

Qual o ano da BNCC 2017 ou 2018?

Foi aprovada pelo Conselho Nacional da Educação (CNE), em Dezembro de 2017, para as etapas da educação Infantil e do Ensino Fundamental (Resolução CNE/CP nº 2/2017), e, em Dezembro de 2018, para a etapa do Ensino Médio (Resolução CNE/CP nº 4/2018).

Em que ano BNCC foi criada?

E no dia 22 de dezembro de 2017 foi publicada a Resolução CNE/CP nº 2, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.

Como é dividida a BNCC?

A BNCC é organizada em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Cada área do conhecimento é composta por competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.

Como a BNCC se desenvolveu nos últimos anos?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser elaborada em 2015, a partir de uma análise aprofundada dos currículos brasileiros realizada por 116 especialistas indicados por secretarias de educação e universidades. Neste período, começou um longo processo de mobilização nacional em torno da elaboração da BNCC.

Em qual governo foi criada a BNCC?

O Plano Nacional de Educação, implantado no governo Dilma Rousseff, determinou a criação da BNCC pelo MEC. Base curricular e currículo são coisas diferentes. O documento apresentado traz objetivos para as etapas da educação infantil e do ensino fundamental e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos.

Qual foi a primeira BNCC?

A Portaria n. 592, de 17 de junho de 2015, Institui Comissão de Especialistas para a Elaboração de Proposta da Base Nacional Comum Curricular” (fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico) . Somente em 16 de dezembro de 2015 foi disponibilizada a 1ª versão da BNCC.

Quais as três versões da BNCC?

Vocês analisaram as três versões da BNCC (2015, 2016 e 2017). Como aparecem nestes documentos pontos relacionados à Educação Infantil como alfabetização, leitura e produção de textos?

Qual versão da BNCC foi homologada?

02 de abril de 2018 – o MEC entregou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a 3ª versão da BNCC do Ensino Médio. 14 de dezembro de 2018 – o novo ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou o documento da Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio.

Quais são os seis eixos da BNCC?

A partir dos eixos estruturantes da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras, a Base estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Quem é o responsável pela BNCC?

Prevista na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, a BNCC foi elaborada pelo MEC, em articulação e colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, e encaminhada ao CNE, que realizou cinco audiências públicas em ...

Qual é a lei que regulamenta a BNCC?

É aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que em seu Artigo 26, regulamenta uma base nacional comum para a Educação Básica.

O que era usado antes da BNCC?

Antes da BNCC havia documentos curriculares nacionais, mas com conteúdos mais genéricos e não obrigatórios de serem abordados pelos currículos estaduais, municipais e das escolas públicas.

Como citar a BNCC de 2017?

Citação direta

Ao citar diretamente a BNCC, seguir as normas da ABNT é uma prática apropriada. Assim, a citação correta com a indicação da página após o ano seria, de fato, “(Brasil, 2018, p. 35)”.

Qual a diferença entre a LDB e a BNCC?

Enquanto a LDB estabelece os princípios e as normas gerais da educação, a BNCC define os conteúdos e as competências que devem ser desenvolvidos pelos estudantes. Além disso, a BNCC é mais recente, tendo sido aprovada em 2017, enquanto a LDB foi promulgada em 1996.

O que diz a BNCC de 2018?

Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Quantos princípios tem a BNCC?

A BNCC estabelece 10 competências gerais que todos os estudantes têm o direito de desenvolver ao longo da Educação Básica. As 10 competências valem para todas as etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Quais são as 10 competências da BNCC?

Quais são as 10 competências gerais da BNCC
  1. Conhecimento. ...
  2. Pensamento científico, crítico e criativo. ...
  3. Senso estético e repertório cultural. ...
  4. Comunicação. ...
  5. Cultura digital. ...
  6. Autogestão. ...
  7. Argumentação. ...
  8. Autoconhecimento e autocuidado.

O que diz a BNCC resumo?

Afinal, o que é a BNCC? A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Artigo anterior
Como acabar com infecção de urina rápido?
Artigo seguinte
Como tirar progressiva do cabelo em um dia?