Quantas são as fases da dosimetria da pena?

Perguntado por: Núria Matos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (63 avaliações)

DAS FASES DA DOSIMETRIA DA PENA. 1 Fixação da pena-base: circunstâncias judiciais. 2 Análise das circunstâncias atenuantes e agravantes: 3 Análise das causas de diminuição ou de aumento da pena.

Quantas fases tem a dosimetria da pena?

A aplicação da pena segue um processo de três fases. Na primeira fase, ocorre a fixação da pena-base, na segunda, da pena provisória e na terceira, da pena definitiva.

Quais são as 8 circunstâncias?

59 do Código Penal brasileiro: 'culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos motivos, às circunstâncias e conseqüências do crime, bem como ao comportamento da vítima'.

Como é feita a dosimetria da pena?

De acordo com o nosso Código Penal, em seu artigo 68, a dosimetria será realizada por meio de um sistema trifásico, ou seja, dividida em três partes: Na 1ª fase, a fixação da pena-base (utilizando-se os critérios do artigo 59 do Código Penal);

Quais as fases na dosimetria de pena que o juiz não poderá ultrapassar os limites da pena cominada?

Há três fases da individualização da pena: cominação pela lei (previsão em abstrato; é a escala penal ou pena cominada); aplicação pelo juiz (na sentença penal condenatória) e execução pelo juiz (após o trânsito em julgado).

Resumo sobre dosimetria da pena - Simples e Objetivo

43 questões relacionadas encontradas

Em que fase da dosimetria da pena a confissão pode ser valorada?

Segunda fase:

Fixada a pena-base, superando a primeira fase da dosimetria, entramos na segunda fase, cujo objetivo é analisar as circunstâncias atenuantes e agravantes. As atenuantes estão descritas no artigo 65 do Código Penal, sendo mais comuns a menoridade penal (menor de 21 anos) e a confissão espontânea.

Em qual fase de aplicação da pena que a pena pode ficar abaixo do mínimo legal ou acima do máximo previsto no tipo penal?

Por fim, na terceira fase, o juiz considera as causas de aumento e de diminuição de pena. Aqui, ao contrário do que ocorre nas demais fases, a pena pode ser estabelecida abaixo do mínimo ou acima do máximo, conforme indiquem as circunstâncias.

Como diminuir 1-3 da pena?

Diminuição de pena

§ 4° Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.

Como se faz o cálculo da pena base?

Veja-se: PB = P1 + [{(P2 – P1) ÷ 8} x α], em que PB é a pena-base, P1 é a pena mínima prevista no preceito secundário do tipo, P2 é a pena máxima prevista no preceito secundário do tipo, o número 8 representa a quantidade de circunstâncias qualificadoras do art.

Como calcular a pena de um crime?

Ex.: Nessa mesma pena de 15 anos, o prazo necessário para progressão de regime prisional (não sendo autor de crime hediondo), será o cumprimento de 1/6 da pena, ou seja, (1/6 de 10 anos = 01 ano e 08 meses) + (1/6 de 05 anos = 10 meses) = totalizando 01 ano e 18 meses que convertida resultará em 02 anos e 06 meses.

O que são as circunstâncias do crime?

São elementos que não compõem o crime, mas que influenciam em sua gravidade, tais como o estado de ânimo do agente, o local da ação delituosa, o tempo de sua duração, as condições e o modo de agir, o objeto utilizado, a atitude assumida pelo autor no decorrer da realização do fato, o relacionamento existente entre ...

O que significa 59 no crime?

Valoração negativa. circunstâncias e consequências do delito. fundamentação idônea.

Como se classificam as circunstâncias?

No primeiro grupo, estão as circunstâncias subjetivas ou pessoais, compostas pela culpabilidade, antecedentes, conduta, personalidade e motivos. No segundo grupo, estão as circunstâncias objetivas ou reais, compostas pelas circunstâncias e consequências do fato e comportamento da vítima.

Quanto diminui a pena a confissão?

É aqui que a confissão se enquadra, pois ela é considerada uma atenuante pelo processo penal. Então se você cometeu o delito de furto, que tem pena de 01 a 04 anos de reclusão, e o juiz já lhe atribuiu a pena de 01 ano de detenção, não importa se você confessou o crime. Não há como abaixar ainda mais a pena.

Em qual fase do sistema trifásico é calculada a pena base?

A primeira fase, como dito, é o momento da fixação da pena base, em que o magistrado deve levar em consideração as circunstâncias judiciais contidas no artigo 59 do Código Penal: Art.

Quais são os agravantes de pena?

Circunstâncias agravantes

II - coage ou induz outrem à execução material do crime; III - instiga ou determina a cometer o crime alguém sujeito à sua autoridade ou não-punível em virtude de condição ou qualidade pessoal; IV - executa o crime, ou nele participa, mediante paga ou promessa de recompensa.

Como fazer cálculo remição de pena?

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que para a remição da pena em razão do trabalho, o cálculo deverá ser realizado pela quantidade de dias efetivamente trabalhados pelo reeducando, não sendo possível seu cômputo com o simples somatório das horas.

Como calcular 2 5 da pena de 6 anos?

Escreva-a na forma decimal: 2/5 = 0,4 = 0,40 = 40%. >>

Como fazer o cálculo de 1 3?

Como calcular 1/3 de férias: passo a passo
  1. Verifique qual é o salário base mensal e divida esse valor por 3;
  2. Some o número encontrado com o valor do salário.
  3. Pronto! Você encontrou o valor correspondente a 1/3 de férias, que equivale a terceira parte do salário acrescido do salário mensal.

Como se calcula um terço da pena?

Para que isso fique mais claro, vamos supor que seu cliente réu primário foi condenado por crime simples a 8 anos de prisão, com regime inicialmente fechado. Sendo assim, são 8 anos de pena e a fração de réu primário e crime simples, 1/6. O cálculo é então: 8 x 1/6 = 8/6 = 1,3.

O que é 1 3 de pena?

Assim, a falta grave praticada não interrompeu o prazo para concessão do benefício, razão pela qual o sentenciado, reincidente, tendo cumprido 1/3 (um terço) da pena, faz jus ao deferimento da benesse (art. 2º do Decreto n. 8.615/2015).

Quando a pena pode ficar abaixo do mínimo legal?

Não há, nos dias atuais, impedimento legal para que se aplique a pena aquém do seu mínimo legal. O art. 68 do CP , não impõe nenhum obstáculo.

É possível fixar a pena abaixo do mínimo legal?

De acordo com a doutrina e a jurisprudência dominantes, inclusive do STF1, o juiz não pode fixar pena abaixo do mínimo legal, porque, se o fizer, violará o princípio da legalidade das penas, ainda que esteja presente alguma circunstância atenuante.

É possível reduzir a pena abaixo do mínimo legal?

Circunstância atenuante não pode reduzir pena-base abaixo do mínimo legal. A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reiterou o entendimento da Corte de que circunstância atenuante não pode levar à fixação da pena-base abaixo do mínimo legal.

Artigo anterior
Que tipos de transições de energia em uma molécula estão envolvidas na absorção de luz em espectroscopia?
Artigo seguinte
Quais são os parâmetros para avaliação do desenvolvimento infantil?