Quantas ligações o cloro pode fazer?

Perguntado por: Anna Magalhães  |  Última atualização: 31. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (65 avaliações)

Como o cloro possui 6 elétrons na camada de valência, então, possui três pares de elétrons não ligantes e pode realizar até 3 ligações covalentes dativas.

Que tipo de ligação faz o cloro?

Ligação covalente molecular de dois átomos de Cloro (Cl). Cada par eletrônico formado pertence simultaneamente aos dois átomos.

Que tipo de ligação há entre os átomos de cloro?

Ligação covalente simples

Neste tipo de ligação os átomos do elemento compartilham apenas um elétron. Como exemplo, podemos citar o gás cloro Cl2, no qual os dois átomos de cloro realizam o compartilhamento de um elétron para alcançar assim a estabilidade química.

Quantas ligações o oxigênio pode fazer?

Características do oxigênio

Esse elemento é capaz de realizar duas ligações químicas covalentes (por apresentar dois orbitais p incompletos); É o segundo elemento mais eletronegativo e de maior afinidade eletrônica da tabela periódica (perdendo apenas para o flúor);

Quais são as 4 ligações químicas?

Existem três tipos de ligações químicas:
  • a ligação iônica, em que íons de cargas opostas são mantidos por atrações eletrostáticas;
  • a ligação covalente, em que átomos compartilham seus elétrons de valência;
  • a ligação metálica, em que átomos metálicos formam uma ampla estrutura de alta mobilidade eletrônica.

LIGAÇÕES COVALENTES: Como Funcionam?

32 questões relacionadas encontradas

Quantas ligações o cloro faz com o carbono?

4 ligações entre o carbono e os átomos de cloro (as ligações são simples porque o átomo de cloro só necessita de uma ligação para atingir o octeto); Nenhum elétron não ligante no átomo central (todos os elétrons da camada de valência do carbono estão sendo utilizados nas ligações com os átomos de cloro).

Como identificar o tipo de ligação?

Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.

Quantas ligações o nitrogênio pode fazer?

O padrão vai ser: três ligações e um par solitário. E, por saber que a carga formal é zero, nós podemos representar essa estrutura de linhas ocultando o par de elétrons livres, ou seja, desta maneira. Vamos ver outros dois exemplos onde o nitrogênio apresenta carga formal igual a zero.

Quantas ligações fazem o enxofre?

Inicialmente, o enxofre realiza duas ligações covalentes comuns, compartilhando dois pares de elétrons com um dos átomos de oxigênio, ficando ambos estáveis com 8 elétrons.

Quantas ligações o faz?

O elemento químico fósforo (P) pertence ao terceiro período da Tabela Periódica e à família do Nitrogênio (VA). Por essa razão, seus átomos realizam normalmente três ligações químicas para atingir a teoria do octeto (estabilidade).

Quantos átomos tem o cloro?

O cloro é um elemento da família 7A, série dos halogênios, e possui número atômico igual a 17 e 35,45 u de massa.

Quais são os 4 tipos de ligação covalente?

Representação de ligações covalentes simples, dupla e tripla. Os tipos de ligação covalente se referem à forma como os elétrons são compartilhados.

Quais os 3 tipos de ligações existentes?

Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.

O que e ligação covalente 3 exemplos?

Nesse tipo de ligação há a formação de moléculas, que podem ser representadas por suas respectivas fórmulas moleculares, isto é, a representação mais simples que indica quantos átomos de cada elemento têm na molécula. Alguns exemplos de fórmulas moleculares são: H2, S2, O2, N2, H2O, CO2, etc.

Quem faz ligação covalente?

b) Ocorrência da ligação covalente

De acordo com a natureza dos elementos químicos envolvidos na ligação covalente, ela pode ocorrer da seguinte forma: Entre dois átomos de Hidrogênio; Entre um átomo de ametal e o Hidrogênio; Entre átomos de um mesmo elemento químico (ametal);

Como se faz o cloro?

O cloro é produzido pela passagem de corrente elétrica através de uma solução de salmoura tratada (sal comum dissolvido em água). Este processo é chamado de eletrólise. Os outros produtos gerados são a soda cáustica (hidróxido de sódio ou NaOH) e o hidrogênio (H2).

Como o cloro é formado?

O cloro é obtido principalmente ( mais de 95% da produção ) a partir da eletrólise do cloreto de sódio, NaCl, em solução aquosa, denominado processo de cloro-álcali.

O que tem no cloro?

O cloro, símbolo Cl, é um ametal que ocorre na natureza na forma do gás diatômico Cl2. Esse gás apresenta uma coloração amarelo-esverdeada pálida e tem um odor característico. É um dos elementos pertencentes ao grupo dos halogênios, elementos do grupo 17 da Tabela Periódica.

Como explicar as ligações químicas?

As ligações químicas correspondem à união dos átomos para a formação das moléculas. Em outras palavras, as ligações químicas são conjunções estabelecidas entre átomos para formarem moléculas de ligações iônicas ou metálicas. Elas são organizadas de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto.

Como saber se a ligação e iônica ou covalente?

A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons.

Qual a ligação mais fácil de ser quebrada?

As ligações de hidrogênio são comuns, e as moléculas de água formam muitas delas. As ligações de hidrogênio individuais são fracas e facilmente quebradas, mas muitas ligações de hidrogênio juntas podem ser muito fortes.

Artigo anterior
Como reter um cliente telemarketing?
Artigo seguinte
Qual é o sinônimo da palavra informações?