Como abreviar Meritissima juíza?

Perguntado por: Nelson Frederico de Pinto  |  Última atualização: 1. November 2024
Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)

meritíssimo(a) – MM. Sua Reverendíssima – S.

Como se abreviar Meritissima juíza?

Podemos concluir que as informações sobre a abreviatura de Meritíssimo podem nos servir de base para abreviar Meritíssima. É possível, portanto, usar MM. para os dois gêneros (feminino/masculino), ou optar por M.ma/Mma., para o gênero feminino.

Como usar MM juiz?

Mas será que é isso mesmo? O termo “Meritíssimo” é um adjetivo que significa “de grande mérito”. Portanto, como regra, sendo um adjetivo, ele deve estar sempre acompanhando de um substantivo. Sendo assim, a forma de se referir é “meritíssimo juiz”, evitando o uso do termo “meritíssimo” isoladamente.

Como se referir a um juiz abreviação?

Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento.

Qual é o feminino de meritíssimo?

meritíssima | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Juíza se exalta e grita com testemunha durante audiência em SC: 'Bocudo'

44 questões relacionadas encontradas

Como se Comprimenta uma juíza?

Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento.

O que significa a palavra Meritíssima?

1. Muito merecedor. 2. Muito digno e merecedor de respeito.

E obrigado chamar juíza de excelência?

É obrigatório chamar um juiz de Vossa Excelência? Não.

Como se abrevia Meritissima?

Para o Brasil, a abreviatura de Meritíssimo oficializada é, de facto MM.

É correto dizer MM Juízo?

O correto agora é: Meritíssimo Juízo de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG. (Art. 319, I, do Novo CPC).

Como se dirigir a um juiz em uma carta?

Não cabe o tratamento “Ilustríssimo”. Basta “Senhor”. Acrescente‑se que “doutor” não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Evite usá‑lo indiscriminadamente.

Qual o pronome de tratamento usado para juiz?

"Em geral, costuma-se utilizar nas petições judiciais dirigidas ao juiz o vocativo 'Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito'. No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República entende que o pronome de tratamento excelentíssimo só deve ser empregado em relação a altas autoridades.

Como se escreve Merecidíssima?

A forma merecidíssimaé [derivação feminino singular de merecido] .

Quem é o meritíssimo?

Uma delas é referente a como se dirigir pessoalmente ao juiz numa audiência, por exemplo. Meritíssimo e excelência são os vocábulos mais comumente utilizados e os dicionários comuns chegam a atribuir a meritíssimo o sentido de sinônimo de juiz.

O que quer dizer quando a juíza?

1. Magistrada que administra justiça. 2. Mulher que julga.

O que significa meritíssimo juízo?

Termo : “Meritíssimo Juízo”

Expressão utilizada para se referir respeitosamente a um juiz ou tribunal, em petições, recursos e documentos judiciais, como forma de demonstrar deferência e acatamento à autoridade e à dignidade da função judiciária.

Qual é a abreviação de Vossa Excelência?

Entrou nos costumes e é, pois, perfeitamente aceita hoje em dia a fórmula Vossa Excelência (abreviada V. Exa. ou V. Exª.)

Como faço para falar com o juiz?

A forma de comunicar com o judiciário é através de petição. Essa é a regra, trata-se de uma formalidade legal. Sempre peticione informando a situação de urgência, relate o pedido no processo. Feito isso, vá até o gabinete do juiz.

Como chamar uma juíza na audiência?

É obrigado a chamar de excelência? Juízes ouvidos pela reportagem disseram que não é obrigatório usar esse pronome de tratamento para juízes. De acordo com o Manual de Redação do Conselho Nacional de Justiça, disponível em seu site oficial, deve usar “Vossa Excelência” ao se destinar a juízes e outros profissionais.

Como se dirigir a um juiz por e-mail?

Mesmo que tenha a assinatura no rodapé do e-mail é importante você dizer quem você é, qual parte representa e o número da sua OAB.
  1. Seja objetivo. Se o seu objetivo é despachar com o magistrado é nisso que será seu foco. ...
  2. Coloque os dados do processo. ...
  3. Habilite a função de aviso de recebimento e de leitura.

Como saudar uma autoridade?

Uma das maneiras mais seguras de começar sua mensagem comercial formal é dirigir-se ao destinatário com “Prezado Nome”. Ao mesmo tempo, é melhor evitar saudações de gênero, como “Prezado Senhor ou Senhora”, porque podem ser mesquinhas, exclusivas ou ofensivas.

Artigo anterior
O que acontece quando a mãe chora muito na gravidez?
Artigo seguinte
São exemplos de esportes de lutas?