O que é a busca e apreensão?

Perguntado por: Rodrigo Gabriel Costa Figueiredo Barbosa  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (57 avaliações)

No Brasil, busca e apreensão é a diligência judicial ou policial que tem por finalidade procurar pessoa, veículo ou objeto que se deseja encontrar, para apresentá-la à autoridade que a determinou. É prevista nos arts. 240 a 250 do Código de Processo Penal Brasileiro.

O que se entende por busca e apreensão?

É a diligência policial ou judicial que tem por fim procurar coisa ou pessoa que se deseja encontrar, para trazê-la à presença da autoridade que a determinou. A busca e apreensão se faz para procurar e trazer a coisa litigiosa, a pedido de uma das partes, para procurar e apreender a coisa roubada ou sonegada.

Quando é cabível a ação de busca e apreensão?

Quando uma pessoa deixa de pagar qualquer parcela do financiamento, o credor pode ingressar com uma ação judicial requerendo a busca e apreensão do veículo. Nesse caso, será solicitada na ação uma ordem judicial que autorize a busca e apreensão do veículo. O juiz avaliará se há evidências que comprovem a inadimplência.

O que acontece após a busca e apreensão do veículo?

Após a apreensão, o veículo é enviado para um local, de responsabilidade do banco (geralmente são grandes pátios, lotados de carros), começando a correr, então, para o devedor, os prazos previstos na lei. São dois prazos: um de 5 (cinco) e outro de 15 (quinze) dias.

Quando a financeira não pode dar busca e apreensão?

Veículos com mais de 80% das parcelas pagas não podem sofrer busca e apreensão.

BUSCA E APREENSÃO VEÍCULO - A SOLUÇÃO NESSE VÍDEO COMPLETO

17 questões relacionadas encontradas

Tem como anular a busca e apreensão?

Será que posso reverter ação de Busca e Apreensão? Sim, é perfeitamente possível evitar e reverter a busca e apreensão de seu veículo, desde que você aja com antecipação e cautela.

Como se livrar da busca e apreensão?

Existem formas de reverter a Busca e Apreensão: 1-Antes do prazo de 5 dias da apreensão do veículo, procure um advogado a fim de analisar a regularidade do processo de busca e apreensão ajuizado pelo banco, pois em alguns casos a apreensão pode ser revertida sem a necessidade de pagamento do valor total da dívida.

O que acontece se o veículo não for encontrado pelo oficial de justiça?

A não localização do veículo objeto da busca e apreensão ou na hipótese deste não se encontrar na posse do devedor, permite ao credor requerer a conversão do feito para ação executiva, nos termos do artigo 4º , do Decreto-Lei nº 911 /1969.

Quando o banco toma o veículo a dívida é quitada?

Afinal, a dívida é quitada quando o veículo é tomado pelo banco? Não necessariamente. Diante do atraso do pagamento das parcelas, o banco pode recorrer à retomada do veículo como medida de recuperação. Após a retomada, o banco tem o direito de vender o veículo para quitar, total ou parcialmente, a dívida.

É possível reverter busca e apreensão de veículo?

É possível reverter ou evitar a busca e apreensão do veículo, desde que sejam tomadas medidas adequadas e com antecedência. Para isso, é altamente recomendável buscar a orientação de um advogado especializado em direito contratual bancário.

Quais são os tipos de busca e apreensão?

Existem vários tipos de busca e apreensão, como a de natureza executiva e natureza satisfativa, na busca e apreensão como incidente de outra demanda, poderá ter natureza cautelar ou satisfativa. Na busca e apreensão executiva, considera medida cautelar, mas de um ato executivo que irá ser encerrado o processo.

O que ocorre se o banco não acha o veículo para busca o que ocorre se o oficial não conseguir achar o carro?

Afinal, isso não fará com que o banco esqueça da dívida e encerre o processo. Pelo contrário, uma vez que o veículo não é localizado, o banco pode requer que o procedimento de busca e apreensão seja convertido em um processo de execução de dívida.

Quanto tempo dura um mandado de busca e apreensão de veículo?

A busca e apreensão do veículo deve ser feita por um oficial de justiça. Ele deverá ir até o seu endereço para apreender o veículo e levá-lo para o pátio. A partir desse momento, você estará intimado a pagar a dívida em até 5 dias ou apresentar a defesa no processo, em até 15 dias corridos.

Como funciona a ação de busca e apreensão?

Uma ação de busca e apreensão de veículo financiado é um processo judicial em que a instituição financeira que emprestou dinheiro para a compra do veículo busca recuperá-lo, caso o devedor deixe de pagar as parcelas.

Quem pode apreender veículos com busca e apreensão?

O veículo com ordem de busca e apreensão poderá sim ser apreendido em blitz policial quando recair sobre ele mandado devidamente expedido e autorizado por um juiz de proibição de circulação.

Como o oficial de justiça faz a busca e apreensão?

Um oficial de Justiça vai até o local onde o veículo financiado está para realizar a busca e apreensão. O oficial tem o direito/dever e pode para cumpri-lo entrar em qualquer edifício ou área do local onde o veículo financiado está para obter as informações necessárias para a apreensão do bem.

O que mudou na Lei de busca e apreensão de veículo?

A Lei 14.711/2023 trouxe a possibilidade da busca e apreensão do veículo ser realizada no próprio Registro de Títulos e Documentos, afastando a obrigatoriedade de intervenção do Poder Judiciário para reaver o bem objeto da garantia. O processo judicial será facultativo (§ 11 do Art. 8º).

Quanto tempo o banco tem para entrar na justiça cobrando uma dívida?

Quanto tempo o banco tem para entrar na justiça cobrando uma dívida? Qual o prazo de prescrição de uma dívida bancária? RESPOSTA: Praticamente todas as dívidas bancárias prescrevem em cinco anos, mas podem existir algumas diferenças dependendo do tipo de dívida.

Quando o carro é apreendido o nome fica sujo?

Caso não seja pago, o veículo pode ser apreendido, o condutor pode ter multa e pontos na CNH, além de nome sujo nos órgãos de crédito.

O que acontece se fugir do oficial de justiça?

O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação. A pessoa que não cumprir uma intimação pode, inclusive, responder por crime de desobediência à ordem judicial. Com isso, ela responderá a um processo criminal.

Como evitar a busca e apreensão do seu veículo?

Com o ajuizamento da ação revisional o devedor pode requerer ao juiz a suspensão do curso da busca e apreensão enquanto a dívida estiver sendo discutida na revisional, bem como requerer que o juízo proíba o banco de retomar o veículo.

Quantas tentativas de entrega o oficial de justiça faz?

§ 1o Nos 10 (dez) dias seguintes à efetivação do arresto, o oficial de justiça procurará o executado 2 (duas) vezes em dias distintos e, havendo suspeita de ocultação, realizará a citação com hora certa, certificando pormenorizadamente o ocorrido.

Quanto tempo o banco toma o veículo?

Então, basta que haja o atraso no pagamento de alguma parcela para que isso seja pedido. Não é necessário que esse atraso seja superior a 30, 60, 90 dias; que tenha mais de uma parcela em aberto. Havendo uma, com um único dia de atraso, poderá resultar na busca e apreensão.

Estou com 4 parcelas em atraso do carro?

Se você estiver com atraso nas parcelas do seu veículo, o primeiro passo é entrar em contato com a financeira e negociar um parcelamento. É importante que você mantenha o diálogo aberto com a empresa e seja claro quanto às suas condições de pagamento.

Como saber se o veículo está em busca e apreensão?

Existem algumas maneiras de verificar se um veículo está sujeito a busca e apreensão: Consulta aos Órgãos Competentes: O primeiro passo é consultar órgãos competentes, como o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou o sistema de informações judiciais da região onde o veículo está registrado.

Artigo anterior
Qual a multa por atraso na entrega da DCTFWeb?
Artigo seguinte
Precisa agendar para ir ao BioParque?