Quantas doenças O teste do pezinho detecta pelo SUS?

Perguntado por: Verónica Mafalda de Teixeira  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

Hoje, o teste disponibilizado pela rede pública auxilia na descoberta de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, deficiência de biotinidase, fibrose cística, anemia falciforme e hiperplasia adrenal congênita (HAC).

Quais as 53 doenças detectadas no teste do pezinho?

Doenças identificadas pelo teste do pezinho
  1. Fenilcetonúria. ...
  2. Hipotireoidismo congênito. ...
  3. Anemia falciforme. ...
  4. Hiperplasia adrenal congênita. ...
  5. Fibrose cística. ...
  6. Deficiência de biotinidase.

Quais são os exames realizados no teste do pezinho oferecido pelo SUS?

Atualmente, o teste do pezinho realizado pelo SUS engloba seis doenças. São elas: o hipotireoidismo congênito; a fenilcetonúria; a anemia falciforme; a fibrose cística (também conhecida como mucoviscidose); a hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase.

Qual a diferença do teste do pezinho do SUS é particular?

O teste do SUS rastreia apenas seis doenças congênitas, enquanto o da rede particular é mais abrangente e detecta o mal que acomete Theo e outras milhares de crianças”, afirma a jornalista. De acordo com o Ministério da Saúde, considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.

Quanto custa teste do pezinho particular?

O teste básico do pezinho é de graça, oferecido pelo SUS, e toda a criança tem direito. Mas o teste do pezinho ampliado deve ser solicitado e pago pelos pais da criança. Em média, os serviços particulares cobram R$ 250 pelo exame detalhado da condição do recém-nascido.

Quais doenças o teste do pezinho pode identificar? | Momento Papo de mãe

36 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor teste do pezinho?

Teste do Pezinho SUPER: é o único a triar 48 doenças e um dos mai​s completos testes de Triagem Neonatal existentes no mundo. Ele inclui em seu painel, além das dez doenças identificadas nos Testes do Pezinho Básico e MAIS, outros 38 diagnósticos realizados por meio da avançada tecnologia.

Como é feito o teste do pezinho pelo SUS?

O teste é feito com a colheita de sangue da região do calcanhar, pois é uma região rica em vasos sanguíneos e a picada é quase indolor. O bebê chora por ser uma nova sensação para ele.

Qual alteração foi realizada no teste do pezinho em 2021?

Na argumentação, os parlamentares ressaltam que, recentemente, foi editada a Lei nº 14.154, de 26 de maio de 2021, de iniciativa parlamentar, que promoveu o aperfeiçoamento do teste do pezinho. A principal alteração realizada foi o estabelecimento de um rol mínimo de doenças a serem rastreadas de forma escalonada.

Quais doenças O teste do pezinho Plus detecta?

Teste do pezinho plus
  • hipotireoidismo congênito;
  • fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias;
  • anemia falciforme e diversas hemoglobinopatias;
  • fibrose cística;
  • hiperplasia congênita da suprarrenal;
  • deficiência de biotinidase;
  • hipotireoidismo congênito e deficiência de TBG (globulina ligadora da tiroxina T4);

O que é teste do pezinho Plus?

Além do que é possível detectar nos teste básico e AMPLIADO, o teste do pezinho PLUS inclui outros três diagnósticos: – Galactosemia; – Deficiência de Biotinidase; – Toxoplasmose Congênita.

O que significa traço falciforme no teste do pezinho?

O que é traço falcêmico? É uma alteração herdada dos pais que afeta, diretamente, as células do sangue. Essa alteração é não uma doença. Mas, se duas pessoas com traço falcêmico se unem, seus filhos podem nascer com doença falciforme.

O que é a doença hipotireoidismo congênito?

O hipotireoidismo congênito (HC) é um mal hereditário que impossibilita o organismo de gerar o hormônio tireoidiano T4, impedindo o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido. O HC é a causa mais comum de retardo mental.

Qual foi a doença congênita incluída para pesquisa no teste do pezinho do SUS recentemente?

Quais doenças o teste do pezinho detecta

Hoje, o teste disponibilizado pela rede pública auxilia na descoberta de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, deficiência de biotinidase, fibrose cística, anemia falciforme e hiperplasia adrenal congênita (HAC).

Quem ampliou o teste do pezinho?

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira o projeto de lei (PL) que amplia o alcance da triagem neonatal conhecida como teste do pezinho. A PL modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente para incluir no rol do teste do pezinho doenças como distrofias musculares e outras enfermidades neuromusculares.

Qual a conduta diante de um resultado de teste do pezinho alterado?

Se o resultado do teste estiver alterado, a família deve ser convocada para o bebê fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.

Quanto tempo demora para sair o resultado do teste do pezinho?

Os resultados são emitidos diariamente pela FEPE e enviados via correio para as unidades coletoras. Podem ser retirados após 15 dias da data de coleta, onde foi realizado o exame. Também é disponibilizado no site da FEPE (www.fepe.org.br) por aproximadamente 90 dias. Posted in Perguntas mais frequentes pezinho.

Qual o tempo máximo para fazer o teste do pezinho?

Quem deve fazer o teste? Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento.

Precisa de jejum para teste do pezinho?

Falar sobre o teste do pezinho é também uma oportunidade para lembrarmos da importância de todos os exames. Para muitos dos procedimentos que temos de realizar, é essencial passar algumas horas em jejum.

Quantos testes do pezinho tem?

Todo bebê que nasce no Brasil tem o direito de realizar gratuitamente essa triagem, que consiste em quatro exames: Teste do pezinho.

O que é o teste da bochecha?

O Teste da Bochechinha é um exame capaz de identificar mais de 310 doenças genéticas tratáveis que se manifestam na infância. Além de complementar o teste do pezinho tradicional, o Teste da Bochechinha amplia bastante o número de doenças investigadas.

O que é perfil tandem?

É o conjunto de exames resultado de pesquisas desenvolvidas em centros internacionais de excelência em Medicina que utiliza a moderna técnica de Espectrometria de Massa em Tandem (EMT) para a detecção de mais de 30 diferentes doenças, através do sangue colhido preferencialmente após 48 horas e no máximo 30 dias de vida ...

O que é a deficiência de biotinidase?

A deficiência de biotinidase (DB) é uma doença metabólica hereditária na qual há um defeito no metabolismo da bio- tina. Como consequência, ocorre uma depleção da biotina endógena devido a uma incapacidade de o organismo fazer a sua reciclagem ou de usar a biotina ligada à proteína for- necida pela dieta.

O que causa hipotireoidismo congênito e quais são os sintomas?

Principais causas

Não formação ou formação incompleta da glândula tireoide; Formação em local irregular da glândula tireoide; Defeitos na síntese dos hormônios da tireoide; Lesões na hipófise ou hipotálamo, que são duas glândulas no cérebro responsáveis pela produção e regulação dos hormônios.

O que é é porque acontece o hipotireoidismo?

Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.

O que o hipotireoidismo pode causar no bebê?

“Quando o bebê não tem o aporte necessário dos hormônios tireoidianos nesse período, as consequências para a saúde dele podem ser irreversíveis como alterações da cognição, diminuição do quociente de inteligência, defeitos da fala e até retardo mental”, ressalta Dr.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para tirar CFA?
Artigo seguinte
Qual Exame de sangue detecta gravidez ectópica?