Quantas aplicação de fungicida na soja?
Perguntado por: Mélanie Jéssica Amaral Loureiro Leal | Última atualização: 24. März 2022Pontuação: 4.8/5 (12 avaliações)
O manejo convencional que vem sendo utilizado na soja em geral se resume a 4 aplicações espaçadas de fungicidas com um intervalo de 15 dias.
Qual o intervalo de aplicação de fungicidas?
De uma maneira geral o intervalo entre as aplicações fica entre 12 a 21 dias.
Quando fazer fungicida na soja?
O momento ideal para a realização do primeiro fungicida é a partir do estádio de V5 (cinco trifólios abertos) até o pré fechamento da carreira. Neste período conseguimos atingir o fungicida nas folhas do baixeiro da soja, protegendo-as de infecções de doenças como manchas foliares, antracnose e ferrugem.
Como aplicar fungicida na soja?
Os engenheiros agrônomos aconselham aplicar o fungicida ainda no estádio vegetativo da cultura, em torno de 30 dias. Ela é chamada de aplicação 0 (zero) e vem antes das primeiras aplicações de fungicidas no estádio reprodutivo da soja, que devem ocorrer até o 45º dia ou até o pré-fechamento da cultura.
Quando aplicar fungicida nas plantas?
- Mobilidade na planta. ...
- Preventivo ou curativo. ...
- Modo de ação. ...
- 1 – Aplique fungicidas antes do desenvolvimento da doença. ...
- 2 – Use intervalos de pulverização mais curtos durante condições climáticas favoráveis às doenças das plantas. ...
- 3 – Aplique fungicidas antes da chuva, se possível.
QUANDO INICIAR APLICAÇÃO DE FUNGICIDAS NA SOJA
Qual a diferença entre fungicida e inseticida?
Entre os defensivos agrícolas ou agrotóxicos são encontrados produtos que controlam plantas invasoras (herbicidas), insetos (inseticidas), fungos (fungicidas), bactérias (bactericidas), ácaros (acaricidas) e ratos (rodenticidas).
Para que serve o fungicida?
Fungicidas são produtos químicos capazes de previnir infecção de tecido de plantas vivas, por fungos fitopatogênicos. Atualmente o conceito mais abrangente diz que fungicidas são compostos químicos empregados no controle de doenças causadas por fungos, bactérias e algas.
Qual melhor fungicida para soja?
- Estrobilurinas (QoI): Inibidores de respiração no complexo 3.
- Triazóis e Triazolintione (DMI): Inibidores da síntese de ergosterol.
- Carboxamidas (SDHI): Inibidores de respiração no complexo 2.
O que aplicar na soja?
Adubação potássica
Assim, na semeadura da soja é interessante aplicar 20 kg de K2O para cada 1.000 kg de grãos que se espera produzir. Devemos fracionar a dose de K2O quando: A dose for acima de 50 kg ha-1 ou. Teor de argila do solo for menor que 40%
Quais os melhores fungicidas para soja?
A maior porcentagem de controle foi observada para protioconazol (T5 – 53%) seguido de tebuconazol (T2 – 40%) e picoxistrobina (T7 – 39%) (Tabela 7). Ciproconazol, tetraconazol e azoxistrobina foram semelhantes na severidade e na porcentagem de controle, diferenciando da testemunha sem fungicida.
Qual melhor horário para passar inseticida?
Porém, não existe um padrão de escolha. À noite, na maior parte das vezes, o clima favorece: umidade do ar mais alta, menos rajadas de vento e temperaturas mais baixas. Portanto, nesse período o tempo de vida da gota pulverizada nas plantas é maior. Logo, aumentam as chances de o produto eliminar a praga com sucesso.
Qual o tempo do ciclo da soja?
Quanto tempo dura o ciclo da soja em dias? O ciclo da soja em dias vai variar de acordo com a região. Existe uma estimativa que define esse período entre 100 e 160 dias, mas é importante ter em mente que esses números não são uma regra. Graças à grande variedade de cultivares, não é possível prever com certeza.
Para que serve cobalto e molibdênio?
O molibdênio (Mo) e o cobalto (Co) são dois micronutrientes indispensáveis na cultura da soja, principalmente por suas atuações na fixação biológica do nitrogênio (FBN). Sendo assim, indispensável ao metabolismo do nitrogênio nas plantas. ...
O que é o intervalo de segurança?
Período de carência ou intervalo de segurança
Trata-se do número de dias que deve ser considerado entre a última aplicação e a colheita. O período de carência vem escrito na bula do produto. Este prazo é importante para garantir que o produto vegetal colhido não possua resíduos acima do limite máximo permitido.
Qual adubo para soja?
Como podemos observar, o nutrientes que são exigidos em maiores quantidades na cultura da soja são: Nitrogênio (N), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Fósforo (P) e enxofre (S).
Qual adubação recomendada para soja?
A recomendação agora é para aplicação de 90 a 100 Kg/ha. "É quase o dobro do que indicávamos", diz o pesquisador. Nos solos com teor médio de fósforo a recomendação passou de 40 a 50 Kg de P2O5 por hectare para 70 e 80 Kg/ha.
Qual a melhor formulação de adubo para soja?
Fósforo e Potássio por cultivo
Como a soja é o primeiro cultivo e o teor foi classificado como muito baixo, a recomendação é de 110 kg/ha de P2O5. É importante lembrar que este valor é para uma produtividade de 2 t/ha de soja. Para uma produtividade maior que 2 t/ha, deve ser acrescido 15 kg de P2O5 por tonelada.
Qual o melhor fungicida para antracnose na soja?
truncatum a fungicidas, os fungicidas Trifloxistrobina + Protioconazol, Piraclostrobina, Piraclostrobina + Epoxiconazol mostraram potencial para utilização no controle da antracnose.
Qual é o melhor fungicida?
Disponível no Brasil desde a safra 2019/20, o fungicida Fox Xpro atua nas diferentes fases do ciclo de vida do fungo e proporciona mais sanidade às plantas. Segundo a empresa, dessa forma, a lavoura apresenta folhas mais sadias e verdes, o que poderá proporcionar maior potencial produtivo.
Qual o melhor fungicida?
Com base nisso, a resposta para a pergunta sobre qual é o melhor fungicida para a ferrugem é: a alternância de misturas de triazóis com estrobilurinas é a melhor opção para o controle químico da ferrugem.
Quais tipos de fungicidas?
- Fungicidas protetores (fungicidas preventivos) Os fungicidas protetores, também conhecidos como preventivos, são aqueles que conseguem evitar a penetração do fungo na planta. ...
- Fungicidas curativos. ...
- Fungicidas erradicantes. ...
- Fungicidas antiesporulantes. ...
- Fungicidas sistêmicos. ...
- Fungicidas de contato.
Quais os fungicidas?
Os principais fungicidas sistêmicos são os benzimidazóis, carboxamidas, triazois, imidazóis, morfolinas e algumas estrobilurinas. Porém, existem diferentes graus de mobilidade/sistemicidade dentro dos fungicidas sistêmicos, como ilustram as imagens abaixo para triazóis e estrobilurinas.
Quais são as características de um bom fungicida?
CARACTERÍSTICAS DE UM BOM FUNGICIDA
Geralmente aplicadas aos protetores de folhagem. Fungitoxidade: deve ser tóxico ao patógeno em pequenas concentrações. Especificidade: alguns fungicidas são específicos, outros são gerais ou de amplo espectro.
O que é fungicida inseticida?
Herbicidas, fungicidas e inseticidas são defensivos agrícolas frequentemente empregados em culturas de interesse econômico, e que possibilitam a manutenção da produtividade das culturas, reduzindo a interferência de agentes danosos como pragas, doenças e plantas daninhas.
O que é um inseticida de contato?
Os inseticidas de contato penetram na pele da praga e são usados contra os artrópodes, como os pulgões e cochonilhas. Esses inseticidas originalmente foram encontrados em plantas, e por isso passaram a ser denominados, inseticidas naturais.
Quando sai o EP 5 de Gavião Arqueiro?
Quando os cães Desencarnam?