Quando usar tala?

Perguntado por: Cristiano Luís Guerreiro de Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (75 avaliações)

As orteses, popularmente conhecidas como talas ou munhequeiras, imobilizam a região do corpo para o descanso de músculos, tendões e articulações. São indicadas durante o tratamento de tendinites, LER - a Lesão por Movimentos Repetitivos - artroses e outras doenças.

Quando usar tala no pulso?

A tala para punho deve ser usada durante o dia, no trabalho e nas atividades domésticas, para evitar o surgimento ou agravamento das dores. Os médicos ortopedistas geralmente indicam esse produto para pessoas que têm tendinite ou outros problemas que acometam as articulações das mãos.

Quando é indicada uma imobilização?

A maioria das vítimas de trauma necessitará de algum tipo de imobilização e a totalidade necessitará de transporte. O objetivo da imobilização é a condução das vítimas à assistência especializada sem causar danos adicionais, principalmente no que diz respeito à coluna vertebral.

Para que serve tala no dedo?

Fácil de usar, a tala serve para qualquer dedo que necessite de imobilização em casos de lesões, entorses, contusões e pequenas fraturas. A base em placa de alumínio garante mais firmeza ao imobilizar os dedos da mão, enquanto o forro de EVA oferece o conforto necessário para diminuir as dores da lesão.

Quando imobilizar o pulso?

O que fazer: Assim como na fratura, a entorse do punho é bastante desconfortável e, por isso, é recomendado que a pessoa vá ao ortopedista para que seja feito exame de imagem para confirmar a entorse e, assim, ser indicado o melhor tratamento, que normalmente é feito com imobilização do pulso e repouso.

Clube da Plástica: Como usar as placas abdominais?

40 questões relacionadas encontradas

Como eu sei que estou com o pulso aberto?

Os principais sintomas do punho aberto são:
  1. Dor suportável mas constante no punho;
  2. A dor fica mais intensa ao realizar movimentos ou esforços;
  3. Região do punho fica muito sensível;
  4. Há redução da força na mão;
  5. Existe o aparecimento de inchaço e edema no punho;
  6. Diminuição da sensibilidade e formigamento dos dedos.

Pode dormir com o pulso imobilizado?

Entretanto, existem algumas regras básicas que podem ser aplicadas para qualquer tipo de munhequeira como não usá-las na hora de dormir, não apertar muito as hastes para proteger a sua circulação sanguínea e evitar vestir esses itens para saúde por cima de ferimentos ou lesões graves.

Qual é a diferença entre gesso e tala?

EM RESUMO: Tala é quando a imobilização não envolve totalmente o membro, funcionando como uma espécie de calha. Já o gesso é quando envolve toda a circunferência do membro. O tempo de utilização da tala normalmente é menor que o do gesso, mas depende do tipo de lesão.

Pode tirar a tala antes da hora?

Só pode retirar o gesso com orientação e ordem direta do seu médico. Ainda mais que o gesso é o tratamento da fratura e por isso retirar ou parar ele antes da hora, pode te causar problemas.

Pode dormir com órtese?

Como o uso recomendado para o paciente é de dormir com a órtese durante a noite para evitar a flexão do punho, essa deve ser bastante confortável para garantir a conformidade do paciente. Além disso, o diagnóstico do STC é mais comum em mulheres e, portanto, a órtese deve ser leve e confortável.

Quando é indicado o uso de tala gessada?

A tala gessada é utilizada para a mesma finalidade que o gesso rodado, portanto tem a função de imobilizar regiões das extremidades dos membros. Porém, é mais indicada para fraturas simples, em que não há um rompimento do osso.

Porque imobilizar?

Imobilizar a articulação ajuda a manter a dor do trauma estável. O objetivo de manter a articulação imobilizada é prevenir possíveis danos à área traumatizada. “O local afetado pelo trauma cria um processo inflamatório que resulta em dor.

Quais são os princípios básicos da imobilização?

Os princípios básicos das imobilizações são:

– Imobilizar antes de movimentar a vítima. – Cortar a roupa que estiver sobre a parte afetada, caso não seja possível visualizar a lesão. – Proteger ferimentos, por exemplo pontas de osso, com gazes ou pano limpo.

Como fazer uma tala no pulso?

Comprima o punho.
  1. Ao utilizar uma bandagem elástica, comece na região dos dedos e enfaixe o punho. ...
  2. Comece pela região dos dedos para evitar o inchaço da extremidade durante o enfaixamento.
  3. Cada volta da faixa deve cobrir metade da volta anterior.
  4. Tome cuidado para não apertar demais a faixa e deixar a mão dormente.

Pode tirar a tala para tomar banho?

Retirável: as órteses são somente encaixadas no corpo com velcro e não fixas como o gesso. Ou seja, pode tirar para tomar banho! Além de permitir o uso periódico, quando há indicação de um profissional.

Quanto tempo fica com tala no pé?

Contudo, o retorno às atividades é muito variável, podendo ocorrer em seis meses ou até mais de um ano, nos casos graves. Já nas fraturas mais simples, o retorno geralmente é mais rápido, em torno de quatro a seis meses. Nesses casos, o paciente já consegue apoiar o membro em duas a três semanas.

Quantos dias se fica com a tala gessada?

O tempo médio que o paciente deve permanecer com o gesso é de 6 a 8 semanas, que é o tempo médio para cicatrização do osso, ou seja, para o osso colar.

Qual o peso de uma tala de gesso?

O peso médio da tala convencional foi de 152,70 g e da tala piramidal 100,06 g, ou seja, 34,5% menor (p = 0,000005).

Como saber se a tala de gesso quebrou?

Procure atendimento médico urgente se:

– o gesso estiver apertado, com inchaço e palidez nos dedos; – o gesso estiver amolecido, quebrado; – sentir dor forte e contínua, com dormência ou formigamento; – apresentar febre.

Para que serve a imobilização com gesso?

Serve para manter a posição do local machucado até que tudo esteja bem novamente. A posição mantida pelo gesso é a de repouso ou de redução, no caso das fraturas, para que o osso fraturado não se mova. O gesso imobiliza uma articulação acima e outra abaixo da área a ser tratada.

Quanto tempo pode ficar com munhequeira?

O ideal é para após uma hora e meia no máximo, dar uma levantada, se espreguiçar. Faça uns alongamentos, de forma que você faça uma nutrição nas articulações um relaxamento muscular”, ensina a pesquisadora Iracema Ferrigno.

Como usar o tensor de pulso?

Com a mão livre, passe a munhequeira ao redor do punho, envolvendo-o. Regule a compressão com o fecho aderente. Após posicionar, retire o elástico do dedo polegar se desejar. Caso ocorram irritações na pele, suspenda o uso e consulte seu médico.

Como dormir com tala no braço?

Pouse-o cuidadosamente sobre uma almofada para que a extremidade do gesso não se afunde na pele nem a aperte. Além disso, para dormir, mantenha-o acima do plano da cama.

Quanto tempo o pulso fica aberto?

Isso depende da intensidade da lesão inicial. Se for um estirão ou uma contratura menor, 5 ou 7 dias podem ser suficientes. Em casos de lesões simples, 7 ou 10 dias.

Quais os tipos de imobilização de fraturas?

Como imobilizar o membro afetado

A fratura fechada é aquela em que o osso quebrou, mas a pele está fechada, não permitindo observar o osso. Nestes casos, deve-se colocar uma tala de cada lado da fratura e passar uma ligadura desde o início até o fim das talas, como mostra a imagem.

Artigo anterior
Como se faz um recibo de pagamento?
Artigo seguinte
O que significa kVA no gerador de energia?