Quando usar simples remessa?

Perguntado por: Vicente Lima Moura  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

A nota fiscal de simples remessa deve ser utilizada para transportar mercadorias sem a finalidade de venda. Confira como sua empresa pode utilizar. As notas fiscais de simples remessa são essenciais quando é preciso transportar bens e mercadorias da empresa sem a finalidade da venda.

Para que serve uma nota fiscal de simples remessa?

A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. Na indústria de maneira geral, alguma hora o produto precisa circular para fora da fábrica ou da loja, ainda que não tenha sido vendido de fato.

Quando posso usar o CFOP 6949?

6949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

Como emitir uma nota fiscal de simples remessa?

Como emitir a Nota Fiscal de Remessa. Para emitir sua Nota Fiscal de Remessa, acesse o menu Vendas > Notas Fiscais de Produto. Nesta tela, clique em Criar Nova > Nota de Remessa. Feito isso, será aberta a tela de preenchimento da Nota Fiscal.

Qual o CFOP de remessa para transporte?

Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte destinados às prestações de serviços da mesma natureza.

Nota Fiscal de Remessa: Saiba mais sobre o assunto

27 questões relacionadas encontradas

Qual CFOP usar para simples remessa?

Nota fiscal de simples remessa

Deve-se usar o CFOP simples remessa (5.949 operações interestaduais e 6.949 para interestaduais).

O que é CFOP 5353?

Prestação de serviço de transporte a estabelecimento comercial - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento comercial. Também serão classificados neste código os serviços de transporte prestados a estabelecimento comercial de cooperativa.

Como emitir uma nota fiscal com CFOP 5949?

Ao emitir a nota fiscal com o CFOP 5949, também é preciso ficar atento ao preenchimento do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado). Por se tratar de uma situação em que há isenção desse tributo, em vez de colocar a numeração comum para situações que esse tributo é pago, é preciso colocar IPI 99.

O que é uma nota fiscal de remessa?

A nota fiscal de remessa

Esse é um documento de emissão obrigatória sempre que ocorre circulação de mercadorias. Pode ser em uma operação de compra e venda, por exemplo, mas também na devolução de um item ou remessa.

Como emitir nota fiscal de remessa por conta e ordem?

O vendedor remetente deverá emitir Nota Fiscal em favor do destinatário para acompanhar o transporte da mercadoria, sem destaque do valor do imposto, na qual, além dos demais requisitos, constarão como Natureza da Operação a expressão"Remessa por Conta e Ordem de Terceiro", o número de ordem, a série e a data da ...

Qual CFOP para simples remessa fora do Estado?

O CFOP a ser utilizado para esta natureza da operação é o 5.915, no caso de nota de saída estadual, ou 6.915, no caso de nota de saída para outros Estados.

Qual o CFOP de remessa para conserto?

III. Na remessa do equipamento e das partes e peças para o prestador de serviço deve ser empregado o CFOP 5.915 (remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo) e no seu retorno, o CFOP 5.916 (retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo).

Quando emitir nota fiscal de remessa?

Quando gerar nota fiscal de remessa

A nota fiscal de remessa deve ser emitida ainda quando ocorre a prestação de serviços e o profissional deve transportar artigos da empresa para realizar o trabalho. Nos casos de conserto de produtos, consignação e demonstração também deve ser gerado o documento.

Qual a diferença entre remessa e venda?

Entre as principais diferenças, está o fato de que a nota fiscal de remessa é gerada em operações não ligadas a uma venda. Um item pode até sair do estoque da instituição com a finalidade de venda, mas a transação comercial ainda não ocorreu.

Quantos dias vale uma nota de remessa?

de mais de 100 e até 150 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 15 (quinze) dias; de mais de 150 e até 300 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 25 (vinte e cinco) dias; acima de 300 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 40 (quarenta) dias.

O que é uma remessa de mercadoria?

O que é uma Remessa de Produto? A remessa de produto permite que você emita uma nota fiscal que não haverá nenhum tipo de cobrança para o seu cliente. Esse tipo de nota que não tem cobrança associada é muito comum em operações como remessa para demonstração, bonificação, brinde, transferência, entre outras.

O que é a remessa?

Significado de Remessa

substantivo feminino Ação de remeter, de mandar, de fazer com que alguma coisa chegue a algum lugar: remessa de dinheiro; a empresa fez a remessa de mercadorias.

Como fazer uma nota de remessa de mercadoria?

1 - Deverá ser emitida uma nota fiscal descrevendo todos os itens; 2 - A natureza de operação da nota fiscal (CFOP) deverá ser “REMESSA PARA CONSERTO” ou “REMESSA DE MERCADORIA OU BEM PARA REPARO”; 3 - O CFOP deverá ser: 5.915 (dentro do Estado) ou 6.915 (fora do Estado); 4 - Os impostos ICMS e IPI não devem ser ...

Qual a natureza da operação do CFOP 5949?

O CFOP 5949 é uma operação que está livre de tributos para a união e que não necessita pagar o famoso ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Em cada estado existe uma taxa para esse imposto, mas a opção dessa nota fiscal fica isenta de contribuí-la.

Qual CFOP usar para entrada 5949?

Regra Tributaria - CFOP 5949 - Remessa ou retorno de locação de bens. O CFOP nestes casos é o mesmo utilizado para “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado"afinal, trata-se de uma operação sem incidência dos impostos, desde que condicionada ao retorno do bem ao estabelecimento de origem.

Como emitir uma nota fiscal de remessa em garantia?

1 - Deverá ser emitida uma nota fiscal descrevendo todos os itens; 2 - A natureza de operação (CFOP) da nota fiscal deverá ser “REMESSA EM GARANTIA” ou “REMESSA PARA TROCA EM VIRTUDE DE GARANTIA”; 3 - O CFOP deverá ser: 5.915 (dentro do Estado) ou 6.915 (fora do Estado); 4 - Os impostos ICMS e IPI devem ser destacados ...

Qual CFOP de entrada para 5353?

5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5350 - Prestações de serviços de transporte › 5353 - Prestação de serviço de transporte a estabelecimento comercial.

Quando utilizar o CFOP 2352?

CFOP 2352 Aquisição de serviço de transporte por estabelecimento industrial. 2352 - Aquisição de serviço de transporte por estabelecimento industrial Classificam-se neste código as aquisições de serviços de transporte utilizados por estabelecimento industrial.

O que determina o CFOP do CTE?

CFOP deve iniciar por 6' Se a prestação do serviço ocorrer dentro do Brasil e iniciou em um estado e finalizou em outro estado diferente, a CFOP deve iniciar como numero 6. 3º Regra: 'Se UF fim de prestação = EX, CFOP deve ser 7358. ... 5353 – 353 é quando tomador do serviço for estabelecimento comercial.

Artigo anterior
Porque Turquia se chama Turquia?
Artigo seguinte
Como obter a tutela de um menor?