Quando usar regência nominal?

Perguntado por: Joana Matos Cunha  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (48 avaliações)

Regência Nominal é a maneira de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) relacionar-se com seus complementos. Em geral, a relação entre o nome e o seu complemento é estabelecida por preposição. Portanto, é justamente o conhecimento da preposição o que há de mais importante na regência nominal.

O que é regência nominal Cite exemplos?

Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.

Como descobrir se a regência está certa?

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Como identificar um erro de regência nominal?

Por exemplo: O rapaz foi preso por fazer apologias das (“de” preposição + “as” artigo definido feminino plural) drogas. Erro mais comum de regência nominal: Apologia a: Por exemplo: O rapaz foi preso por fazer apologia às drogas.

O que é um erro de concordância nominal?

Erro de concordância nominal

Por exemplo, se um nome está no masculino singular, o adjetivo que lhe está anteposto ou posposto não está equivalente em gênero e número. ... Assim, não há concordância de gênero e número entre o nome e o adjetivo.

Regência Nominal [Prof Noslen]

20 questões relacionadas encontradas

O que é problema de regência?

O uso das preposições costuma ser fonte de dúvidas entre aqueles que escrevem. Muitas dessas palavras têm seu sentido apagado, isto é, seu valor semântico praticamente imperceptível para os falantes. Numa frase como "Dirija-se a outro caixa", a preposição "a" indica direção. ...

Como saber a regência de um nome?

As preposições mais utilizadas na regência nominal são, também: a, de, com, em, para, por.
  1. Preposição a: anterior a, contrário a, equivalente a,...
  2. Preposição de: capaz de, digno de, incapaz de,...
  3. Preposição com: impaciente com, cuidadoso com, descontente com,...
  4. Preposição em: negligente em, versado em, parco em,...

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

O que é transitividade verbal 7 ano?

Gramática. A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo. ... O sentido do verbo viajaram, por exemplo, não necessita de nenhum outro complemento, pois está contido no próprio verbo.

Como saber se a concordância verbal está correta?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

Quais são os tipos de regência?

IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.

Como identificar a transitividade dos verbos?

Transitividade verbal
  1. Um verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto.
  2. Um verbo que tem um objeto indireto como complemento é chamado de transitivo indireto.
  3. Um verbo que tem um objeto direto e um objeto indireto como complementos é chamado de transitivo direto e indireto.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)

Onde em que no qual?

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.

Quando Substituir que pôr o qual?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído. Os exemplos apresentados ficarão, então, assim, com o que substituído por qual: Encontrei o livro o qual você estava procurando.

Tem vírgula antes de a qual?

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.

Como estudar regência?

Estudar regência envolve vários outros tópicos, como transitividade verbal e uso de pronomes oblíquos que exercem função de objeto. Procure estar atento à matéria, inclusive quando estiver lendo sobre outros temas. Você vai perceber como a regência constrói uma linha coerente entre as palavras no texto.

O que é um termo regente?

Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.

O que é a palavra regência?

1. Acto ou efeito de reger. 2. Direcção .

Quais são os erros de regência verbal mais comuns?

No sentido de alcançar ou de ter atingido um determinado destino, deve ser seguido da preposição a, que dará início ao adjunto adverbial, e não da preposição em, como costumeiramente aparece em erros comuns de regência verbal. Por exemplo: Cheguei ao hospital às 11h. (Em vez de “cheguei no hospital às 11h”).

Quais os tipos de concordância nominal?

Concordância Nominal
  • Um substantivo acompanhado (determinado) por mais de um adjetivo: os adjetivos concordam com o substantivo. ...
  • Bastante - bastantes. ...
  • Anexo, incluso, obrigado, mesmo, próprio. ...
  • Muito, pouco, caro, barato, longe, meio, sério, alto. ...
  • É bom, é necessário, é proibido. ...
  • Menos, alerta, pseudo.

Como classificar os verbos de acordo com a transitividade?

Conforme o complemento verbal com o qual estabelecem transitividade, podem ser classificados em: verbos transitivos diretos; verbos transitivos indiretos; verbos transitivos diretos e indiretos.

Qual é a transitividade dos verbos da frase?

O que é um verbo transitivo? Os verbos transitivos precisam de complemento para que possamos dar sentido à frase em que são empregados. Esse complemento pode ser seguido ou não de preposição, o que leva à classificação deles em transitivos diretos, transitivos indiretos ou intransitivos.

O que é verbo transitivo direto indireto é intransitivo?

Os Verbos Transitivos são os verbos que precisam de um objeto como complemento para que possuam sentido completo, podendo ser transitivos diretos ou transitivos indiretos. Os Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento pois possuem sentido completo sozinhos. ... O que é Objeto Direto e Indireto.

Artigo anterior
O que significa TTPA exame de sangue?
Artigo seguinte
Quantas ligações pi tem o benzeno?