Quando usar precisa e precisam?

Perguntado por: Cristiano Francisco Vieira Moura  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (17 avaliações)

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

Precisam é correto?

A palavra precisam, por sua vez, é classificada como verbo. Essa palavra é oriunda da flexão do verbo precisar na terceira pessoa do plural do tempo presente no modo indicativo. O verbo precisar tem como significado o mesmo que necessitar de algo ou de alguma coisa.

Qual a diferença de precisão e precisam?

Precisam vem do verbo precisar. O mesmo que: carecem, necessitam, acertam.

Precisa-se ou Precisam-se de operários justifique?

2. "PRECISA-SE ou PRECISAM-SE de operários?" O certo é "PRECISA-SE de operários". Neste caso, a partícula "SE" tem a função de tornar o sujeito indeterminado.

Precisam ou precisarão diferença?

Precisam ser protegidos. Convém referir que o facto de “precisão” terminar em -ão e sendo esta uma forma de indicar futuro (em outras palavras) pode ser um dos fatores que contribui para que haja alguma confusão. Aqui, e se pretender indicar o futuro do verbo precisar o termo correto é precisarão.

Como Devo Usar? Precisa-se ou Precisam-se!

21 questões relacionadas encontradas

O que significa a palavra precisam?

1. Ter precisão ou necessidade de. 2. Determinar, indicar, calcular de um modo preciso, com exactidão .

Precisam é verbo?

Significado de Precisar

verbo transitivo indireto e transitivo direto Sentir necessidade de; necessitar ou carecer: ele sempre precisava de dinheiro; se precisava alguma ajuda, ninguém aparecia. verbo intransitivo Não ter dinheiro; estar pobre: o prefeito tem o dever de cuidar daqueles que precisam.

Precisam-se de pessoas ou PRECISA-se de pessoas?

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

Qual é correto deve se ou Devem-se?

Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.

PRECISA-se de operários para a obra qual é o sujeito?

5 resposta(s)

Sujeito Indeterminado.

Precisam serem ou precisam ser?

A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.

Qual é o sinônimo de preciso?

93 sinônimos de precisa para 10 sentidos da palavra precisa: Que é necessária e indispensável: 1 necessária, indispensável, imprescindível, obrigatória, forçosa, imperativa, impreterível, fundamental, essencial, vital, primordial, básica, inevitável, inescusável.

Precisam é substantivo?

Significado de Preciso

adjetivo Que não abre espaço para várias interpretações, que é claro. Realizado com perfeição; com excesso de rigor; certo: análise precisa; comentário preciso; processo preciso; valor preciso. ... O adjetivo preciso deriva do latim praecisus.a.um.

Devem se considerar?

Por isso o adequado é o seguinte: – Devem-se mudar as regras. O verbo dever fica no plural, mesmo que o elemento agente, aquele que deve mudar as regras, seja singular. Quando houver partícula apassivadora, dir-se-á que a oração está na voz passiva sintética, e o verbo terá de concordar com o sujeito paciente.

Não deve ou não se deve?

Como o sujeito está no plural, o verbo também tem de estar. Por isso o auxiliar fica no plural: “devem”. A frase equivale à seguinte: “Os filhos não devem ser premiados pelas notas”. A segunda frase, porém, não tem locução verbal – “pretender” não é verbo auxiliar.

Devem ou deve?

Devem ser: locução verbal

Devem ser é uma locução verbal, ou seja, ocorre a junção de um verbo auxiliar a um verbo principal para a transmissão de uma única ação verbal. Em devem ser, devem atua como verbo auxiliar e ser atua como verbo principal.

Qual o sujeito da frase PRECISA-se de trabalhadores?

sujeito indeterminado. “de trabalhadores” é objeto indireto. “se” é índice de indeterminação do sujeito.

PRECISA-se de vendedores qual o sujeito?

Também chamado de Índice de indeterminação do sujeito, é utilizado em frases cujo sujeito é indeterminado, e por muitos gramáticos não é considerado um pronome. Exemplos: Precisa-se de vendedor.

Quando o verbo não vai para o plural?

- o verbo poderá ficar no singular ou no plural. Ex.: Um e outro já veio./ Um e outro já vieram. g) Quando os núcleos do sujeito estiverem ligados por ou - o verbo irá para o singular quando a ideia for de exclusão, e para o plural quando for de inclusão.

Precisa é um verbo transitivo indireto?

Nas palavras do Houaiss, “a regência deste verbo oscila entre uma coisa e outra”, isto é, entre a transitividade direta e a indireta. ... Em todos os demais casos, brasileiros e portugueses concordam: “precisar” é transitivo indireto. Dizemos “Preciso de dinheiro”, “Seu texto precisa de uma boa revisão”.

Precisa é com s ou com z?

Precisa vem do verbo precisar. O mesmo que: carece, necessita, acerta.

Qual a origem da palavra precisar?

Segundo Silveira Bueno, da ideia de “cortado, separado” do Latim PRECISUS veio a noção de se ter a necessidade de algo, de estar privado de alguma coisa, de onde se desenvolveu a semântica de “ser necessário, carecer de”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Artigo anterior
Como renovar o CAM militar?
Artigo seguinte
Como usar bolsa a tira colo?