Quando usar pelo ou por?

Perguntado por: Joaquim Torres Borges  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.9/5 (7 avaliações)

Essas são as variantes da preposição por, respondendo, então, a questão colocada. Assim, usamos pelo/pela quando precisamos dizer: per+lo ou per+la. (A contração da preposição 'por' mais o artigo definido 'o/a'.)

Qual o certo pelo ou por?

Significado de Pelo

contração Através de; junção da preposição per com o artigo definido o: o carro passou pelo túnel. Por aquilo ou por aquele; junção da preposição per com o pronome demonstrativo o: passou pelo sofrimento de perder um filho. Etimologia (origem da palavra pelo).

É correto usar pelo?

A forma correta de escrita da palavra é pela, sem acento agudo. ... Assim, a distinção entre os substantivos e a preposição contraída pelo não é mais feita pela acentuação mas sim pelo contexto em que as palavras ocorrem.

Como usar a palavra por?

Por ou pôr
  1. As palavras por e pôr, com e sem acento circunflexo, existem na língua portuguesa e estão corretas. ...
  2. Por é uma preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante,...
  3. Pôr é um verbo, sinônimo de: colocar, botar, inserir, fixar,...
  4. Exemplos com a preposição por:
  5. Exemplos com o verbo pôr:

Como usar do qual?

“Do qual” é o resultado da junção da preposição “de” com o artigo masculino “o” e o pronome “qual”. Ele é utilizado quando o verbo da oração é transitivo indireto e pede por essa preposição. Exemplo: Este é o filme do qual eu falei. Neste caso, o verbo “falar” pede a preposição “de”: falei de que/quem?

Portuguese| POR x PELO

36 questões relacionadas encontradas

Como usar o porquê?

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.

Quão quando usar?

Quão é usado para expressar intensidade, aumentar a qualidade, intensificando adjetivos e advérbios. Ex: Ela não tem noção de quão bela ela é. Em linguagem formal, a palavra "quão" também pode ser usada no caso de uma comparação, sendo que é usada depois da palavra "tão". Ex: Ele é tão perigoso quão misterioso.

Vai ser É correto?

As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas. Ou seja, ambas indicam uma situação futura. Serão é a forma verbal na terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo ser.

Tem com acento ou não?

A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Estou ao telefone ou no telefone?

Essa expressão costuma gerar bastante dúvidas, porém a forma correta é “Ao telefone”. Sua mãe te chama e você responde: Estou no telefone! Mas não seria: estou ao telefone? O modo “no telefone” é empregado num sentido conotativo de dizer: Fulano está grudado no telefone.

O que vai ser ou será?

A palavra certa é será, com acento agudo no a final, se quisermos indicar uma forma conjugada do verbo ser no futuro do indicativo: ele será.

Vão ou irão qual é o correto?

Apesar de “vão” ser mais comum, as duas construções estão corretas. “Vão” é a conjugação do verbo ir no presente do indicativo enquanto “irão” é conjugação do verbo ir no futuro do presente.

Como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Como usar a expressão tanto quanto?

As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas na expressão de comparações: Ela é inteligente tanto quanto ele.
...
Tanto quanto e tanto como significam na mesma medida em que, podendo ser ainda substituídas pelas expressões:
  1. tal como;
  2. assim como;
  3. bem como;
  4. como;
  5. que nem;
  6. tal qual;
  7. ...

Quão Em pergunta?

Em contexto exclamativo, como interrogativa indireta, pode ser substituído pelo advérbio como: «quanto»: «Não imaginas como eu estou feliz!» Finalmente, numa construção comparativa, é substituível por como e quanto: «É tão bela como/quanto inteligente.»

Quão em português?

Significado de Quão

advérbio Que expressa intensidade; quanto, como: Quão triste é não sentir amor? Linguagem Formal. Que expressa equiparação, comparação: tão bela quão complicada. Etimologia (origem da palavra quão).

Como substituir a preposição por?

1 com destino a, em direção a, na direção de, no sentido de, a, em. Exemplo: Eu vou agora para a empresa. Preposição que indica proximidade: 2 prestes a, quase a, na iminência de, próximo de, a ponto de.

Como usar Aos?

A palavra “ao” é a junção de duas outras, a preposição “a” e o artigo “o”. Ao usar essa preposição junto a um adverbio de lugar, o locutor afirma que o lugar a que ele se refere é o seu destino. Quando você vai, você vai A algum lugar, e este lugar é o seu destino.

Qual o sentido da preposição A?

A preposição “a” é uma das mais ricas de significado da Língua Portuguesa. Ela se liga a centenas e centenas de termos e representa inúmeros significados. Na frase apresentada, há dois termos regentes da preposição “a”: “liberar” e “fazer”: Quem libera, libera algo a alguém; Quem faz, faz algo a alguém.

Qual a diferença entre os porquês?

Por quê: Escrito separado e com o acento, este “por quê” serve para quando a expressão aparecer sozinha ou ao final das frases, significando “por qual motivo”, “por qual razão”. Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”.

Como usar os porquês exemplos?

Uso do Por que, Porquê, Por quê e Porque
  1. Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
  2. Porque: utilizado em respostas. Exemplo: Porque agora não temos tempo.
  3. Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. ...
  4. Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Por que porque Por quê ou porquê exemplos?

Usamos “por quê” (separado e com acento), com o sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo”, no final de frase e, portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação ou de interrogação. Exemplos: Ele não veio à festa no sábado, e eu imagino por quê. Estou feliz e não sei por quê!

Irão ou IRAM qual o correto?

Irão ou iram?
  1. As duas formas – irão e iram – existem na Língua Portuguesa.
  2. irão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo ir.
  3. Obs: Irão com maiúscula é o país (capital Teerão)
  4. iram é a terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo irar.

Irá trabalhar ou trabalhará?

Trabalhará vem do verbo trabalhar. O mesmo que: operará, labutará, obrará, trabucará, dedicará, colaborará, comercializará, sulcará, preparará.

Artigo anterior
Como contactar a deco por e-mail?
Artigo seguinte
O que saber sobre gatos?