Quando usar ofício ou despacho?

Perguntado por: Miguel Rui Nogueira Vaz  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

Além do "Ofício", é possível utilizar o documento "Despacho" para continuidade de ações administrativas, com conteúdo informativo ou de expediente, e decisórias, referentes a assuntos submetidos à apreciação de autoridade competente.

Qual a função de um ofício?

O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

O que é despacho de ofício?

É a decisão ou o encaminhamento emanado de autoridade administrativa acerca de assunto submetido a sua apreciação.

Em que momento os ofícios devem ser utilizados?

Como falamos acima, este documento geralmente é utilizado pela Administração, mas também pode ser utilizado por particulares. ... Quando entidades privadas, empresas ou pessoas, fazem uso dele, geralmente ocorre em situações em que será enviado para a Administração Pública ou por autoridades que fazem parte dela.

O que colocar em despacho?

Estrutura do despacho

A data (por extenso) deve ser precedida da preposição “Em (Ex.: Em 23 de janeiro de 1999), alinhada à direita. É o conteúdo do despacho, a exposição do assunto, com as informações da decisão ou do encaminhamento. Se contiver mais de dois parágrafos, convém numerá-los a partir do segundo.

Ofício | Redação oficial - Brasil Escola

15 questões relacionadas encontradas

Quando se usa o despacho?

Além do "Ofício", é possível utilizar o documento "Despacho" para continuidade de ações administrativas, com conteúdo informativo ou de expediente, e decisórias, referentes a assuntos submetidos à apreciação de autoridade competente.

Como escrever um Bom despacho?

A palavra DESPACHO (caixa-alta) será acompanhada da forma abreviada de Nº (caixa-alta), do número serial do despacho, do ano de produção com quatro dígitos e das iniciais de quem o expede. Por interesse de destaque, esse conjunto de informações, convencionalmente, aparece centra- lizado, sem negrito.

Qual a maneira correta de fazer um ofício?

Conclusão sobre como elaborar ofícios
  1. Documento formal, que pode seguir formatos e regras específicas que variam caso a caso.
  2. Cuidados com a linguagem, correção ortográfica e gramatical.
  3. Identificação clara do destinatário e do tipo de ofício.
  4. Clareza e concisão na demanda ou comunicado.

Como deve ser feito um ofício?

O ofício é um documento largamente usado em procedimentos para solicitação de algo ou de algum serviço.
...
Os dados que precisam constar no ofício são:
  1. nome;
  2. CPF ou CNPJ;
  3. informações pessoais;
  4. endereço;
  5. data e local;
  6. número de ofício.

Quais são as características de um ofício?

O ofício é um tipo de texto que está muito ligado ao ambiente de trabalho, é uma correspondência entre autoridades que tenham o mesmo cargo ou função ou entre um funcionário de cargos hierarquicamente inferior para um superior.

O que acontece depois do despacho?

Conclusos para despacho é um termo jurídico utilizado para indicar que um processo se encontra na posse do juiz e pronto para ser analisado por este. Posteriormente, o juiz dará a sua decisão sobre qual será o próximo encaminhamento do caso. ... O tempo para que um processo esteja concluído para despacho é muito variável.

O que acontece depois de publicado o despacho?

Em resumo, significa que o processo se encontra pronto em uma certa fase processual e que está com o juiz para que, após avaliar o conteúdo de uma petição, possa definir qual será o próximo passo ou movimentação que a ação deve seguir, além de estabelecer o envio correto para que o mesmo chegue ao seu fim.

O que vem depois de publicado despacho?

Concluso para despacho é um termo jurídico muito usado e quer dizer que o processo encontra-se pronto em uma determinada fase e está com o juiz e ele vai determinar qual o próximo passo, ou seja, qual a movimentação administrativa que o processo deva seguir e ser encaminhado de forma correta para que o mesmo chegue ao ...

Quais são os tipos de ofícios?

Quais são os tipos de ofício?
  • Pedido ou requisição. Um ofício nesse formato serve para os casos nos quais um pedido precisa ser feito por alguém com autonomia ou autoridade para tanto. ...
  • Solicitação. ...
  • Comunicado. ...
  • Pedido de apoio/patrocínio. ...
  • Extra-judicial.

O que acontece depois da juntada de ofício?

Após a juntada de uma petição, o processo é encaminhado para o juiz analisá-la, geralmente. Dessa forma, provavelmente, o próximo andamento processual será o da conclusão (clique no link para saber mais).

O que significa agir de ofício?

Ato de ofício é a manifestação - geralmente, um documento assinado - da vontade de uma autoridade (um juiz, um chefe de administração) que o expediu sem que houvesse qualquer solicitação externa. A autoridade toma a iniciativa por achar conveniente fazê-lo. Um juiz não pode, por exemplo, agir sem ser provocado.

Como se elabora un ofício formal?

  1. OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO. Ofício nº ___/___ À Secretaria de Saneamento (nome do órgão). Município de (cidade) – (estado). ...
  2. OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO. Ofício ___/___ Ao Senhor (nome) (Cargo)

Quais as normas da ABNT para ofícios?

CURRÍCULOS, OFÍCIOS, TRABALHOS, CARTAS COMERCIAIS CONFORME AS REGRAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT
  • margem superior: 3 cm.
  • margem inferior: 2 cm.
  • margem esquerda: 2 cm.
  • margem direita: 3 cm.

Como é feito um despacho?

São todos os atos praticados no curso de um processo ou de um procedimento que não possuem conteúdo decisório. Os despachos apenas ordenam a realização de determinadas providências, para dar seguimento ao feito.

Como fazer um despacho de petição inicial?

2. Despacho inicial. O despacho inicial corresponde ao primeiro momento processual em que o juiz tem contato físico com os autos do processo, após a entrada no cartório distribuidor (mais de um juízo competente na mesma comarca) ou de protocolo (único juízo na comarca) (CPC, art. 263).

Como se deve numerar um processo?

As folhas dos processos serão numeradas em ordem crescente, sem rasuras, devendo ser utilizado carimbo próprio para colocação do número, conforme modelo abaixo, aposto no canto superior direito da página, recebendo, a primeira folha, o número 1.

Quando o juiz dá um despacho?

Quanto tempo o juiz pode levar para proferir o despacho? A regra geral prevista no Código de Processo Civil é a de que o juiz proferirá os despachos em 5, as decisões em 10 e a as sentenças em 30 dias. O Conselho Nacional de Justiça sugere, ainda, que o processo tenha andamento a cada 30 (trinta) dias.

Quais são os tipos de despachos?

Esses atos podem ser de quatro diferentes espécies:
  • a) despachos, também chamados de despachos de mero expediente;
  • b) decisões, também chamadas de decisões interlocutórias;
  • c) sentenças;
  • d) acórdãos.
  • Os despachos são os atos dos juízes que se destinam apenas a dar impulso a um processo.

O que é um despacho de macumba?

Esse tipo de situação é conhecido como "Despacho" na umbanda, que é a realização de oferendas depositadas em lugares como uma encruzilhada (cruzamento de estradas, ruas ou caminhos, como foi o caso), além de cruzeiro das almas, matas, rios, descampados, mares.

O que acontece quando um processo é publicado no Diário Oficial?

Mas, afinal, o que acontece quando o processo sai no Diário Oficial? ... Ou seja, quando o processo sai no Diário Oficial, o intimado deve efetuar uma consulta eletrônica do seu processo, no site do Tribunal de Justiça do seu estado, para averiguar decisões e quais ações deve tomar em seguida.

Artigo anterior
Como trabalhar com 99 entregas?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de leitores?