Quando usar o código 150 e 155 na sefip?

Perguntado por: William Almeida de Vicente  |  Última atualização: 16. April 2025
Pontuação: 5/5 (12 avaliações)

150 e 155 na mesma competência – Devem ser utilizados os códigos 150 e 155, na mesma competência, nos casos onde a empresa construtora tiver obras executadas por empreitada total (código 155) e parcial (código 150).

Quando usar o código 150 na GFIP?

b) Código 150 - Para recolhimento/declaração de empresa prestadora de serviço, com cessão de mão-de-obra e de trabalho temporário (Lei nº 6.019/74), em relação aos trabalhadores cedidos, ou de obra de construção civil executada por empreitada parcial (empresa não responsável pela matrícula da obra junto ao INSS).

Qual a diferença do código 150 e 155?

150 - cessão de mão-de-obra e empreitada parcial; 155 - empreitada total ou obra própria; 211 - cooperados que prestam serviços por intermédio de cooperativa de trabalho (código novo); 608 - dirigente sindical; 650 - reclamatória trabalhista.

Como fazer uma sefip com o código 155?

É só fazer uma GFIP com o código 150, com os tomadores (CNPJ) e alocando os trabalhadores; e outra GFIP para o código 155, incluindo a obra/CEI como tomador e alocando os empregados que trabalham nela.

Como fazer sefip código 150?

Como configurar
  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal (WDP) > aba Empresa > ícone Departamento;
  2. Informe a Empresa e clique no ícone "Novo";
  3. Para o cadastro do departamento tomador, é importante que informe todos os dados referentes ao "Endereço", "Telefone", "Código de Rec.

GFIP 150 e 155 - Construtoras - Construção Civil

44 questões relacionadas encontradas

O que é código de recolhimento 150?

150 Recolhimentos ao FGTS e informações à Previdência Social de empresa prestadora de serviços com cessão de mão de obra e empresa de trabalho temporário (Lei nº 6.019/74), em relação aos empregados cedidos, ou de obra de construção civil – empreitada parcial.

Como recolher a diferença de FGTS pago a menor?

Para recolhimento ao FGTS das diferenças faltantes deve ser gerada nova GFIP/SEFIP contendo todos os empregados. Para os empregados em que o FGTS foi recolhido corretamente, deve constar as mesmas informações da SEFIP anterior com a modalidade “9”.

Qual a diferença da modalidade 1 e 9 sefip?

Observe que o primeiro empregado se trata de um PRO-LABORE e está na modalidade 1, enquanto que no segundo empregado, a modalidade é “em branco” (haverá recolhimento do FGTS) e o terceiro, a modalidade é 9 (significa que o FGTS deste empregado já foi recolhido anteriormente).

Qual o código de recolhimento para sefip sem movimento?

O Código de Recolhimento para SEFIP sem Movimento é o Código 115; Marque o check box Ausência de Fato Gerador (Sem Movimento); Salve e execute o processamento.

Quando usar o código 115 na sefip?

NOTAS: Os códigos 115, 130, 150, 155, 608 e 650 serão utilizados nos casos de recolhimento ao FGTS e informações para a Previdência Social. Caso o recolhimento ao FGTS não seja efetuado, deverão ser utilizados os códigos 905, 909, 907, 908, 910 e 904, respectivamente.

Quando usar a modalidade 9 na sefip?

Quando há desmembramento de trabalhadores de uma GFIP/SEFIP incorreta para mais de uma GFIP/SEFIP correta, deve ser utilizada a Modalidade 9 para os trabalhadores, independente da vinculação no SEFIP, seja permanecendo com os mesmos dados da GFIP/SEFIP incorreta ou com novos dados do empregador.

Quando usar o FPAS 507?

A pessoa jurídica que se dedique à fabricação de alimentos e pratos prontos (cozinha industrial) deve recolher as contribuições decorrentes de tal atividade de acordo com o FPAS 507, independentemente do local onde se dê a fabricação e a entrega do produto.

Como fazer uma guia complementar de FGTS?

Como gerar a GRRF Complementar no sistema
  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal > aba Guias > ícone SEFIP / GRRF;
  2. Marque as opções "GRRF" e "Disco", informe o diretório de destino para a geração do arquivo, selecione o responsável pelas informações e clique em "Avançar";

Como fazer GFIP de anos anteriores?

Passos para transmitir a GFIP:
  1. Acesse o site Conectividade Social ICP. Utilize seu certificado digital para acessar o site.
  2. Envie o arquivo SEFIP. ...
  3. Informe o Município de Arrecadação. ...
  4. Anexe o arquivo do sistema SEFIP. ...
  5. Salve o Protocolo de Envio. ...
  6. Abra novamente o SEFIP. ...
  7. Encontre o arquivo ICP. ...
  8. Abra o arquivo do protocolo.

Quem determina o Código GFIP?

O Código da GFIP é definido pelo Médico do Trabalho ou Engº de Segurança do Trabalho, que, ao elaborar o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT, identifica se as medidas de controle estão sendo aplicadas pela empresa, identificando que as medidas adotadas pela empresa são insuficientes para controle ...

Precisa fazer GFIP Sem movimento?

Quando o início da atividade não ocorrer simultaneamente com a abertura da empresa ou com a matrícula da pessoa física equiparada à empresa junto à Previdência Social, deve ser entregue uma Gfip/Sefip com ausência de fato gerador (sem movimento) para a competência da abertura ou da matrícula. 2.

É obrigatório enviar GFIP Sem movimento?

Só é obrigatório o envio da GFIP sem movimento para a primeira competência da ausência de informações; e empresas que encerraram suas atividades, para que seja possível emitir o CRF (Certificado de Regularidade do FGTS);

Precisa enviar GFIP Sem movimento em 2024?

Então, até essa competência ainda será necessário enviar a GFIP sem movimento no mês da abertura da empresa, por conta da CRF. 📌E a partir de 01/2024 não será mais necessário, pois será utilizado as informações enviadas para o eSocial.

Para que serve a modalidade 1 no sefip?

Quando não for recolhido o FGTS devido na competência, o empregador/contribuinte deve transmitir pelo Conectividade Social um arquivo com Modalidade 1 - Declaração ao FGTS e à Previdência, configurando a confissão de débito para o Fundo de Garantia.

O que é categoria 1 na sefip?

1. O trabalhador avulso com vínculo empregatício a prazo indeterminado, registrado no OGMO, cedido a operador portuário em caráter permanente, é considerado segurado empregado, devendo ser informado com a categoria 01 na GFIP/SEFIP do operador portuário.

O que substitui a sefip?

DCTFWeb para substiruir a SEFIP (em relação à GRF e GRRF) gerada pela CAIXA, com base nas informações prestadas pelo empregador através do eSocial, para permitir o cumprimento das obrigações legais relativas ao FGTS, por meio da nova Guia para Recolhimentos Mensais e Rescisórios do FGTS, denominada GRFGTS – Guia de ...

Como fazer diferença de FGTS na sefip?

Como gerar diferença de FGTS na SEFIP?
  1. Acesse o menu Relatórios > Informativos > Mensais > GFIP;
  2. No campo Modalidade, selecione a opção '0 - Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência';
  3. Informe os demais dados e clique no botão [OK];

Como achar diferença de FGTS na sefip?

Valor de FGTS divergente entre o sistema e SEFIP

Para conferir os valores de FGTS, gere no sistema o espelho SEFIP e na SEFIP gere a RE - Relação de Trabalhadores. Para gerar o espelho da SEFIP acesse a aba Guias - SEFIP/GRRF. Realize a comparação entre os dois relatórios.

Como retificar sefip já paga?

Para retificar a SEFIP, é necessário utilizar o programa SEFIP disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Este programa permite a correção de informações como valores de FGTS, remuneração dos funcionários, entre outros dados importantes.

Artigo anterior
O que o teatro desenvolve nas pessoas?
Artigo seguinte
O que é reserva de emergência em educação financeira?