O que é o planejamento da contratação?

Perguntado por: Raquel Margarida de Mendes  |  Última atualização: 6. Juli 2024
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O Plano Anual de Contratações é um instrumento de planejamento macro, com o qual devem ser compatibilizadas as fases preparatórias dos procedimentos licitatórios a serem realizadas no período, conforme artigo 18 da Lei nº 14.133/2021.

Qual documento dá início ao planejamento da contratação?

A fase de Planejamento da Contratação terá início com o recebimento pela Área de TIC do Documento de Oficialização da Demanda, elaborado pela Área Requisitante da solução, que conterá no mínimo: [...]

Quem compõe a equipe de planejamento da contratação?

Equipe formada por servidores das áreas envolvidas no planejamento da contratação, composta por: Integrante Técnico; Integrante Administrativo; Integrante Requisitante.

Quais são as 3 fases do processo de contratação pública?

Art. 20. O Planejamento da Contratação, para cada serviço a ser contratado, consistirá nas seguintes etapas: I - Estudos Preliminares; II - Gerenciamento de Riscos; e III - Termo de Referência ou Projeto Básico.

O que é o Plano Anual de contratação?

Plano de Contratação Anual - PCA é o documento que consolida todas as compras e contratações que o órgão ou entidade pretende realizar ou prorrogar, no ano seguinte, e contempla bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação.

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19 questões relacionadas encontradas

Como fazer um planejamento de contratação?

Como funciona o planejamento de recrutamento e seleção na prática
  1. Defina seus objetivos.
  2. Preveja as necessidades futuras de contratação.
  3. Deixe claro qual o perfil de candidato que você deseja atrair.
  4. Reveja sua proposta de valor para o funcionário.
  5. Desenvolva sua estratégia de sourcing.

Quais são os objetivos do plano de contratações anual?

Nessa medida, conforme a nova lei de licitações e contratos, os objetivos do plano de contratações anual são: a) racionalizar as contratações dos órgãos e entidades; b) garantir o alinhamento com o planejamento estratégico; c) subsidiar a elaboração das respectivas leis orçamentárias.

Quais são as etapas de contratação?

7 etapas do processo de contratação de funcionários
  1. 1 – Divulgação da vaga. ...
  2. 2 – Seleção de currículos e contato com os candidatos. ...
  3. 3 – Realização de testes e entrevistas. ...
  4. 4 – Apresentação da carta proposta. ...
  5. 5 – Preparo da documentação. ...
  6. 6 – Realização do exame admissional. ...
  7. 7 – Integração e onboarding.

Quais as etapas do processo de contratação?

O processo de admissão reúne etapas desde o anúncio da vaga de emprego, até a contratação do profissional, incluindo a fase de entrevistas, exame admissional e a preparação da documentação do profissional que em seguida será assinada pelo novo colaborador e pela empresa.

Como se chama o processo de contratação?

Admissão: saiba o que é, datas e documentos necessários. Admissão é o processo para formalizar a contratação de um colaborador e tem a finalidade de autorizar a prestação de serviços via pessoa física ou pessoa jurídica.

Quem deve fazer o ETP?

Quem elabora o ETP? Demandante, ou setor técnico e demandante, ou equipe de planejamento da contratação. E todos os envolvidos poderão assinar em conjunto o ETP.

Quais documentos são indispensáveis no processo de contratação com a Administração Pública?

Documentos para licitação necessários na lei 8666/93
  1. Documentos de Habilitação Jurídica. ...
  2. Documentos de Regularidade Fiscal. ...
  3. Documentos de Qualificação técnica. ...
  4. Documentos de Qualificação Econômico-financeira. ...
  5. Documentos complementares.

O que é o princípio do planejamento estratégico das licitações?

Segundo Marçal Justen Filho, o princípio do planejamento significa o dever de previsão das ações futuras, abrangendo inclusive eventos não relacionados diretamente à atuação administrativa, de modo a adotar as providências mais adequadas e satisfatórias para a realização das finalidades pretendidas.

Quem vem primeiro ETP ou DFD?

A partir do DFD, será elaborado o ETP, o qual será materializado no sistema do Gover- no Federal ETP Digital.

Quem faz o DFD?

Portanto, cada Unidade que possui demanda em algum processo deve elaborar esse documento. A Unidade deve elaborar um DFD por processo, conforme a organização dos itens realizada pelo DCOM. Assim, toda Unidade com demanda elabora o DFD, considerando apenas a demanda da própria Unidade referente ao processo.

O que são os requisitos da contratação?

Os requisitos da contratação são as condições indispensáveis para a solução atender à pretensão contratual, tais como a indicação da natureza do serviço (se continuado ou não), os padrões mínimos de qualidade, os critérios de sustentabilidade, dentre outros.

Quanto tempo dura o processo de contratação?

Quanto tempo demora o processo de admissão? O processo de admissão de um novo colaborador varia em cada empresa, mas, no geral, tende a ser bem demorado. Desde a entrega da documentação até a digitalização de dados, pode levar cerca de duas semanas.

Qual o prazo de contratação?

Por lei, o tempo máximo é de dois anos. Se a duração for menor do que dois anos, é permitida uma prorrogação, desde que o tempo total não ultrapasse os dois anos. Caso ele seja prorrogado por mais tempo do que o limite acima, a contratação passa automaticamente a ser por prazo indeterminado.

Quanto tempo demora processo de contratação?

A reposição de um funcionário, mesmo que planejada, consome tempo e recursos da empresa. Pesquisas mostram que o Brasil é o segundo país com maior índice de contratações erradas. Neste cenário, os processos seletivos podem levar, em média, de oito a 12 semanas, desde a divulgação da vaga até o aperto de mãos final.

Quais as 5 etapas do processo seletivo?

E, para que nenhuma das etapas seja esquecida, basta acompanhar este artigo!
  1. #1 Triagem de currículos. ...
  2. #2 Testes online. ...
  3. #3 Apresentação pessoal e processo seletivo em grupo. ...
  4. #4 Entrevista com RH. ...
  5. #5 Entrevista com gestores: etapa final do processo seletivo.

Como saber se a empresa vai me contratar?

Como saber se a empresa vai me contratar?
  1. Observe os requisitos da vaga. ...
  2. Compare a lista com as suas qualidades. ...
  3. Selecione algumas dessas qualidades para compor sua resposta. ...
  4. Estude a empresa. ...
  5. Demonstre entusiasmo. ...
  6. Mostre que você tem fit cultural com a empresa. ...
  7. Pense com antecedência.

Quais são as novas formas de contratação?

Dentre as novas modalidades trazidas pela nova lei, foram destacados os contrato de trabalho intermitente, o teletrabalho e o regime em tempo parcial (este último já existente anteriormente, mas que foi alterado em grande parte). Há ainda o contrato de trabalho avulso, que prescinde de vínculo empregatício.

O que é o Sistema PGC?

O sistema PGC é uma ferramenta eletrônica que consolida todas as contratações que o órgão ou entidade pretende realizar no exercício subsequente, acompanhadas dos respectivos Estudos preliminares e Gerenciamento de riscos.

O que deve ter no DFD?

O DFD deve conter os seguintes elementos:
  • a justificativa da necessidade da contratação;
  • a quantidade de serviço ou produtos a serem adquiridos;
  • a previsão de data em que deve ser iniciada a prestação dos serviços ou recebimento dos produtos;

O que é PCA na administração pública?

BREVE HISTÓRICO – Anteriormente, denominado Plano Anual de Contratações (PAC), o atual PCA foi disciplinado em 2022 pelo DECRETO Nº 10.947, DE 25 DE JANEIRO DE 2022 – DOU – Imprensa Nacional, que regulamenta o inciso VII do caput do art.

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