Quando usar no qual ou o qual?

Perguntado por: Isabel Baptista de Barbosa  |  Última atualização: 5. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Quando usar o do ou no?

O professor explicar que 'no' se trata da junção 'em' + 'o' e tem sentido de noção de tempo, 'nesse dia'. Já 'do' seria a junção 'de'+ 'o', o que dá uma noção de pertencimento, 'todo dia tem um céu'.

Quando usar Qual ou quais?

O pronome relativo qual vem sempre precedido de um artigo: o qual, a qual, os quais, as quais. Emprega-se preferencialmente depois de preposições com duas ou mais sílabas ou depois de locuções prepositivas (sobre o qual, durante a qual, ao lado dos quais). Li um livro sobre o qual nunca tinha ouvido falar nada.

Quando se usa ao ou no?

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

O que é o qual?

Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado.

Quando usar DO QUAL ou NO QUAL?

29 questões relacionadas encontradas

Qual o sinônimo de o qual?

1 que, a qual. Exemplo: Este é o livro sobre o qual eu fiz uma análise crítica.

O que substitui a qual?

1 sinônimo da palavra a qual: Pronome relativo: 1 que.

Como usar o qual seja?

Qual seja.

Ao contrario de ou seja, admite a concordância normal: Procura alguns empregados, quais sejam dois escriturários, um contador e um tesoureiro. É forma a evitar, porém.

O que quer dizer b * * * * * * em Portugal?

O significado de "buceta" em Portugal é uma expressão vulgar que se refere à genitália feminina. É importante ressaltar que seu uso é considerado inadequado e desrespeitoso.

Onde é no qual?

Na língua culta, escrita ou falada, "onde" deve ser limitado aos casos em que há indicação de lugar físico, espacial. Quando não houver essa indicação, deve-se preferir o uso de em que, no qual (e suas flexões na qual, nos quais, nas quais) e nos casos da ideia de causa / efeito ou de conclusão.

Tem vírgula antes de o qual?

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto.

Onde pode ser substituído por o qual?

Além de ser um pronome relativo, o termo "Onde" também é um advérbio de lugar e faz referência a um lugar fixo, estático, isto é, sem movimento. Assim, "Onde" pode ser substituído pelas expressões na qual, no qual ou em que.

Porque que substitui por qual?

O termo “por que” pode ser substituído por expressões como “por qual motivo” e “por qual razão”, entre outras. Veja: Por qual motivo você não me falou nada? Não sei por qual razão isso acontece.

Quando a qual tem crase?

Usa-se a crase, ainda, antes dos relativos "que", "qual" e "quais" quando o "a" ou "as" puderem ser substituídos por "ao" ou "aos". Usa-se a crase nas indicações de horas, desde que determinadas. Chegou às 8 horas.

Qual é a maneira certa de dizer?

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

Qual é o certo mim ou me?

Quando devemos usar 'MIM' ou 'ME'

É o seguinte: o “MIM” sempre virá depois de uma preposição, como “para”, “a” ou “de”. Exemplo: “Ela mãe gosta muito de mim”. Já “ME” sempre estará junto a um verbo e não terá preposição antes. Exemplo: “Minha mãe me ama muito”.

Como pronome?

Como – Exerce a função de pronome pelo fato de anteceder uma expressão que indica modo – motivo pelo qual ocupa o posto de adjunto adverbial de modo. Não gostamos da maneira como somos tratados.

Como identificar o pronome relativo?

O pronome relativo faz a retomada de um substantivo anteriormente mencionado em uma frase. Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.

Em qual dia ou em que dia?

Convém usar a preposição em antes do pronome que. O mesmo vale para no momento em que.

Artigo anterior
Qual era o povo indígena que habitava na maior parte do estado do Paraná?
Artigo seguinte
Quando um gasto deve ser classificado como um custo?