Quem paga os 40% do fundo de garantia?

Perguntado por: Ana Doriana de Lopes  |  Última atualização: 24. Juli 2024
Pontuação: 4.9/5 (12 avaliações)

Nos casos em que o trabalhador é demitido sem justa causa, ele tem direito a receber do empregador a quantia de 40% sobre a multa rescisória do FGTS. Excetuando-se as hipóteses em que há acordo entre as partes, culpa recíproca ou força maior, nas quais a alíquota da multa rescisória é de 20%.

Quem paga os 40 do FGTS a empresa ou a Caixa?

O empregador deve depositar a multa rescisória na conta do FGTS do trabalhador em até 10 dias úteis após o fim do contrato de trabalho. O valor de 40% sobre o saldo para fins rescisórios deverá ser sacado junto com o saque-rescisão, caso o trabalhador opte por essa modalidade.

Onde sacar a multa de 40% do FGTS?

Você tem dois meios onde sacar multa rescisória. Pode ser em uma agência da Caixa, com seus documentos de identificação como RG, CTPS e número do PIS/NIS/NIT, e também pode sacar a multa pelo aplicativo FGTS, seguindo as instruções na área “Meus saques”.

O que acontece se a empresa não depositar a multa de 40% do FGTS?

O que fazer? Caso o empregador constantemente atrase o pagamento dos salários, o empregado poderá pleitear a rescisão indireta do contrato de trabalho, bem como pedir indenização por danos morais e multa, caso exista previsão em acordo ou convenção coletiva.

Quanto tempo demora para cair a multa de 40% do FGTS?

O prazo para o dinheiro cair na conta é de até 5 dias úteis.

Quem deve pagar a multa de 40% do FGTS?

27 questões relacionadas encontradas

O que acontece se a empresa não paga os 40 por cento?

De acordo com o disposto no parágrafo 8º do artigo 477 da CLT, o descumprimento do prazo de pagamento da multa de 40% do FGTS gera o direito ao pagamento de um multa a favor do empregado, em valor equivalente ao seu salário. Fique atento! Advogado Sócio do Rosário, Pereira e Corazza Advogados Associados.

Quanto tempo a multa rescisória demora para cair na conta?

Quanto tempo demora para cair a multa rescisória na conta? Quem é responsável pelo pagamento da multa é o próprio empregador. De acordo com a CLT, o prazo para pagamento das verbas rescisórias em caso de aviso prévio indenizado ou trabalhado é de 10 dias corridos após o término do contrato de trabalho.

Quanto tempo demora para Caixa liberar a multa rescisória?

O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis. O trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.

Quem optou pelo saque-aniversário recebe a multa de 40?

Quem optou pelo saque-aniversário pode sacar o FGTS na rescisão? Não. A opção pela modalidade saque-aniversário impede o saque do FGTS quando ocorre a demissão sem justa causa. No entanto, o trabalhador tem o direito a receber a multa de 40% sobre o saldo do FGTS.

O que fazer se a empresa não depositar a multa do FGTS?

Ao não realizar o pagamento das verbas no prazo legal de 10 dias corridos, o empregador imediatamente passa a dever ao empregado, além do FGTS e da multa de 40 %, também um valor de um salário base do empregado, a título de multa.

Como é feito o pagamento dos 40% do FGTS?

Os trabalhadores que aposentarem, a partir de janeiro de 2020, podem consultar no aplicativo FGTS o valor liberado para saque e manifestar o seu desejo de receber os valores, indicando uma conta bancária de sua titularidade em qualquer Instituição Financeira para crédito.

Onde eu vejo o valor da multa rescisória?

Onde vejo o depósito da multa rescisória? Pode verificar através do extrato do FGTS que pode ser consultado no aplicativo do fundo de garantia. Mas você também pode ir pessoalmente à uma agência da Caixa.

Quem paga os 40 a empresa ou o governo?

O empregador deve depositar a multa rescisória na conta do FGTS do trabalhador em até 10 dias úteis após o fim do contrato de trabalho. O valor de 40% sobre o saldo para fins rescisórios deverá ser sacado junto com o saque-rescisão, caso o trabalhador opte por essa modalidade.

Quem fez o saque aniversário pode sacar a multa rescisória?

Trabalhador com Saque-Aniversário do FGTS: poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória. O saldo remanescente na conta do FGTS poderá ser sacado nos Saques-Aniversários futuros.

Tem que ir na Caixa para sacar a multa rescisória?

A multa de 40% do FGTS é depositada diretamente na conta do FGTS do trabalhador. Essa conta é vinculada ao número do PIS/PASEP do trabalhador e pode ser acessada através do site da Caixa Econômica Federal, do aplicativo do FGTS ou diretamente nas agências bancárias da Caixa.

Precisa da chave para sacar a multa rescisória?

A partir deste mês, trabalhadores que forem demitidos sem justa causa não precisam mais que seus empregadores emitam uma chave de autorização para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O que preciso levar para sacar a multa rescisória?

Documentos necessários para o saque: • Carteira de Trabalho; e • Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado; e • Número de inscrição PIS/PASEP/NIS; e • Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho- TQRCT ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho -THRCT.

Como aparece no extrato do FGTS a multa rescisória?

A multa rescisória referente ao FGTS não costuma aparecer no extrato do FGTS porque ela não está diretamente relacionada aos depósitos mensais feitos pelo empregador na sua conta do FGTS. A multa rescisória é uma obrigação legal que a empresa deve cumprir em caso de demissão sem justa causa.

Em qual conta é depositada a multa do FGTS?

O valor da multa FGTS será depositado na conta do FGTS vinculada ao contrato de trabalho em questão. O saldo pode ser transferido para qualquer banco via aplicativo FGTS, que está disponível tanto para o sistema Android como para iOS.

Como sacar a multa de 40% do FGTS pelo aplicativo?

Todo o procedimento de saque FGTS pode ser realizado por meio do aplicativo, sem a necessidade de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Para solicitar o saque, você deve baixar o aplicativo FGTS e acessá-lo, com o número de CPF e a senha. Depois, clique sobre o botão “Solicite seu saque 100% digital”.

Sou obrigada a devolver os 40% para a empresa?

O acordo trabalhista com a multa de 40% é ilegal. Apesar de ser constantemente realizado. Então, caso seja feito esse combinado com o patrão, o correto é que seja cumprido. Contudo, você não tem a obrigação de devolver esse valor, já que a CLT deixa bem claro o que pode ser feito nesses casos.

É possível dar entrada no seguro desemprego antes de sacar o FGTS?

O saque do FGTS e a solicitação do Seguro-Desemprego não tem relação, portanto, cabe ao trabalhador definir se prefere dar entrada no benefício antes ou após o recebimento do FGTS junto à multa rescisória, que corresponde a 40% do valor total dos depósitos realizados pela empresa ao longo do contrato.

Quando começa a contar os 10 dias para pagamento da rescisão?

Após a demissão do funcionário, a empresa tem até dez dias corridos para efetuar o pagamento das verbas rescisórias, ou seja, todos os direitos e valores a que o colaborador tem direito ao ser desligado da empresa. A contagem dos dez dias começa a partir do dia seguinte ao término do contrato de trabalho.

Artigo anterior
Quando a força normal é igual a zero?
Artigo seguinte
O que significa 1 FT na trena?