Quando usar mim exemplos?

Perguntado por: Carolina Yasmin Anjos de Batista  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (54 avaliações)

Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.
...
Veja os exemplos:
  1. Deixou o trabalho para eu fazer. CORRETO.
  2. Deixou o trabalho para mim fazer. ...
  3. Nuno guardou o presente para eu ver. ...
  4. Nuno guardou o presente para mim ver.

Quando se usa o MIM?

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração. Ou seja, a função sintática que os termos assumem nas orações é a principal diferença e parâmetro para saber quando utilizar cada um deles.

Quando usar mim ou eu exemplos?

Para mim: quando exerce a função de objeto indireto na oração, sendo sempre precedido de uma preposição que, nesse caso, é o “para”: comprou para mim; escreveu para mim; etc. Para eu: exerce a função de sujeito da oração, sendo sempre acompanhado de um verbo no infinitivo: para eu comprar; para eu escrever; etc.

É errado falar pra mim?

Ela só pode ser exercida pelos pronomes pessoais retos, nunca pelos oblíquos, como é o caso do pronome mim. Errado: Há vários exercícios para mim fazer. Correto: Há vários exercícios para eu fazer. Nada de errado nessa construção.

Qual é o certo para mim ou para eu?

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Quando usar “me” e “mim”. Com Professor Noslen!

43 questões relacionadas encontradas

Qual o correto entre eu e você ou entre mim e você?

Então, o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo. Da mesma forma será com as demais preposições: para mim e você, para mim e ti, sobre mim e ele, entre mim e ela, contra mim, por mim, etc.

O que vem primeiro eu ou você?

Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)

E eu e vc ou vc é eu?

Os dois estão certos. A questão aqui é apenas a forma mais educada de se dizer: você e eu!

Qual é o certo eu e ele ou ela e eu?

Agora por uma questão de delicadeza: quem pronunciar em primeiro lugar o pronome eu, põe mais em evidência a sua própria pessoa; quem proferir em primeiro lugar ela, põe mais em evidência a outra pessoa. Pode surgir determinada situação em que, por cavalheirismo, seja conveniente falar deste modo: «Ela e eu…».

Qual é o correto eu e Maria ou Maria e eu?

Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»

Qual a ordem correta Eu é fulano ou fulano é eu?

Quando no sujeito composto há um da 1. ª pessoa do singular (eu), é boa norma de civilidade colocá-lo em último lugar: Carlos, Augusto e eu fomos promovidos.

Qual é o correto eu e minha mãe ou minha mãe e eu?

Por exemplo: "Minha mãe pediu para eu lavar a louça", "Vou comprar livros para eu estudar" ou "Tinha tanta coisa pra eu arrumar ontem". Diferente de eu, a palavra mim é um pronome pessoal oblíquo tônico.

É entre eu e ele ou entre mim e ele?

A construção correta é «entre mim».

É certo falar entre eu e TI?

O pronome regido pela preposição entre deve aparecer na forma oblíqua. Assim, é correto dizerentre mim e ele, entre ela e ti, entre mim e ti.

Pode começar uma frase com eu?

Iniciar uma frase com pronome é um mau começo! ... É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência.

Artigo anterior
Qual é a magia do número 7?
Artigo seguinte
O que é um líquido mais volátil?