Quando usar lajes nervuradas?

Perguntado por: Mélanie Margarida Pereira de Faria  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

Laje nervurada é um tipo de laje maciça feita com nervuras de concreto interligadas entre si por uma capa ou mesa de compreensão. Ela é recomendada para obras com grandes vãos, maiores que 5 metros. Além de proporcionar uma bela estética, a laje nervurada usa menos concreto, o que traz economia para a obra.

Em qual situação a utilização de lajes nervuradas se tornará vantajosa?

De acordo com Souza, para edifícios baixos, com vãos de até 5 m, com aspecto retangular e pouca repetição de pisos, é mais vantajoso o emprego do sistema nervurado com a utilização de vigotas treliçadas ou convencionais – vigotas tipo trilho.

Qual a principal vantagem da laje nervurada?

Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície. Para vãos acima de 7,0 metros vale a pena investir na possibilidade do uso da laje nervurada.

Quais as vantagens e desvantagens na utilização de lajes nervuradas?

Além disso, as lajes nervuradas dispensam usos de compensados, não tem perigo de corrosão, são fáceis de montar e desmontar, oferecem maior velocidade de execução, entre outras vantagens. Em contrapartida, as nervuras comprimidas apresentam baixa resistência à flexão para os momentos negativos nos apoios.

Vão entre pilares laje nervurada?

No geral, as lajes nervuradas vencem vãos entre pilares na ordem de 7 a 9m. Em regiões de apoio, tem-se uma concentração de tensões transversais, podendo ocorrer ruína por punção ou por cisalhamento.

QUANDO UTILIZAR A LAJE NERVURADA?

20 questões relacionadas encontradas

Qual o vão máximo para lajes nervuradas?

Enquanto os vão de uma laje de concreto armado tem espaço máximo de até 5 metros, um vão de laje nervurada pode ter 7 metros, por exemplo.

Qual o maior vão para laje nervurada?

Em relação à altura da laje nervurada, pode-se estimá-la com base no vão da estrutura. A altura deve ser correspondente a 1/25 a 1/30 do maior vão da obra.

Qual o tipo de laje mais resistente?

Laje maciça ou moldada na obra

Após a secagem total, a estrutura de madeira é retirada. A vantagem deste tipo de preenchimento é que torna-se mais resistente e menos suscetível a tricas e fissuras, já que o concreto seco vira um bloco único e contrai uniformemente.

Qual a diferença entre laje cogumelo e laje nervurada?

As lajes lisas e cogumelo são lajes maciças ou nervuradas, porém não são apoiadas nas vigas, apenas nos pilares. A diferença entre as duas é que, na laje cogumelo, o pilar recebe o capitel, estrutura mais reforçada para resistir aos efeitos de punção.

Pode furar laje nervurada?

Uma das principais vantagens de executar projetos com lajes nervuradas é a extrema versatilidade que o tipo de estrutura oferece. ... A solução desenvolvida pela Atex para realizar furos horizontais nas lajes é o Tubex. O sistema funciona de forma muito simples.

Qual a principal objetivo de executar lajes nervuradas em vez das maciças de concreto armado?

Vantagens das lajes nervuradas

Economia no orçamento por ser laje de maior resistência e com menor peso próprio, efeito que se propaga para os demais elementos estruturais da infra e supraestrutura. Considerando o modelo com EPS, propicia melhor efeito de isolamento térmico e acústico.

Qual é o melhor tipo de laje?

Laje Pré-Moldada

Esse é o tipo de laje mais popular e com o melhor custo-benefício para uma obra. Isso porque, ela já vem pré-construída para a edificação, e é necessário apenas encaixá-la e finalizá-la. Por conta disso, ela é muito indicada para projetos arquitetônicos residenciais de pequeno e médio porte.

Quanto a laje nervurada explique a definição dada pela norma quanto ao funcionamento da laje?

A norma da ABNT NBR 6118:2003 define as lajes nervuradas da seguinte forma: “Lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.” Elas são constituídas por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa.

Quando usar laje maciça?

Vantagens: As lajes maciças são ideais para construções que são muito irregulares, que possuem formatos fluídos e tridimensionais. Além disso, apresentam elevada resistência a trinca e fissuras.

Quando usar laje alveolar?

Lajes alveolares são de aplicação comum em shopping centers, hipermercados, escolas ou estacionamentos – e outras estruturas que requeiram grandes vãos. Constituem um tipo de cobertura composta de painéis de concreto com alvéolos longitudinais, de dimensões pré-definidas em projeto, sem a necessidade de escoramentos.

Porquê usar laje?

Laje é o elemento estrutural de uma edificação, responsável por transmitir as ações de peso e pressão para as vigas, e destas para os pilares. ... A laje maciça, pouco utilizada atualmente, é altamente resistente e oferece bom isolamento acústico e térmico.

Quais os tipos de lajes nervuradas?

Tipos de Laje Nervurada
  • Laje Nervurada Unidirecional (LNU)
  • Laje Nervurada Bidirecional (LNB)
  • Lajes Nervuradas com Capitéis ou Vigas-Faixa.

Qual a espessura da laje cogumelo?

e) a espessura mínima da laje será de 12cm ou 1/36 do maior vão. Havendo a possibilidade de reduzir para 10 cm se os capitéis planos tem altura maior de ho/4 e o comprimento do capitel for igual a 1/3 do vão correspondente.

O que é uma laje protendida?

Lajes protendidas, também conhecidas como lajes com armaduras ativas, são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão. Comparadas às lajes convencionais, são mais esbeltas e suportam vãos maiores entre os apoios.

Qual a laje mais usada?

A laje maciça é a mais utilizada no Brasil. Conhecida também como laje simples, esse tipo de laje de concreto é montada com o auxílio de formas de madeira resinadas. O concreto é despejado na forma sobre uma armadura de aço. A laje maciça é apoiada por vigas de concreto, que aumentam a sua sustentação.

Qual a diferença da laje H8 e H12?

A diferença entre a laje nervurada treliçada H8 da laje nervurada treliçada H12 ou H16, é a altura do fio da vigota treliçada, porém as informações mais importantes são, a carga por m² que será submetida a laje e o comprimento do vão.

Qual a diferença entre laje treliçada é Pré-moldada?

A laje pré-moldada de painel treliçado são similares as lajes treliçadas, uma vez que sua estrutura é composta por vigotas de concreto armado que seguram uma treliça metálica, porém com a diferença de apresentarem maior base, formando assim nervuras mais robustas e resistentes, sustentando uma maior capacidade de carga ...

Qual o vão máximo de uma laje?

As lajes treliçadas (tanto de isopor quanto de cerâmica) são mais indicadas para obras residenciais, comerciais ou industriais de pequeno e médio porte, com vãos máximos de 12 metros.

Qual o vão máximo de uma laje maciça?

5cm para lajes de cobertura não em balanço; • 7cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço; • 10cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30kN; • 12cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30kN; • 15cm para lajes com protensão.

Artigo anterior
O que são políticas de igualdade de gênero?
Artigo seguinte
Como ler NFC no iPhone?