Quais os produtos finais do alto forno?

Perguntado por: Jéssica Débora Fonseca Mendes Maia  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.2/5 (12 avaliações)

Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade.

Quais são os produtos finais do processo do alto forno?

O alto forno produz ferro gusa como seu principal produto, contendo cerca de 4,5 % de carbono, 0,3 a 0,7 % de silício, 0,01 a 0,04 % de enxofre, no máximo 0,1 % de fósforo e cerca de 0,1 5 de manganês.

Quais produtos e coprodutos do alto forno?

Catálogos
  • Alcatrão de Hulha.
  • Alienáveis.
  • Borra de ALSI.
  • Borra de Galvalume.
  • Borra de Zinco.
  • Escória de Alto-Forno.
  • Lama de Alto Forno.
  • Óxido de Ferro.

Quais as matérias primas do alto forno?

Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido:
  • Minério de ferro: cerca de 1700 Kg;
  • Coque (um tipo de carvão): cerca de 500 Kg;
  • Óxido de cálcio (CaO) ou óxido de magnésio (MgO): cerca de 140 Kg;
  • Ar quente: cerca de 1800 Kg.

O que acontece na rampa do alto forno?

Rampa:- Região na qual as paredes do tronco de cone, tem inclinação de aproximadamente 80o com a horizontal. Possui, altura de aprox. 4 metros , sendo revestida com refratário de resistência a altas temperaturas, a ação corrosiva do metal fundido e da escória, e ao pêso da carga do forno.

Funcionamento de um Alto forno

32 questões relacionadas encontradas

Como é o processo dentro do alto forno?

O alto forno

Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono. A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito.

Quais são as reações químicas que ocorrem no alto forno?

Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade. O ferro-gusa é conduzido por canais refratários para os carros torpedos para ser transportado para as aciarias.

Quais são as matérias-primas carregadas no alto forno e como se dá posicionamento desta carga?

Para isso, o alto-forno utiliza como matérias-primas básicas a carga metálica (sínter, pelotas e minério granulado) e o combustível sólido (coque ou carvão vegetal), além de fundentes e injeções auxiliares de gás natural e carvão pulverizado (MOURÃO, 2007).

Qual é o combustível do alto forno?

Combustível utilizado: gás misto, mistura de gases provenientes do próprio alto forno ( 86 a 94% de GAF ) e da coqueria ( 14 a 6% de GCO). A câmara de combustão tem grande altura e diâmetro, para evitar o impacto da chama no domo e para alargar mais a chama.

Para que o calcário é utilizado no alto forno?

O calcário atua como fundente, ou seja, ele reage pela sua natureza básica com as substâncias estranhas ou impurezas contidas no minério e no carvão – geralmente de natureza ácida – diminuindo o seu ponto de fusão e formando a escória, subproduto do processo clássico do alto-forno, em outras palavras, o calcário reage ...

O que é e onde é utilizada a escória do alto forno?

A escória de alto forno, subproduto proveniente das siderúrgicas é formada no interior dos fornos a partir da fusão do minério de ferro e gotejamento de ferro gusa líquido. Estudos mos- tram como este resíduo pode ser empregado na constituição de cimentos compostos para o emprego em concretos e argamassas.

O que é a cuba do alto forno?

O alto-forno é um forno de cuba ou fornalha com 20 a 30 metros de altura, com a forma de dois troncos de cone unidos pelas suas bases (cuba e ventre) e fechado na parte inferior pelo cadinho com a soleira.

Qual o principal produto obtido no forno Cubilô?

Entre os vários tipos de fornos de fusão a combustível, o forno Cubilô é quase que exclusivamente utilizado na produção de ferro fundido e Gusa.

Qual o produto obtido a partir do refinamento primário do ferro no alto forno?

Para obtenção do aço com boas propriedades foram desenvolvidos processos de fabricação, nos quais o ferro-gusa líquido (ferro fundido de alto carbono obtido por gotejamento no alto forno) passa por operações de refino metalúrgico (oxidação) para diminuição do teor de carbono e de impurezas prejudiciais como o silício, ...

O que são produtos siderúrgicos?

✓ PROCESSOS SIDERÚRGICOS: Conjunto de processos pirometalúrgicos utilizados na extração do ferro e na fabricação de suas ligas.

Quais são os combustíveis usados no alto forno para a produção de ferro-gusa?

Os combustíveis são muito importantes na fabricação do ferro- gusa, pois precisam ter um alto poder calorífico. Isso quer dizer que têm de gerar muito calor e não podem contaminar o metal obtido. Dois tipos de combustíveis são usados: o carvão vegetal e o carvão mineral.

O que é injetado no alto forno para ajudar a queima do carvão coque?

A injeção de carvão vegetal pulverizado proporciona a redução do consumo de carvão vegetal (ou de coque de carvão metalúrgico) enfornado e o aumento da produtividade da usina.

Para que serve o oxigênio no alto forno?

O contato do oxigênio do ar com o carbono do coque aquecido a 1500°C, provoca inicialmente a reação de formação do dióxido de carbono (CO2). Essa reação, altamente exotérmica, produz grande quantidade de calor para o processo.

Como é feita a distribuição de carga no interior do alto-forno?

A carga para abastecimento do Alto-Forno chega até o topo por meio de um transportador contínuo, sendo daí despejada em uma caçamba rotativa (12 a 17 rpm), localizada na tremonha superior.

Porque o carregamento do alto-forno é feito em camadas alternadas?

A zona coesiva define as fronteiras nas quais a carga ferrífera amolece e funde. É prática comum em Altos-Fornos o carregamento no topo em camadas alternadas de carvão vegetal e carga metálica, que permanecerão separadas até o amolecimento e fusão da carga ferrífera.

Em que parte do alto-forno acontecem a combustão e a fusão?

Na rampa, acontecem a combustão e a fusão. Para facilitar esses processos, entre o cadinho e a rampa ficam as ventaneiras, que são furos distribuídos uniformemente por onde o ar pré-aquecido é soprado sob pressão. A cuba ocupa mais ou menos dois terços da altura total do alto- forno.

O que é homem morto alto forno?

O cadinho é uma parte crucial na operação do alto-forno por muitas razões. No entanto, por ser o local de acumulo de gusa e escória, este deve ter volume suficiente e facilitar uma drenagem sem distúrbios. Por isto, o estado do redutor/combustível, chamado “homem morto” desempenha uma importante função.

Qual a composição química típica do ferro gusa?

Geralmente nos processos industriais, o ferro gusa é considerado como uma liga de ferro e carbono, contendo de 0,8 à 2,11 de carbono e outros elementos ditos residuais como por exemplo: silício, manganês, fósforo e enxofre, dentre outros.

O que é um forno Cubilo?

Na sua essência o forno cubilô é um forno de fusão, cuja função é derreter a carga metálica utilizando como fonte de calor um combustível sólido, aquela pedra de carvão mais conhecida como coque. ... É a esfera – seja coque ou cerâmica –, que transmite o calor à carga metálica a ser fundida.

Quais os principais produtos siderúrgicos derivados do minério de ferro?

Por meio dele, obtém-se o aço – liga metálica formada por aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio. É usado em peças metálicas que sofrem elevada tração, pois é mais resistente à tração do que o ferro puro.

Artigo anterior
O que significa tentar acordar e não conseguir?
Artigo seguinte
Quais os tipos de exoneração?