Quando usar fundação indireta?

Perguntado por: Leticia Mónica Maia  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (35 avaliações)

A fundação indireta é empregada quando os solos próximos à superfície do terreno apresentam baixa capacidade de carga e/ou alta compressibilidade, não permitindo o uso de fundações rasas (ou diretas).
...
Enquadram-se neste tipo de fundação;
  1. Estacas;
  2. Tubulões;
  3. Caixões.

Qual a diferença de fundação direta e indireta?

Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.

Quando usar fundação rasa ou profunda?

As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.

O que são fundações indiretas?

· FUNDAÇÕES INDIRETAS: As fundações indiretas são sempre profundas devido à forma de transmissão de carga para o solo. A carga é transmitida pelas pressões sob a base da fundação e por atrito e adesão ao longo da sua superfície lateral. Essas fundações são chamadas de “estacas”.

Quando é necessário bater estaca?

A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA: autarquia, fundação, empresa pública e sociedade de economia mista

38 questões relacionadas encontradas

Quando usar estacas de madeira?

Estaca de madeira

As estacas em madeira são cravadas por bate-estaca e muito utilizadas em obras provisórias. Nos casos de obras permanentes, é imprescindível que a estaca receba tratamento antifungos e bactérias. É recomendado por norma que as estacas tenham diâmetro maior que 15 cm na ponta e 25 cm no topo.

Para que servem as estacas?

As estacas são elementos de fundação que tem como objetivo transmitir as cargas da edificação atuantes na superfície para o solo. A transmissão das cargas para o solo é feita de duas formas, pelo atrito lateral entre a estaca e o solo e pela resistência de ponta da estaca.

O que é fundação indireta ou profunda?

Fundação profunda ou indireta

Este tipo de fundação pode transmitir a carga através de das regiões: base e/ou superfície lateral. Geralmente é utilizada em em obras em que os solos superficiais são pouco competentes ou quando se têm carregamentos horizontais muito grandes quando comparados ao carregamento vertical.

São exemplos de fundações diretas?

Os tipos de fundações diretas mais comuns são:
  • Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ...
  • Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ...
  • Radier. ...
  • Sapata Corrida. ...
  • Estacas.

Qual a diferença entre fundação direta e indireta explicar e citar exemplos?

Na fundação direta a carga é transmitida ao terreno, predominante pelas tensões distribuídas sob a base do elemento estrutural de fundação e a profundidade de assentamento é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação (é o caso das sapatas, blocos, radier, baldrames, etc), enquanto na fundação indireta a carga ...

O que determina a escolha de uma fundação rasa ou de uma fundação profunda para uma edificação?

A escolha entre fundação rasa e fundação profunda a ser empregado em um edifício será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo. A partir destes parâmetros, escolhe-se a opção que for mais econômica, que seja executada mais rápido e que atenda as normas de segurança.

Qual a profundidade máxima de uma fundação rasa?

Fundações diretas ou rasas

São executadas em valas rasas, com profundidade máxima de 3,0 metros, e caracterizadas por blocos, alicerces, sapatas e radiers.

São exemplos de fundações profundas?

Tipos de fundações profundas
  • Estacas de fundação;
  • Estacas de deslocamento;
  • Estacas pré-moldadas de concreto;
  • Estacas metálicas;
  • Estacas de madeira;
  • Tubulões.

Quais são os tipos de fundação?

Tipos de fundações superficiais
  • Sapata. São elementos com uma base quadrada, retangular ou trapezoidal. ...
  • Viga Baldrame. ...
  • Estacas. ...
  • Caixões. ...
  • Tubulações.

O que é fundação continua?

Uma fundação direta contínua, ou rasa contínua, é um tipo de fundação direta onde existe continuidade entre os elementos constituintes da estrutura da fundação (um baldrame, por exemplo) ou quando toda a fundação é constituída por um único elemento consolidado (um radier, por exemplo).

Como podemos classificar as fundações?

As fundações são classificadas em DIRETAS e INDIRETAS de acordo com a forma de distribuição das cargas da estrutura para o solo. As DIRETAS são aquelas que distribuem as cargas da edificação para as camadas de solo capazes de suportar sem grandes deformações. ... As fundações DIRETAS são divididas em RASAS e PROFUNDAS.

São consideradas fundações diretas rasas?

Fundações rasas ou diretas

As fundações rasas são aquelas que distribuem as cargas provenientes da edificação diretamente no solo predominantemente pela base da fundação. Esses tipos de fundações só devem ser utilizadas em solos com boa resistência em uma profundidade inferior à 3 metros.

Quais são os dois tipos de fundações existentes?

Assim, para escolher o tipo de fundação é preciso saber quais serão os esforços sobre a edificação, as características do solo e dos elementos que formam as fundações. Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010.

O que são fundações diretas superficiais ou rasas?

De acordo com a NBR 6122/2010, fundações rasas, diretas ou superficiais, são aquelas onde a carga da edificação é predominantemente transmitida ao terreno através da base da fundação. Além disso, a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

O que são fundações superficiais e fundações profundas do ponto de vista geotécnico?

Questão 13 – O que são Fundações Superficiais e Fundações Profundas do ponto de vista geotécnico? ... BLOCOS Elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

O que é uma fundação?

Uma Fundação é, em síntese, um patrimônio destinado a um fim de interesse público ou social que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil. É, segundo o Código Civil, uma pessoa jurídica, assim como as sociedades civis e associações.

Quem são os estacas?

Estacas são elementos esbeltos (onde o seu comprimento é muito superior a sua largura), que tem a função de transmitir as cargas da estrutura para o solo. São usadas quando se necessita atingir camadas resistentes mais profundas.

Como as estacas podem ser feitas?

Uma estaca não é mais que uma parte viva (normalmente um caule) que foi extraído de uma planta com o objetivo de ser enxertado noutra ou num recipiente para que se desenvolva. ... Grosso modo, para este processo só necessitará de cortar um pedaço terno e vivo de uma espécie (por exemplo, um caule, um ramo ou um rebento).

O que é estaqueamento na construção civil?

Estaqueamento, à grosso modo, é o que nasce embaixo do terreno, a raiz de uma casa. Sua realização é de extrema importância para que a construção tenha uma base forte, já que ele faz parte de um dos tipos de fundação utilizados para erguer uma residência.

O que é estaca de madeira?

As estacas de madeira, empregadas desde os primórdios da história da construção civil, nada mais são do que troncos de árvores, os mais retos possíveis, cravados no maciço de solo. No Brasil, a madeira mais empregada é o eucalipto, principalmente como fundação de obras provisórias.

Artigo anterior
Qual o deus mais importante para o povo maia?
Artigo seguinte
O que quer dizer a vida é um ciclo?