O que é preciso para ser doador de medula ossea?

Perguntado por: Madalena Costa  |  Última atualização: 26. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)

Não ter doença infecciosa ou incapacitante. Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Quais os requisitos para ser doador de medula óssea?

Quem pode Doar? Pessoas entre 18 a 35 anos, que estejam com boa saúde. São retirados 5ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Qual o risco para o doador de medula óssea?

O procedimento de coleta das células-tronco da medula óssea é seguro, contudo, podem ocorrer complicações relacionadas à anestesia e à coleta propriamente dita, como dor local, que é facilmente controlada com analgésicos comuns, e anemia, relacionada ao volume retirado, mas que em geral é leve e de fácil controle.

Como é o teste para ser doador de medula óssea?

Para o cadastro, será colhida uma amostra de sangue (5ml) para realização do teste de compatibilidade (HLA). Realizamos o cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea em todas as unidades da Rede Estadual de Hemocentros - Rede Hemo.

Quem tem mais de 35 anos pode doar medula?

O Ministério da Saúde divulgou uma nova idade limite para o cadastro de candidatos à doação de medula óssea. Conforme Portaria MS-SAES 685 de 16 de junho de 2021, agora os doadores devem ter entre 18 e 35 anos; antes era de 18 a 55 anos.

Doação de medula óssea: como funciona?

37 questões relacionadas encontradas

Quantas vezes na vida pode doar medula?

É possível doar medula óssea mais de uma vez

As células se renovam, aproximadamente, a cada 30 dias e o organismo fica totalmente recuperado. Assim, é possível doar medula óssea mais de uma vez e não há um limite máximo de doação.

Pode doar medula óssea em vida?

Ter entre 18 e 35 anos de idade (Portaria nº 685, de 16 de junho de 2021 - abre em nova janela) Estar em bom estado de saúde.

Quais os benefícios de ser doador de medula óssea?

A pandemia impactou os bancos de sangue e de medula, postergando a doação de muitas pessoas. Outro fator fundamental é que um doador de medula óssea consegue ajudar no tratamento de mais de 80 doenças, como: leucemias, linfomas, mielomas múltiplos, alguns tipos de anemia, doenças imunes e diversas síndromes.

Quem tem tatuagem pode ser doador de medula óssea?

Fez ou faz uso de algumas drogas ilícitas nos últimos 12 meses. Tatuagem ou piercing são inaptos por 6 meses (piercing em região oral ou genital são 6 meses após a retirada). Quem tem hipertireoídismo ou tireóide de Hashimoto. Quem fez endoscopia há menos de seis meses.

Qual a chance de um transplante de medula óssea dar certo?

Apesar disso, a taxa de sobrevida no Pequeno Príncipe é entre 80% e 90% dos casos, dependendo da doença e do transplante”, pontua a médica. O procedimento envolve várias etapas, entre elas a passagem de um cateter, que fica cem dias com o paciente e é por onde as células tronco saudáveis são transplantadas.

Quem doa medula óssea fica sem?

Se eu Doar agora e futuramente um parente meu precisar, terei para doar para ele? Sim, a medula óssea é o único transplante que se faz em vida e não se fica sem, para que sua medula se reconstitua são necessários apenas 15 dias.

É difícil achar doador de medula óssea compatível?

A estimativa é de que a chance de se encontrar um doador compatível é de 1 em 100 de doadores aparentados e 1 em 100 mil entre não aparentados. Por isso é necessária uma grande quantidade de voluntários, e com isso aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.

Em que parte do corpo fica a medula óssea?

A medula óssea se localiza na parte esponjosa dos ossos chatos (por exemplo, a bacia), onde o desenvolvimento das células do sangue acontece. A célula que origina as células sanguíneas é chamada de célula progenitora ou célula-mãe, estas células existem em pequeno número no sangue e em maior quantidade na medula óssea.

Como é o transplante de medula óssea para o doador?

O possível doador passa por testes de compatibilidade a partir de amostras de sangue dele e do receptor. Comprovada a compatibilidade, é submetido a um procedimento feito em centro cirúrgico, sob anestesia. Com agulhas, são realizadas punções nos ossos posteriores da bacia para que as células da medula sejam aspiradas.

Quais os tipos de doadores de medula óssea?

São quatro os tipos de transplantes de medula óssea: alogênico, singênico, autólogo e transplante de cordão umbilical.

Quem não pode doar?

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.

O quê Doador de Sangue ganha?

Doar sangue é um gesto voluntário. Qualquer forma de pagamento ou recompensa por esse ato é proibida por lei.

Como o paciente recebe a medula óssea?

Para receber o transplante, o paciente é submetido a um tratamento que ataca as células doentes e destrói a própria medula. Então, ele recebe a medula sadia como se fosse uma transfusão de sangue. Uma vez na corrente sanguínea, as células da nova medula circulam e vão se alojar na medula óssea, onde se desenvolvem.

Porque bipolar não pode doar medula?

Transtorno Bipolar não impede a pessoa de se cadastrar como candidata à doação de medula óssea. O cadastramento pode se feito em qualquer unidade da Hemominas.

Quantos dias o doador de medula fica no hospital?

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural, e requer internação de 24 horas, consiste em punção com agulha especial na região da bacia. São retirados, no máximo, 10% da medula óssea - o equivalente a uma bolsa de sangue.

Quanto tempo de repouso após doar medula óssea?

O tempo de recuperação ocorre em torno de 15 dias.

Qual o peso mínimo para doar medula óssea?

Não há peso mínimo; Pessoas que tem tatuagem pode doar. COMO É A COMPATIBILIDADE DE DOADORES? Paciente tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos.

Qual câncer precisa de medula óssea?

O que é o mieloma

O mieloma múltiplo é um tipo de câncer do sangue que tem início na medula óssea. A doença afeta células de defesa do organismo chamadas plasmócitos. No momento da diferenciação celular, surge um erro e elas se tornam plasmócitos anormais.

Qual é a causa da leucemia?

A leucemia acontece quando uma célula do sangue, que ainda não atingiu a maturidade, sofre uma mutação genética e se transforma em uma célula cancerosa. Esse tipo não cumpre sua função adequadamente, além de se multiplicar mais rápido e morrer menos do que as células saudáveis.

Quais são os 4 tipos de leucemia?

Os quatro principais tipos de leucemias são:
  • Leucemia mieloide aguda (LMA)
  • Leucemia mieloide crônica (LMC)
  • Leucemia linfoide aguda (LLA)
  • Leucemia linfoide crônica (LLC)

Artigo anterior
Como recuperar arquivo de mídia do WhatsApp?
Artigo seguinte
Pode forçar o vômito?