Quando usar Colendo?

Perguntado por: Íris Kyara Sá de Abreu  |  Última atualização: 27. April 2024
Pontuação: 4.3/5 (45 avaliações)

É usado para reverenciar os Tribunais, em especial os de segunda instância, ou seja, os Tribunais de Justiça (dos Estados e do Distrito Federal) e os Tribunais Regionais (Federais, Eleitorais e do Trabalho).

Quando se usa Colendo?

3) Ora, por tradição, egrégio normalmente é o tratamento conferido, no Poder Judiciário, a um tribunal considerado em seu todo; já colendo se destina a seus órgãos fracionários (câmaras, turmas e seções).

Como se referir ao STJ Colendo?

Nos Tribunais e Colegiados em Segundo e demais graus de recurso o tratamento de costume é “Colendo” “Egrégio” “Excelso” “Ínclito” e etc. É normal ao nos referirmos aos acórdãos que usemos o termo ”venerando” e, “respeitável” à sentença, parecer ou julgado.

Como chamar o Tribunal?

E, no que tange às autoridades do Poder Judiciário, confere-se o tratamento de Vossa Excelência para Ministros dos Tribunais Superiores, Membros de Tribunais, Juízes e Auditores da Justiça Militar.

Como me referir ao Tribunal de Justiça?

Cuidado: » Quando se refere à pessoa de quem se fala, emprega‑se a forma “sua”. Ex.: Mesmo não estando presente à reunião, queria pedir a Sua Excelência, o minis‑ tro da justiça, um voto de confiança.

To ou for | quando usar (e nunca mais errar)

40 questões relacionadas encontradas

Quando usar Colendo e egrégio?

Alguns Tribunais de Justiça, entre eles o do Estado de São Paulo, o do Rio de Janeiro, o de Santa Catarina e o do Maranhão, estatuem, no próprio Regimento Interno, o egrégio como qualificativo para se referir ao Tribunal. Por sua vez, o adjetivo colendo, derivado do latim colendus, significa venerável, respeitável.

Qual a forma correta de chamar um juiz?

O documento afirma que "vossa excelência" é a forma de tratamento mais adequada, especialmente na redação de atos oficiais, mas o vocativo "senhor (a)" também é compatível quando alguém fala com um juiz. Já o "excelentíssimo" deve ser usado para chefes de poder, como o presidente da República e do Congresso Nacional.

É correto chamar o juiz de doutor?

Ao se referir ao promotor de justiça, é apropriado utilizar pronomes de tratamento adequados à posição de autoridade, como "vossa excelência", "doutor", "senhor promotor" ou "senhora promotora".

Como se referir a um órgão?

Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:
  1. Do Poder Executivo. Presidente da República. Vice-Presidente da República. ...
  2. Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ...
  3. Do Poder Judiciário. Presidente e membros do Supremo Tribunal Federal.

Como se referir às autoridades?

  1. Freira. Sua/Vossa Reverendíssima.
  2. General. Sua/Vossa Excelência.
  3. Governador de Estado. Sua/Vossa Excelência.
  4. Irmã (madre, sóror) Sua/Vossa Reverendíssima.
  5. Magistrado e membro do MP. Sua/Vossa Excelência.
  6. Major. Sua/Vossa Senhoria.
  7. Marechal. Sua/Vossa Excelência.
  8. Ministro. Sua/Vossa Excelência.

É correto dizer douto Juízo?

O que é douto juízo? “Douto” é um termo que se refere ao conhecimento e à erudição do juiz, enquanto “juízo” se refere ao próprio tribunal ou à autoridade judicial. Logo, “douto juízo” é considerada uma forma de saudação respeitosa à instituição a quem é endereçado o documento.

Como se referir ao STF Egregio?

Para “Tribunal”, a forma admitida é “egrégio”.

O regimento interno do TJSC, por exemplo, dispõe que “egrégio” deve ser usado tanto para o tribunal quanto para os seus órgãos julgadores.

Como se referir ao Tribunal Superior?

STJ - Superior Tribunal de Justiça.

Como se dirigir a um juiz em uma audiência?

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Como se refere ao STJ?

Tribunal Superior, Brasil.

Sou obrigado a chamar o juiz de excelência?

É obrigatório chamar um juiz de Vossa Excelência? Não.

Como se referir ao Ministério Público?

Sua/Vossa Excelência.

É crime chamar juiz de você?

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico. Simples assim. Sério.

Pode chamar juiz de você?

Se o Projeto de Lei do Senado 332/2017 for aprovado, os magistrados — e outras autoridades — poderão ser chamados de “senhor” ou simplesmente “você” ou “tu”.

Qual a forma correta de chamar um advogado?

Desta forma, conclui-se que os advogados são doutores por excelência, doutores porque a lei assim os instituiu, e até que haja uma legislação que o revogue tal concepção, continuaram a serem 'doutores da lei por excelência'.

Como chamar o promotor na audiência?

Em resumo, para nos referirmos ao juiz, utilizamos "Excelentíssimo Senhor Juiz" seguido do sobrenome do magistrado. Já para nos referirmos ao promotor, utilizamos "Excelentíssimo Senhor Promotor" seguido do sobrenome do profissional.

Quem pode ser chamado de Vossa Excelência?

ª):utilizado para as autoridades em geral em tratamentos cerimoniosos. Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo).

Artigo anterior
Porque o Evangelho de João não é considerado sinótico?
Artigo seguinte
Qual é a fraqueza do Lugia?