Quando usar CFOP 1915?

Perguntado por: Benedita Adriana Neto Moura  |  Última atualização: 9. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (53 avaliações)

1915 - Entrada de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo. Classificam-se neste código as entradas de mercadorias ou bens recebidos para conserto ou reparo.

Quando devo usar o CFOP 1916?

CFOP 1916 Retorno de mercadoria ou bem remetido para conserto ou reparo. 1916 - Retorno de mercadoria ou bem remetido para conserto ou reparo Classificam-se neste código as entradas em retorno de mercadorias ou bens remetidos para conserto ou reparo.

Quando posso usar CFOP 5915?

O CFOP 5915 deve ser usado apenas em casos específicos, como quando um produto precisa ser devolvido para reparo ou conserto. Mas, caso esse código seja incluído indevidamente na nota fiscal, é necessário inutilizar a nota e emitir uma nova com as informações corretas.

Qual a diferença entre CFOP 5915 e 6915?

Para operações de envio para conserto ou reparo, utiliza-se o CFOP 5.915 quando realizado dentro do mesmo estado e o CFOP 6.915 quando enviado para outra unidade da federação.

Quando devo usar o CFOP 5916?

CFOP 5916: Código utilizado em notas de saída, com o intuito de identificar operações de envio de produtos recebidos para conserto. Lembrando que códigos CFOP que começam com o número 5 representam notas de saída estadual então, essa operação representa a saída de um bem ou mercadoria dentro do mesmo estado.

CFOP 5915 - Como e quando utilizar

32 questões relacionadas encontradas

Quando utilizar o CFOP 5912?

5912 - Remessa de mercadoria ou bem para demonstração, mostruário ou treinamento. Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para demonstração, mostruário ou treinamento.

Como saber qual CFOP devo usar?

Para consultar o código CFOP na NFe emitida é bem simples. Normalmente, todas as documentos auxiliares eletrônicos (DANFe) possuem um layout bem parecido. Para localizar o código, busque na área de “natureza da operação”. É comum encontrar o CFOP próximo a este campo, na parte superior da nota fiscal.

O que é o CFOP 5915?

5915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.

Qual CFOP que não gera imposto?

Como já citamos, o CFOP 5949 é uma operação que está livre de impostos, e, por isso, não exige o pagamento do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Quando mudar o CFOP?

No ano de 2024, entrariam em vigor as alterações de CFOP, com a exclusão dos códigos relativos à substituição tributária de ICMS, porém, o CONFAZ e a Receita Federal fizeram um Ajuste para revogar essa disposição.

Qual o CFOP de remessa para conserto fora do Estado?

Nas operações de remessa para conserto ou reparo, a natureza da operação a ser utilizada é o CFOP 5.915 se dentro do Estado, quando enviado para outra Unidade da Federação deverá ser utilizado o CFOP 6.915.

Qual CFOP de entrada 5911?

Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de amostra grátis.

Quando usar CFOP 1919?

Classificam-se neste código as entradas por devolução simbólica de mercadorias vendidas ou utilizadas em processo industrial, remetidas anteriormente a título de consignação mercantil ou industrial.

Quando usar o CFOP 1913?

1913 - Retorno de mercadoria ou bem remetido para demonstração, mostruário ou treinamento. Classificam-se neste código as entradas em retorno de mercadorias ou bens remetidos para demonstração, mostruário ou treinamento.

Quando usar o CFOP 1907?

1907 - Retorno simbólico de mercadoria remetida para depósito fechado ou armazém geral Classificam-se neste código as entradas em retorno simbólico de mercadorias remetidas para depósito em depósito fechado ou armazém geral, quando as mercadorias depositadas tenham sido objeto de saída a qualquer título e que não ...

Qual CFOP de saída para 5910?

5900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 5910 - Remessa em bonificação, doação ou brinde.

Quando se usa o CFOP 5949?

O que é CFOP 5949

Assim, é usado em operações de remessa ou no retorno e locação de bens. O código 5949 não gera tributação de nenhum imposto, por isso é preciso estar atento. Uma vez que não é necessário informar os campos do ICMS, IPI, PIS e Cofins.

Quando emitir CFOP 5949?

O CFOP 5949 só deve ser utilizado quando a mercadoria ou serviço que sai da empresa não se encaixa em nenhuma das outras especificações da tabela CFOP. Na prática, ele é muito utilizado em operações de remessa ou retorno e locação de bens.

Qual o CFOP mais usado?

Normalmente, são utilizados os códigos 5000 (Saídas ou prestações de serviços para o mesmo estado), 5900 (Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços) ou 5933 (Prestação de serviço tributado pelo ISS).

Qual o CFOP de venda para exportação?

O CFOP 7501 deve ser utiliza nas exportações das mercadorias recebidas anteriormente com finalidade específica de exportação (CFOP 5501, 5502, 6501 e 6502), cujas entradas tenham sido classificadas nos códigos “1.501 - Entrada de mercadoria recebida com fim específico de exportação” ou “2.501 - Entrada de mercadoria ...

Pode colocar dois CFOP na mesma nota fiscal?

Pode ter mais de um CFOP na mesma nota? Pode. Para cada item de NF-e é possível ter um CFOP próprio desde que os CFOPs sejam de natureza igual ou semelhante.

Qual a diferença do CFOP 5912 e 6912?

A nota fiscal será emitida com o CFOP 5.912 para as operações internas de demonstração e 6.912 para as operações interestaduais de demonstração, sem destaque ou menção quanto a transferência de crédito do ICMS.

O que é o CFOP 5913?

5913 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para demonstração ou mostruário. Classificam-se neste código as remessas em devolução de mercadorias ou bens recebidos para demonstração ou mostruário.

Quando usar o CFOP 1152?

Classificam-se neste código as entradas de mercadorias recebidas em transferência de outro estabelecimento da mesma empresa, para serem comercializadas.

Artigo anterior
É possível a execução provisória da pena após condenação em segunda instância?
Artigo seguinte
Como calcular o reajuste de um contrato?