Quando usar antisséptico?

Perguntado por: Teresa Barros de Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (43 avaliações)

Os antissépticos são usados para as seguintes situações:
  1. Lavagem das mãos, para evitar o contágio de doenças;
  2. Desinfeção de mucosas para executar procedimentos médicos, como a inserção de um cateter, por exemplo;
  3. Limpeza da pele, para a preparação para cirurgias;
  4. Tratamento de infecções da pele, da boca e da garganta.

Para que usar antisséptico?

Antisséptico, como o gluconato de Clorexidina: o enxaguante antisséptico é os mais indicados para quem tem mau hálito, já que é capaz de eliminar as bactérias que causam o cheiro desagradável na boca. Também são ideais para quem fez ou ainda fará uma cirurgia, pois reduz os riscos de se contrair uma infecção.

Quando é indicado o uso de antissépticos para realização de curativos?

Indicada em lesões isquêmicas e feridas necróticas. Indicado para lesões infectadas, com média e alta exsudação, com ou sem odor.

Como usar antisséptico na ferida?

Antissépticos - Feridas (1)

Não se deve usar clorexidina em feridas. A composição é agressiva ao leito da ferida! Para limpeza das feridas utilizamos apenas soro fisiológico e com cuidado para que o jato não seja feito com muita força e possa lesar os possíveis tecidos de granulação em formação.

Quando utilizar um antisséptico na ferida crônica?

− Ser efetivo, até mesmo na presença de pus, exsudado e tecido esfacelado.

Tudo que você precisa saber sobre o uso de antissépticos em feridas.

29 questões relacionadas encontradas

Como tratar feridas crónicas?

O tratamento das feridas crônicas consiste inicialmente em acabar ou minimizar a doença de base e ainda corrigir os vários fatores que interferem negativamente na cicatrização correta, como por exemplo: melhorar o estado geral do paciente, melhorar os hábitos de vida (mais saudáveis) e o tratamento com a escolha do ...

O que é bom para ferida crônica?

Trata-se da Membracel, um curativo biocompatível, sem adesivo, atóxico, com textura extremamente fina e com alta resistência no estado úmido. A versão com poros permite as trocas gasosas e a passagem do exsudato para um curativo secundário.

Pode usar antisséptico em ferida aberta?

Luz afirma que a limpeza do local deve ser feita com água corrente ou soro fisiológico. O especialista diz também que não se deve usar substâncias antissépticas, pois elas atrasam a cicatrização.

Qual é o melhor antisséptico para feridas?

O melhor desinfetante é a Clorexidina, um medicamento de uso cutâneo cuja substância ativa é o digluconato de clorexidina. Este antisséptico se aplica sobre a pele e é indicado para pequenos ferimentos e queimaduras leves.

Como fazer curativo com antisséptico?

Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico; Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo; Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.

Por que o uso de antissépticos não é indicado para limpeza das feridas?

3 - Os antissépticos são contra-indicados no uso de feridas por vários autores por serem tóxicos para; Os leucócitos; Os fibroblastos e outras células ; Substâncias que participam do processo de cicatrização (Saúde do Adulto e do Idoso, MS).

Quando fazer um curativo oclusivo?

Já o curativo oclusivo é aquele que fecha totalmente a ferida, quando a pele precisa ficar totalmente isolada do ambiente externo e do possível contato com bactérias e fungos. Precisa absorver totalmente os líquidos (sangue, secreções, pus) e manter o isolamento térmico da pele.

Quando é necessário suturar?

O fechamento primário pode ser feito de imediato (tempo menor do que 6 horas entre lesão e início de tratamento), ou retardado. Quando há contra-indicação para fechamento do ferimento, o tratamento é feito de forma aberta podendo ser fechado de forma secundária se evoluir bem.

Porquê usar antisséptico bucal?

Ele também ajuda a prevenir e diminuir as bactérias que provocam a placa bacteriana e algumas doenças, como a gengivite. Além disso, para completar, o enxaguante bucal ainda combate o mau hálito.

É importante usar antisséptico bucal?

O que realmente remove a placa bacteriana é a escovação. O enxaguante complementa essa higiene, logo, não há necessidade de fazer uso diário dele. Entretanto, existem pessoas que se beneficiam com esse produto, então, o ideal é consultar o dentista para conhecer as necessidades individuais.

Pode passar antisséptico na boca?

Outra variação facilmente encontrada em farmácias e supermercados é o antisséptico bucal com flúor. Eles são mais indicados para pessoas com maior predisposição à cáries. Seu uso diário é liberado nesse caso, pois combatem a proliferação de bactérias, além de suavizar a sensibilidade nos dentes.

O que é bom para limpar feridas?

Deve-se remover as crostas e os detritos com cuidado; lavar a ferida com soro fisiológico em jato, ou com PVPI aquoso (em feridas infectadas, quando houver sujidade e no local de inserção dos cateteres centrais); por fim fixar o curativo com atadura ou esparadrapo.

O que é bom para limpar ferimentos?

MATERIAL USADO PARA LIMPEZA DE ESCARAS E FERIMENTOS Como proceder: lavar bem as mãos antes de iniciar; molhar a gaze com soro fisiológico e passar sobre o sabão (que estará em lugar adequado e somente será utilizado para este fim); de um modo suave esfregue a ferida e em volta dela; limpe a ferida com a gaze e soro ...

Quais são os antissépticos mais utilizados?

Alguns dos antissépticos de largo espectro, que agem contra vírus, bactérias e fungos, são:
  • Álcool etílico. O álcool é a substância mais eficaz na eliminação de bactérias, vírus e fungos, exercendo uma rápida ação. ...
  • Clorexidina. ...
  • Iodopovidona.

Qual a melhor pomada cicatrizante para feridas abertas?

Pomadas cicatrizantes: 9 melhores opções e quando usar
  1. Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Sulfato de cobre e zinco. ...
  4. Colagenase. ...
  5. Dexpantenol. ...
  6. Fibrinolisina. ...
  7. Sulfadiazina de prata. ...
  8. Desoximetasona.

Qual o melhor remédio para cicatrizar uma ferida?

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas
  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Neosporin. ...
  3. 3 – Aloe vera. ...
  4. 4 – Cortisona. ...
  5. 5 – Fibrase. ...
  6. 6 – Colagenase. ...
  7. 7 – Nebacetin. ...
  8. 8 – Bepantol.

Quanto tempo demora para cicatrizar uma ferida aberta?

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

O que significa uma ferida crônica?

A ferida crônica é uma ruptura na estrutura tegumentar com alterações anatômicas e fisiológicas associadas ao processo de cura prolongado, que pode acometer indivíduos de todas as idades e causar impactos negativos na vida cotidiana da pessoa devido ao seu potencial em provocar alterações na integridade da pele, ...

Quais as principais causas das feridas crônicas?

As principais causas são traumatismos, mas também podem ser feridas térmicas (queimaduras), infecciosas, químicas, vasculares, alérgicas e radioativas.

Qual o remédio caseiro para curar feridas?

Um ótimo remédio caseiro para cicatrizar feridas é aplicar uma compressa de calêndula porque esta planta medicinal possui propriedade antimicrobiana que ajuda a desinfetar a ferida e também possui propriedade cicatrizante, que ajuda a reparar a pele.

Artigo anterior
Qual o estágio mais grave do Alzheimer?
Artigo seguinte
Como é feito o pagamento dos honorários advocatícios?