Quando uma palavra tem vários significados?

Perguntado por: Ivan Nelson de Matos  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (69 avaliações)

Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados.

Por que a mesma palavra pode ter vários significados?

A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". ... Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico.

Quais as palavras que tem dois significados?

Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

Quando um texto é capaz de ter muitos sentidos?

A polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.

Quando uma palavra tem dois significados?

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas. ... Muitas vezes, as frases com duplo sentido possuem uma certa malícia, uma conotação sexual, uma piada, etc.

05/10 - 5º ANO (EF) - PORTUGUÊS - UMA PALAVRA, VÁRIOS SIGNIFICADOS - DANIELLE BARBOSA

33 questões relacionadas encontradas

Como se chama quando uma palavra tem dois sentidos?

Este fenômeno, também chamado de polissemia, ocorre com qualquer idioma e, assim como o português, o inglês também tem inúmeras palavras de múltiplo significado (vejam aqui exemplos de ambiguidade léxica do inglês). ...

O que é ambiguidade e exemplos?

A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.

O que é polissemia e exemplos?

O que é Polissemia:

Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

O que é polissemia e paráfrase?

A paráfrase é a matriz do sentido, pois não há sentido sem repetição, sem sustentação no saber discursivo, e a polissemia é a fonte da linguagem uma vez que ela é a própria condição de existência dos discursos, pois se os sentidos – e os sujeitos – não fossem múltiplos não haveria necessidade de dizer.

Quais são os tipos de ambiguidade?

Conheça os tipos de ambiguidade
  • Ambiguidade pelo uso indevido de pronomes possessivos.
  • Ambiguidade pelo uso inadequado de palavras.
  • Ambiguidade devido ao uso de forma indistinta entre pronome relativo e conjunção integrante.
  • Ambiguidade pelo uso indevido de formas nominais.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

O que é uma palavra homófona?

Na língua portuguesa existem palavras homófonas, que são aquelas que apresentam a mesma fonética, mas com escritas e significados diferentes, e palavras homógrafas, que são aquelas escritas de forma igual, mas com significados e pronúncias diferentes. ... Exemplo de homógrafos: • COMEÇO: do verbo começar.

Qual o nome dado às palavras que tem o mesmo significado?

Significado de Homônimo

[Gramática] Que se pronuncia (homófono) ou se escreve (homógrafo) da mesma maneira que outra palavra, mas possui sentidos diferentes. Pessoa que tem o mesmo nome que outra; xará. ... Etimologia (origem da palavra homônimo). Do grego homónymos.

Como podemos explicar o uso de uma mesma palavra com significados diferentes?

As palavras homônimas são aquelas que possuem significados diferentes, mas são parecidas ou iguais tanto na escrita quanto na pronúncia. Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual.

Por que uma mesma palavra pode ter sentidos significados diferentes o que impacta nessa mudança de significados ou sentidos diferentes?

A polissemia afeta praticamente todas as palavras da língua, pois resulta de mecanismos naturais e inconscientes de atribuição de significado, os quais facilitam a comunicação entre os falantes de uma mesma língua e reduzem o esforço de memorização do léxico.

Qual o efeito ideológico da parafrase?

Ou seja, o sujeito torna-se um efeito da ideo- logia, é assujeitado, configurando-se como uma posição entre outras, pois é devido a esse efeito ideológico que se pode compreender como o sujeito se significa em determinada materialidade, pela posição inscrita no discurso.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Quais os tipos de polissemia?

Desse modo, uma palavra polissêmica nada mais é que aquela que possui significados múltiplos, embora seja escrita e pronunciada da mesma forma.
  • 10 exemplos de palavras polissêmicas. ...
  • 1 – Banco. ...
  • 2 – Letra. ...
  • 3 – Vela. ...
  • 4 – Gato. ...
  • 5 – Cabeça. ...
  • 6 – Dama. ...
  • 7 – Cabo.

O que é polissemia resposta?

A polissemia é o conjunto dos vários sentidos de uma palavra ou locução. ... Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

O que é homônimos e exemplos?

Homônimas homófonas: são palavras iguais na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado. Exemplo: “sessão” (período de tempo) e “seção” (departamento) / “cela” (substantivo) e “sela” (verbo). Homônimos perfeitos: são as palavras com a mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes.

Como identificar a ambiguidade?

Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.

Quando ocorre ambiguidade?

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final.

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O que é Hiponimia?

Relação semântica em que uma palavra está num plano hierárquico inferior, uma vez que pertence a uma classe ou espécie que a inclui ao nível do significado.

Como se chama uma pessoa que tem o mesmo nome que você?

Diferente dos Pseudônimos, pessoas homônimas são aquelas pessoas que possuem um nome idêntico a outra.

Artigo anterior
Como fazer raiz menos raiz?
Artigo seguinte
Qual peso de 1 ovo?