Como é formada a doença periodontal?
Perguntado por: David Almeida Barbosa | Última atualização: 21. April 2024Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)
A doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes, ocasionada pelo acúmulo duradouro de biofilme dental abaixo da gengiva. Em casos mais leves, é caracterizada clinicamente pela inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento.
Como se desenvolve a periodontite?
A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram). Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados.
Qual a causa de doenças periodontais?
A principal causa da periodontite é a placa bacteriana nos dentes, também chamada de placa dental ou biofilme. Outros fatores de risco como o hábito de fumar ou a diabetes não controlada também podem contribuir para o desenvolvimento da periodontite.
Quais as fases da doença periodontal?
Essa doença é dividida em três fases: a gengivite, periodontite e periodontite avançada, e para que elas não “aconteçam” é importante que a pessoa faça a higienização completa da boca, além de consultar um odontologista que fará uma raspagem para eliminar a placa bacteriana.
O que forma o periodonto?
O periodonto é o conjunto de tecidos integrados pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal formando um complexo de desenvolvimento biológico e funcional.
Doença periodontal e sua influência sobre a saúde ©
Quais são as estruturas que formam o periodonto?
O periodonto é composto pela gengiva, pelo ligamento periodontal, pelo osso alveolar e pelo cemento. Assim, todas essas estruturas são mutuamente dependentes e seus processos de renovação acontecem de forma natural. Periodonto é nome dado a todos os tecidos responsáveis pela fixação do dente ao osso.
O que é a doença periodontal?
A doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes, ocasionada pelo acúmulo duradouro de biofilme dental abaixo da gengiva. Em casos mais leves, é caracterizada clinicamente pela inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento.
Qual a bactéria da periodontite?
A Porphyromonas gingivalis é uma bactéria anaeróbia, ou seja, um tipo de bactéria que não necessita de oxigênio para se desenvolver. Por esse motivo, esse tipo de bactéria se aloja abaixo das bolsas de inflamação na gengiva, ocasionando periodontite e gengivite.
Como é tratada a doença periodontal?
O tratamento periodontal consiste em uma limpeza profissional com raspagem e remoção da placa bacteriana e do tártaro acumulados nos dentes e na borda das gengivas. Também é feito o alisamento da raiz (remoção de cálculos na raiz). O paciente é orientado a manter higiene oral doméstica adequada.
Qual é a doença periodontal mais comum?
A gengivite e a periodontite se constituem nas formas mais comuns de doença periodontal.
O que piora a periodontite?
consumo excessivo de bebidas alcoólicas; doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids; diabetes; alterações hormonais.
Tem cura para doença periodontal?
Felizmente, a periodontite tem cura. Contudo, o tratamento não é igual para todos os pacientes.
Qual a periodontite mais grave?
Periodontite crônica
Este tipo é causado pelo acúmulo de placa e envolve uma deterioração lenta . Pode melhorar e piorar com o tempo, mas causa destruição nas gengivas e ossos e perda de dentes se não for tratada .
Qual o primeiro sinal da doença periodontal?
No início do processo, a doença periodontal manifesta-se na forma de gengivite, representando o seu primeiro estágio. É ocasionada basicamente pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro, mas influenciada também por outros fatores. Ambos se acumulam nas gengivas devido à má escovação e ao não uso diário do fio dental.
É possível reverter a periodontite?
Para reverter esse problema é feita a redução da bolsa periodontal ou uma cirurgia a retalho para a remoção desse acúmulo de placa.
Como eliminar a bactéria da periodontite?
Para casos de doença periodontal como a periodontite, a amoxicilina tem sido o medicamento mais indicado. Mas sempre você deve seguir a orientação do(a) dentista. Isso porque antibióticos sistêmicos como esse são usados para diminuir ou interromper a progressão da periodontite, sendo muito eficazes nos tratamentos.
Qual Anti-inflamatório tomar para periodontite?
Também pode ser necessário o uso de medicamentos via oral, antibióticos (geralmente amoxicilina ou minociclina), anti-inflamatórios (como ibuprofeno e nimesulide) e analgésicos (como o paracetamol, por exemplo), para aliviar a dor da gengivite.
Qual o melhor antibiótico para periodontite?
Vários antibióticos, isolados ou em associação, têm sido usados com essa finalidade, mas as evidências mais fortes favorecem a associação de amoxicilina e metronidazol no tratamento das doenças periodontais.
Qual o melhor antibiótico para doença periodontal?
Segundo Slots J em 2002, as terapias antibióticas de combinação periodontal frequentemente usadas são metronidazol/amoxicilina (250mg e 375 mg respectivamente, 3 vezes ao dia por 8 dias) e metronidazol/ciprofloxacina (500 mg cada 2 vezes ao dia por 8 dias).
Quanto tempo leva para um dente com periodontite cair?
Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai. Detalhe: esse transtorno só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.
Como saber se a periodontite está avançada?
A mobilidade dos dentes é um grande indicador de estágio avançado da doença periodontal, pois nesse cenário é mais do que necessária a intervenção de um(a) dentista para garantir que a vitalidade dos dentes não seja prejudicada, uma vez que nesse estágio eles conseguem se deslocar.
Como fica a gengiva com periodontite?
Periodontite: Da placa à perda do dente
Com o passar do tempo, as gengivas se descolam do dente, criando uma bolsa que é preenchida com mais placa. A bolsa fica cada vez maior, e a placa endurece e vira tártaro. Mais placa se acumula no topo.
Como identificar doença periodontal?
Doença periodontal autoexame
No caso das doenças periodontais, o sinal mais característico é o sangramento gengival. Além disso, alteração na posição dos dentes, inchaço na gengiva, mobilidade nos dentes, retrações gengivais, mau hálito e retenções de alimentos são indícios de que a doença já pode estar instalada.
Como Diagnósticar periodontite?
Para compor o diagnóstico periodontal, o estado de higiene bucal deve ser analisado pelo índice de placa (IP) e índice gengival (IG), onde depósitos de biofilme dental e sangramento na margem gengival são observados nas quatro superfícies de cada dente (vestibular, mesial, distal e lingual) e registrados de forma ...
Qual a diferença entre gengivite e doença periodontal?
Um quadro de gengivite, por exemplo, costuma apresentar inchaço, vermelhidão e sangramento espontâneo no tecido gengival. Já a periodontite, esses sintomas tendem a ser mais intensos e acompanhados de outros, como mau hálito persistente, alteração no paladar e dentes alongados devido à retração gengival.
Qual é o agente causador da candidíase?
Qual é a função da tecla F5?