Quando uma palavra tem hífen?
Perguntado por: Patrícia Carneiro de Mendes | Última atualização: 28. Januar 2022Pontuação: 5/5 (25 avaliações)
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
Quando a palavra tem hífen?
O hífen é utilizado quando desejamos dividir as sílabas de uma palavra. Exemplo: ro-sa, ca-chor-ro, me-xi-ca-no, ca-ri-nho, en-gra-ça-do. Ainda, ele deve estar presente nos momentos em que uma linha acaba e as demais sílabas de uma palavra devem ir para a linha abaixo.
Quais palavras tem hífen?
- micro-organismo;
- micro-ondas;
- contra-ataque;
- contra-atacante;
- anti-inflamatório;
- sobre-exaltar;
- sobre-erguer;
- extra-amazônico;
Qual é o sinal de hífen?
Chamamos 'hífen' o sinal gráfico (-) que empregamos na língua portuguesa a fim de indicar a ligação entre palavras compostas ou aquelas que são derivadas por meio do processo morfológico conhecido como prefixação.
Tem hífen?
Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- ...
HÍFEN – Como usar? Saiba as regras! || Prof. Letícia
Onde esconde tem hífen?
- Exemplos: arco-íris, guarda-chuva, mesa-redonda, porta-bandeira segunda-feira, vaga-lume. ...
- Exemplos: blá-blá-blá, cri-cri, corre-corre, esconde-esconde, pega-pega, pingue-pongue, tique-taque, zigue-zague.
Quais as palavras que continuam com hífen?
No geral, as locuções não possuem hífen, mas algumas exceções continuam por já estarem consagradas pelo uso: cor-de-rosa, arco-da-velha, mais-que-perfeito, pé-de-meia, água-de-colônia, queima-roupa, deus-dará.
O que é hífen exemplos?
Exemplo: anti-higiênico; pré-história; semi-hospitalar; super-homem; extra-humano. Atenção! Em alguns casos, após o prefixo "des" e "in", o hífen deixa de ser usado se o segundo elemento da palavra perdeu a letra "h", como nos casos: desumano; inapto e desumidificar.
Quem criou o hífen?
Quanto à datação e origem da palavra hífen,o Dicionário Houaiss, por exemplo, estabelece o seu surgimento na língua portuguesa no ano de 1576, especificando-se que o mesmo deriva etimologicamente do «gr. huphén, adv. "juntamente", pelo lat.
Qual é o nome do sinal?
O nome desse sinal gráfico é ASTERISCO. Essa palavra vem do grego e significa exatamente "pequeno astro" ou "estrelinha".
Quais palavras não tem mais hífen?
Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.
Como se escreve Caça-palavras tem hífen?
Etimologia (origem da palavra caça-palavras). A palavra caça-palavras deriva da junção de caça, forma derivada do verbo caçar, e palavra, do latim vulgar "parabŏla,ae", do grego "parabolé", com o sentido de comparação.
Como escrever com hífen?
Hífen, com acento gráfico
A palavra hífen é obrigatoriamente acentuada graficamente. Hífen é uma palavra paroxítona. Representando a maioria das palavras da língua portuguesa, as palavras paroxítonas não são geralmente acentuadas.
Quando usar crase exemplos?
A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
Quando usar bom dia com hífen?
3) Num primeiro aspecto, não há hífen algum, quando bom é apenas um adjetivo que qualifica a palavra dia. Exs.: a) "Um bom dia era seguido de um mau dia"; b) "Bons dias eram seguidos de maus dias". 4) Num segundo aspecto, também não há hífen, quando se quer significar a própria saudação dita por alguém.
Como se escreve Auto-retrato junto ou separado?
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autorretrato. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-retrato. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autorretrato.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Qual é o nome do Tracinho que separa as palavras?
Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão, é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou ...
Como se chama o sinal que separa as palavras?
Hífen. Sinais gráficos: O hífen - Português.
O que significa hífen em português?
Significado de Hífen
substantivo masculino Traço horizontal que indica a separação de um nome composto, de sílabas em fim de linha e de ligações enclíticas, pronome depois do verbo, ou mesoclíticas, pronome entre o radical e a desinência verbal; traço-de-união. Etimologia (origem da palavra hífen).
Como se escreve bem estar?
A forma correta é bem-estar.
Esta palavra não sofreu alterações com o Acordo Ortográfico.
O que mudou em relação ao hífen?
Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.
Porque água de colónia tem hífen?
Exceções à regra: Algumas locuções são escritas com hífen, por serem já consagradas pelo uso: cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, arco-da-velha, água-de-colônia, ao deus-dará, à queima-roupa.
Como se separar palavras com hífen?
Palavras escritas com hífen, quando separadas no local da inserção do hífen, devem ser marcadas com dois traços: um traço ao final da linha e outro no início da linha seguinte. Vamos supor que ao escrever a palavra “mal-educado”, por exemplo, você precisou separá-la justamente onde há hífen, depois de escrever “mal”.
Não tem hífen?
O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo. Devemos escrever sem hífen: organização não governamental, tratado de não agressão, diante do não pagamento, o relatório apresentou muitas não conformidades...
Como trabalhar a resolução de conflitos?
Qual a tendência do CDI para 2021?