Quando uma empresa pode se negar a vender para um cliente?

Perguntado por: Camila Jéssica Jesus Ribeiro Fernandes  |  Última atualização: 6. Februar 2022
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Sim, uma empresa pode se negar a vender para um cliente quando perceber que ele não está alinhado à cultura do negócio e que, portanto, não irá agregar. Ou seja, ter o valor suficiente para pagar o seu serviço não é o único motivo a ser levado em consideração.

Como negar uma venda?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proibi expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.

Pode se negar a atender um cliente?

O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores. Ou seja, isso obriga o fornecedor a atender as demandas ofertadas. ...

Como recusar um pedido de um cliente?

Seja honesto

De acordo com a “Inc.”, é melhor ser honesto e negar o pedido ao cliente. Neste caso, claro, deve-se falar educadamente. Diga que, infelizmente, aquele pedido não será atendido. Se possível, dê um motivo claro para a negativa.

Como recusar um produto educadamente?

A seguir, aprenda como dizer não sem culpa:
  1. Ganhe tempo. Se você não consegue negar imediatamente, peça um tempo para pensar. ...
  2. Repita, repita. A pessoa pode insistir que você dê uma resposta imediata. ...
  3. Liste as consequências. ...
  4. Não é culpa sua. ...
  5. Elogie + negue + agradeça. ...
  6. Passe ou repasse. ...
  7. Faça outra proposta. ...
  8. Encerre o assunto.

Direito do Consumidor - Parte 3 (Recusa de atendimento)

31 questões relacionadas encontradas

Como dizer não com elegância?

Como dizer NÃO com elegância
  1. O seu tempo é valioso. Se você não cuida do seu tempo e prioridades, ninguém mais o fará. ...
  2. Seja honesto e educado. ...
  3. Barre a necessidade de agradar. ...
  4. Cuide de você ...
  5. Não se sinta culpado. ...
  6. Saber dizer sim também é importante. ...
  7. Por que você é incapaz de dizer não. ...
  8. Como dizer não com elegância.

Sou obrigada a prestar serviço?

Empresas não podem se negar a prestar serviços solicitados pelo consumidor. O inciso II do referido artigo diz que "é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (...) ...

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Quando um cliente ofende o funcionário?

O que fazer com o cliente ofendido pelo funcionário

Para o cliente ofendido, deve ser oferecido um tratamento cordial. Procure um lugar reservado para conversar com ele, ouvi-lo sem o interromper e, caso haja argumentações por parte da empresa, devem ser explicadas de forma clara e impessoal.

Como recusar uma cotação?

Como recusar uma proposta ou orçamento?
  1. Tenha certeza. ...
  2. Agradeça sempre. ...
  3. Seja claro ao explicar seus motivos. ...
  4. Ofereça soluções. ...
  5. Recomendar outro freelancer. ...
  6. Não se esqueça: mantenha a educação e profissionalismo.

Qual a lei do consumidor sobre o troco?

Essa lei estabelece que o comerciante de produtos ou serviços não poderá substituir o troco entregue ao cliente em dinheiro por outros produtos, como balas, chicletes, vales, sem o consentimento prévio do consumidor e que, no episódio não tenha cédulas ou moedas para devolução do troco, o fornecedor deverá arredondar o ...

O que é considerado constrangimento no trabalho?

Constrangimento no trabalho pode ser qualquer conduta praticada por um gestor, superior hierárquico ou colega de trabalho, que cause danos a alguém decorrentes da situação vexatória, humilhante e constrangedora.

Quando a empresa pode processar o cliente?

Utilizar termos agressivos ou de baixo calão contra um funcionário ou tentar prejudicar a reputação de uma marca pode produzir um efeito contrário. A empresa passa a ter o direito de reclamar e, inclusive, processar o cliente.

Quando o cliente grita?

Quando o cliente está energicamente expressando raiva, tristeza ou angústia, seja paciente e ouça-o com a devida atenção. Não há vantagem alguma em interrompê-lo enquanto está expondo os seus sentimentos: será como derramar gasolina em um incêndio.

O que diz o artigo 49 do Código do consumidor?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.

Qual o princípio está presente nos artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor?

PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO. APLICAÇÃO DOS ARTIGOS 30 E 35 DO CDC . 1. EM UMA RELAÇÃO JURÍDICA, OS CONTRATANTES DEVEM PAUTAR-SE EM CERTO PADRÃO ÉTICO DE CONFIANÇA E LEALDADE, EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ, QUE ORIENTA AS ATUAIS RELAÇÕES NEGOCIAIS PELA PROBIDADE, MORALIDADE E HONRADEZ.

O que diz o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor?

Artigo 39 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

X - (Vetado). Parágrafo único. Os serviços prestados e os produtos remetidos ou entregues ao consumidor, na hipótese prevista no inciso III, equiparam-se às amostras grátis, inexistindo obrigação de pagamento.

Sou obrigado atender um cliente?

Gostaria de saber se sou obrigado a atender um cliente dentro do estabelecimento comercial mesmo que essa pessoa incomode os demais clientes e funcionários. A lei obriga a prestar serviço a todo e qualquer consumidor. Se não o fizer, poderá ser acusado de discriminação.

Quais são os direitos do consumidor?

No art. 6º, o CDC traz os direitos básicos do consumidor, que são: Direito à vida, saúde e segurança, que assegura que produtos e serviços não trazem riscos dessa ordem aos consumidores; ... Direito ao serviço público adequado e eficaz, pois esse tipo de serviço deve ser garantido pelos órgãos públicos.

Como dizer não educadamente frases?

Dizer NÃO pode até ser difícil, mas é necessário às vezes!
...
Por que dizer NÃO é tão importante quanto dizer SIM?
  1. “Deixe-me pensar sobre isso” Essa é uma forma educada e super profissional de dizer NÃO. ...
  2. “É uma ótima ideia! Mas…” ...
  3. “Não posso hoje. Que tal…?” ...
  4. “Desculpe, mas não posso”

Como dizer não com outras palavras?

7 formas simples de dizer “não”
  • “Não me posso comprometer com isso uma vez que neste momento tenho outras prioridades.” ...
  • “Não é uma boa altura, estou a meio de uma coisa. ...
  • “Adorava fazer isso, mas…” ...
  • “Deixe-me pensar primeiro e depois digo-lhe alguma coisa.”

Quando posso processar a empresa?

Quais os principais motivos para processar uma empresa?
  • Pagamento de horas extras. ...
  • Verbas de rescisão de contrato. ...
  • Assédio e danos morais. ...
  • Doenças ocupacionais. ...
  • Diferenças salariais.

Pode processar a empresa trabalhando nela?

Apesar de não ser algo tão comum, é possível processar a empresa enquanto ainda está trabalhando lá! Diferente do que muita gente pensa, o empregado não pode ser colocado para fora por colocar a empresa na Justiça. Inclusive, se isso acontecer, você pode até ganhar direito a uma indenização.

Quando o funcionário pode colocar a empresa na Justiça?

Se um empregado processar uma empresa, trabalhando nela ou não, sem as provas necessárias, e ela comprovar que pagou todos os direitos, ele poderá ter que indenizar a empresa e arcar com as custas do processo. Essa não é uma situação rara, então, é importante estar preparado para que isso não aconteça!

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