Quando uma empresa pode se negar a vender para um cliente?
Perguntado por: Camila Jéssica Jesus Ribeiro Fernandes | Última atualização: 6. Februar 2022Pontuação: 4.9/5 (50 avaliações)
Sim, uma empresa pode se negar a vender para um cliente quando perceber que ele não está alinhado à cultura do negócio e que, portanto, não irá agregar. Ou seja, ter o valor suficiente para pagar o seu serviço não é o único motivo a ser levado em consideração.
Como negar uma venda?
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proibi expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
Pode se negar a atender um cliente?
O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores. Ou seja, isso obriga o fornecedor a atender as demandas ofertadas. ...
Como recusar um pedido de um cliente?
Seja honesto
De acordo com a “Inc.”, é melhor ser honesto e negar o pedido ao cliente. Neste caso, claro, deve-se falar educadamente. Diga que, infelizmente, aquele pedido não será atendido. Se possível, dê um motivo claro para a negativa.
Como recusar um produto educadamente?
- Ganhe tempo. Se você não consegue negar imediatamente, peça um tempo para pensar. ...
- Repita, repita. A pessoa pode insistir que você dê uma resposta imediata. ...
- Liste as consequências. ...
- Não é culpa sua. ...
- Elogie + negue + agradeça. ...
- Passe ou repasse. ...
- Faça outra proposta. ...
- Encerre o assunto.
Direito do Consumidor - Parte 3 (Recusa de atendimento)
Como dizer não com elegância?
- O seu tempo é valioso. Se você não cuida do seu tempo e prioridades, ninguém mais o fará. ...
- Seja honesto e educado. ...
- Barre a necessidade de agradar. ...
- Cuide de você ...
- Não se sinta culpado. ...
- Saber dizer sim também é importante. ...
- Por que você é incapaz de dizer não. ...
- Como dizer não com elegância.
Sou obrigada a prestar serviço?
Empresas não podem se negar a prestar serviços solicitados pelo consumidor. O inciso II do referido artigo diz que "é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (...) ...
O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do consumidor?
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.
Quando um cliente ofende o funcionário?
O que fazer com o cliente ofendido pelo funcionário
Para o cliente ofendido, deve ser oferecido um tratamento cordial. Procure um lugar reservado para conversar com ele, ouvi-lo sem o interromper e, caso haja argumentações por parte da empresa, devem ser explicadas de forma clara e impessoal.
Como recusar uma cotação?
- Tenha certeza. ...
- Agradeça sempre. ...
- Seja claro ao explicar seus motivos. ...
- Ofereça soluções. ...
- Recomendar outro freelancer. ...
- Não se esqueça: mantenha a educação e profissionalismo.
Qual a lei do consumidor sobre o troco?
Essa lei estabelece que o comerciante de produtos ou serviços não poderá substituir o troco entregue ao cliente em dinheiro por outros produtos, como balas, chicletes, vales, sem o consentimento prévio do consumidor e que, no episódio não tenha cédulas ou moedas para devolução do troco, o fornecedor deverá arredondar o ...
O que é considerado constrangimento no trabalho?
Constrangimento no trabalho pode ser qualquer conduta praticada por um gestor, superior hierárquico ou colega de trabalho, que cause danos a alguém decorrentes da situação vexatória, humilhante e constrangedora.
Quando a empresa pode processar o cliente?
Utilizar termos agressivos ou de baixo calão contra um funcionário ou tentar prejudicar a reputação de uma marca pode produzir um efeito contrário. A empresa passa a ter o direito de reclamar e, inclusive, processar o cliente.
Quando o cliente grita?
Quando o cliente está energicamente expressando raiva, tristeza ou angústia, seja paciente e ouça-o com a devida atenção. Não há vantagem alguma em interrompê-lo enquanto está expondo os seus sentimentos: será como derramar gasolina em um incêndio.
O que diz o artigo 49 do Código do consumidor?
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Qual o princípio está presente nos artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor?
PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO. APLICAÇÃO DOS ARTIGOS 30 E 35 DO CDC . 1. EM UMA RELAÇÃO JURÍDICA, OS CONTRATANTES DEVEM PAUTAR-SE EM CERTO PADRÃO ÉTICO DE CONFIANÇA E LEALDADE, EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ, QUE ORIENTA AS ATUAIS RELAÇÕES NEGOCIAIS PELA PROBIDADE, MORALIDADE E HONRADEZ.
O que diz o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor?
Artigo 39 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990
X - (Vetado). Parágrafo único. Os serviços prestados e os produtos remetidos ou entregues ao consumidor, na hipótese prevista no inciso III, equiparam-se às amostras grátis, inexistindo obrigação de pagamento.
Sou obrigado atender um cliente?
Gostaria de saber se sou obrigado a atender um cliente dentro do estabelecimento comercial mesmo que essa pessoa incomode os demais clientes e funcionários. A lei obriga a prestar serviço a todo e qualquer consumidor. Se não o fizer, poderá ser acusado de discriminação.
Quais são os direitos do consumidor?
No art. 6º, o CDC traz os direitos básicos do consumidor, que são: Direito à vida, saúde e segurança, que assegura que produtos e serviços não trazem riscos dessa ordem aos consumidores; ... Direito ao serviço público adequado e eficaz, pois esse tipo de serviço deve ser garantido pelos órgãos públicos.
Como dizer não educadamente frases?
...
Por que dizer NÃO é tão importante quanto dizer SIM?
- “Deixe-me pensar sobre isso” Essa é uma forma educada e super profissional de dizer NÃO. ...
- “É uma ótima ideia! Mas…” ...
- “Não posso hoje. Que tal…?” ...
- “Desculpe, mas não posso”
Como dizer não com outras palavras?
- “Não me posso comprometer com isso uma vez que neste momento tenho outras prioridades.” ...
- “Não é uma boa altura, estou a meio de uma coisa. ...
- “Adorava fazer isso, mas…” ...
- “Deixe-me pensar primeiro e depois digo-lhe alguma coisa.”
Quando posso processar a empresa?
- Pagamento de horas extras. ...
- Verbas de rescisão de contrato. ...
- Assédio e danos morais. ...
- Doenças ocupacionais. ...
- Diferenças salariais.
Pode processar a empresa trabalhando nela?
Apesar de não ser algo tão comum, é possível processar a empresa enquanto ainda está trabalhando lá! Diferente do que muita gente pensa, o empregado não pode ser colocado para fora por colocar a empresa na Justiça. Inclusive, se isso acontecer, você pode até ganhar direito a uma indenização.
Quando o funcionário pode colocar a empresa na Justiça?
Se um empregado processar uma empresa, trabalhando nela ou não, sem as provas necessárias, e ela comprovar que pagou todos os direitos, ele poderá ter que indenizar a empresa e arcar com as custas do processo. Essa não é uma situação rara, então, é importante estar preparado para que isso não aconteça!
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