Pode ir ao ginecologista sozinha?

Perguntado por: Sofia Marques Loureiro  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.8/5 (3 avaliações)

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e com o Código de Ética Médica, a adolescente pode, sim, marcar e comparecer a uma consulta ginecológica sozinha. Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, esclarece que é um dever do médico respeitar a privacidade e manter o sigilo da consulta.

Pode entrar no ginecologista sozinha?

Sim. Você pode e deve procurar um ginecologista, sem a presença do responsável, a qualquer momento que desejar. Se algum procedimento cirúrgico for necessário, o responsável deverá ser avisado e autorizar o procedimento.

Pode ir no ginecologista sem os pais?

Todo adolescente pode ser atendido sem a presença dos pais ou de outro responsável legal. Porém, se a adolescente tiver algum problema de saúde que prejudique o discernimento dela quanto ao exame físico e as orientações dadas, sera necessária a presença de um acompanhante legal.

Quantos anos uma menina pode ir ao ginecologista?

Primeira visita ao ginecologista deve ser aos 8 ou 9 anos.

Pode ir ao ginecologista sem se depilar?

A depilação pode ser dispensável

Não é preciso depilar só porque tem consulta marcada. “Os pelos ajudam na manutenção do ambiente vaginal normal, além disso, sua presença não atrapalha em nada o exame ginecológico”, conta o médico.

ADOLESCENTE PODE IR SOZINHA NO GINECOLOGISTA? - DR BRUNO JACOB

27 questões relacionadas encontradas

Qual depilação fazer para ir ao ginecologista?

"A recomendação para ficar confortável com o biquíni ou a calcinha sem deixar a região exposta é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais. Os pelos não podem ser muito curtos, por isso, devem ter dois dedos de altura."

Pode se depilar para ir no ginecologista?

Não se preocupe com a depilação

A verdade é que as mulheres têm medo de serem julgadas por acharem que os médicos olham para elas como homens, mas isso não é uma verdade. Você pode se depilar ou não, faça aquilo que você está acostumada e que a deixará mais à vontade na frente do ginecologista.

Qual a idade para levar uma menina ao ginecologista?

A primeira consulta na ginecologista deve ocorrer em torno dos 12 anos de idade ou quando a menina tiver algum sintoma ginecológico antes, entre os mais comuns estão corrimento, surgimento do broto mamário doloroso, alterações de humor e sono e a primeira menstruação.

Qual a idade ideal para levar minha filha ao ginecologista?

Portanto, de acordo com a FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), o melhor momento para levar sua filha ao ginecologista é a partir da primeira menstruação. Além disso, essa consulta deve ser acompanhada pela mãe.

Quando devo levar minha filha ao ginecologista pela primeira vez?

A primeira visita ao ginecologista deve ser logo após a primeira menstruação, pois a partir deste momento a menina se torna fértil, ou seja, torna-se capaz de engravidar e ter um bebê.

Pode ir no médico sozinho?

Sim, o menor de 18 anos pode ser atendido em consulta médica desacompanhado (...) O Conselho Tutelar deve ser notificado em toda situação em que, na avaliação do médico assistente, esteja em risco a proteção do menor de idade (...).”

Como pedir pra mãe pra ir no ginecologista?

Converse antes de sair de casaÉ melhor não pegar sua mãe de surpresa na sala de espera do consultório. Antes de sair de casa, diga para ela que você gostaria de entrar sozinha no consultório e explique seus motivos. Seja sinceraQual é o motivo que te faz querer ir sozinha ao ginecologista?

Quais são as perguntas que um ginecologista faz na primeira consulta?

O que perguntar na primeira consulta ao ginecologista?
  • Quando eu vou menstruar?
  • Como funciona a menstruação?
  • Como fazer a higiene durante a menstruação?
  • Mulheres virgens podem usar absorvente interno?
  • O sangue da menstruação transmite doenças?
  • Meu fluxo menstrual é normal?
  • Posso ter relações sexuais menstruada?

Como é ir ao ginecologista pela primeira vez?

A primeira consulta geralmente é uma conversa informal, perguntando todo o histórico. Caso a menina seja virgem, o ginecologista examina apenas a parte superficial. Se não for mais, o profissional pode fazer o exame de toque e em alguns casos recolher o material para o Papanicolau.

Quem pode me acompanhar no ginecologista?

O acompanhante poderá ser outro profissional de saúde ou pessoa de confiança da paciente, que poderá presenciar exames com ou sem sedação, de acordo com norma regulamentar.

Quando devo levar minha filha ao médico?

Mas se está muito prostrada, irritada, 'caidinha', na ausência de febre, ela deve ser examinada. Via de regra, até 72 horas de febre é considerado normal se não houver sintomas de alarme e a criança estiver bem”, explica a pediatra.

Como se chama ginecologista infantil?

A ginecologia infanto puberal é uma subárea da especialidade médica em que o ginecologista infantil é o especialista que tem como principal função cuidar da saúde da mulher, nesse caso, de crianças e adolescentes.

Quando uma adolescente deve procurar um ginecologista?

Toda mulher que tem ou já teve relações sexuais, adolescente ou não, deve fazer uma avaliação ginecológica pelo menos uma vez ao ano. Além dessa avaliação anual, sempre que surgir algum problema, ou dúvida, podemos fazer uma consulta com um(a) ginecologista, independentemente de ter iniciado ou não a vida sexual.

Pode depilar antes do preventivo?

Para fazer o exame preventivo precisa se depilar? Não, para realizar o Papanicolau não é necessário se depilar.

Como faço pra pedir sigilo ao ginecologista?

Pode ser na hora de fazer a sua ficha ou até por telefone, na hora de marcar a consulta. Pra guardar segredo da mãe: Existe um pacto de sigilo entre médico e paciente: ele não vai contar nada se você disser que quer segredo.

Como o ginecologista saber que eu fiz?

Não tem como o ginecologista saber "quando" você perdeu a virgindade, mas é possível saber se você já não é mais virgem. Através do exame ginecológico, o médico pode facilmente observar se o hímen já foi ou não rompido, o que caracteriza a perda da virgindade.

Como saber se o hímen já foi rompido?

Sangramento. O sintoma mais comum do rompimento do hímen é o sangramento vaginal que pode ocorrer ou não. Quando acontece é em pequena quantidade e tem coloração vermelho vivo. Em algumas mulheres o rompimento acontece, mas o hímen fica aderido às paredes da vagina sem sangrar.

Como o médico identifica a gravidez?

Os médicos ginecologistas fazem normalmente esse teste nas pacientes, mas no consultório, claro, e é sim possível ter uma ideia se a mulher está ou não grávida por meio do toque no colo do útero. Esse procedimento requer bastante cuidado, pois a vagina é um lugar sensível e de fácil proliferação bacteriana.

Como se colhe o Papanicolau?

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

Precisa de responsável para ir no hospital?

Para o ECA, pacientes de 0 anos a 12 anos incompletos devem, indispensavelmente, ser acompanhamentos de um responsável para consultas e exames. Já para menores com idade entre 12 e 17 anos, a presença se faz necessária somente para exames invasivos.

Artigo anterior
Qual é o melhor amuleto de proteção?
Artigo seguinte
Quais são as perguntas que a banca faz no TCC?