Quando um material absorve radiação ultravioleta e emite de volta à luz visível temos um fenômeno?

Perguntado por: Cristiana Garcia Marques  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (58 avaliações)

Fluorescência é o fenômeno pelo qual uma substância emite luz quando exposta a radiações do tipo ultravioleta, raios catódicos ou raios X. As radiações absorvidas (invisíveis ao olho humano) transformam-se em luz visível, ou seja, com um comprimento de onda maior que o da radiação incidente.

Quando um material absorve radiação ultravioleta é emite de volta luz visível temos um fenômeno?

A fosforescência ocorre quando uma substância é capaz de absorver a luz produzida por alguma fonte externa, reemitindo-a em forma de luz visível, mesmo após a interrupção da iluminação.

Quando um material absorve radiação?

O que é absorção da luz? Absorção da luz é um fenômeno óptico que ocorre quando a radiação eletromagnética visível incide sobre a superfície de algum material, de forma que alguma parcela da energia carregada por essa luz permaneça retida nele. Os materiais capazes de absorver a luz visível são chamados de opacos.

O que é o fenômeno da fluorescência?

O fenômeno da fluorescência

Fluorescência é a emissão de luz a partir de um estado excitado singleto, no qual o elétron excitado não muda a orientação de spin, continuando desemparelhado. Consequentemente, o retorno ao estado fundamental é permitido e ocorre rapidamente via emissão de um fóton.

Como funciona luz ultravioleta?

A luz ultravioleta possui ação germicida, sendo amplamente utilizada na descontaminação de superfícies e materiais em laboratório. Essa radiação provoca alterações fotobioquímicas que promovem a inviabilidade ou morte dos micro-organismos atingidos.

Aula 01 - Teoria da técnica de Espectrofotometria de Absorção Molecular Ultravioleta-Visível (UV-VIS

40 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre luz negra e luz ultravioleta?

A luz negra é basicamente radiação ultravioleta combinada com um pequeno percentual de luz visível de cor violeta. A luz emitida pelas lâmpadas fluorescentes, por exemplo, é em grande parte produzida pela fina camada branca que a envolve, composta por sais de fósforo.

Como a ultravioleta esterilizar com luz?

Tal inativação, ainda segundo o professor, tem uma explicação já comprovada por estudos: “A luz ultravioleta produz a injeção de elétrons e a destruição de camadas, de membranas, além de material genético. Ela age em ligações que mantêm o DNA formado naquela ligação dupla.

O que é fluorescência exemplos?

Fluorescência se define como as propriedades das substâncias de adquirirem luminescência ao serem iluminadas. O melhor exemplo prático da aplicação da fluorescência é a sinalização de trânsito, você já reparou que nas rodovias existem placas que se iluminam quando os faróis do carro vão de encontro a elas.

O que é a fluorescência da clorofila?

A fluorescência da clorofila ocorre devido à emissão de luz vermelha escura quando os elétrons da parábola da clorofila voltam ao estado não excitado emitindo fótons no comprimento de onda na região do vermelho escuro.

O que significa fluorescência de ressonância?

A fluorescência é o mecanismo o qual uma molécula ou um grupo eletronicamente excitado emite luz. ... Na região de campo próximo, o cromóforo excitado emite um fóton virtual que é instantaneamente absorvido pelo cromóforo de recepção.

Qual o objeto que absorve completamente a energia luminosa?

O carvão ou a tinta preta parecem pretos porque absorvem a energia da luz visível quase completamente. Outros materiais, como o vidro ou um cristal de quartzo, por exemplo, não têm propriedades absorventes e, por isso, aparecem aos nossos olhos como transparentes.

É possível que um material fluorescente emita radiação na região do ultravioleta depois de absorver luz visível?

A fluorescência é a propriedade de algumas substâncias para refazer, na maioria dos casos, um comprimento de onda maior e, por conseguinte, de energia mais baixa, a radiação electromagnética recebido, em particular para absorver a radiação na ' ultravioleta e emitem no visível.

Onde podemos ver o fenômeno da fluorescência?

A aplicação mais habitual deste fenômeno são as lâmpadas fluorescentes, onde uma substância branca que recobre o seu interior de cristal emite luz quando se cria uma corrente elétrica no interior do tubo.

Como ocorre a luz visível?

Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s. As frequências de luz que são visíveis ao olho humano são chamadas de espectro visível, essas ondas têm comprimentos entre 400 nm e 700 nm.

O que é lâmpada ultravioleta?

A lâmpada UV ou Luz Ultravioleta é uma energia eletromagnética. Ela emite uma faixa de radiação que são classificadas de acordo com o seu comprimento de onda.

O que é emissão de luz?

A emissão espontânea de luz é um processo fundamental que desempenha um papel essencial em inúmeros fenómenos naturais e é a base de inúmeras aplicações, como os tubos fluorescentes, ecrãs de televisão, lasers e diodos emissores de luz (LED).

Porque a clorofila emite fluorescência?

A clorofila é uma molécula com a propriedade de fluorescência porque possui elétrons que podem receber energia da luz (fótons). Quando recebem fótons os elétrons passam a ocupar um orbital mais externo (de maior energia).

Como surge a fluorescência das clorofilas?

Quando as plantas são expostas à luz, os centros de reação do PS2 são progressivamente reduzidos, ocorrendo um aumento da fluorescência da clorofila.

Para que serve o ATP E o Nadph no processo da fotossíntese?

Nas reações de fixação do carbono, o NADPH e o ATP produzidos anteriormente nas reações luminosas são usados para reduzir o dióxido de carbono a carbônico orgânico.

Qual a diferença entre fluorescência e fluorescente?

Quando nos referimos a uma lâmpada, a palavra certa é fluorescente. Quando é uma coisa que brilha no escuro, o correto é fosforescente e florescente vem da palavra flor, de florescer.

Quais as aplicações da fluorescência?

A fluorescência é um dos fenômenos físicos mais comumente usados na microscopia biológica e analítica, principalmente devido a sua alta sensibilidade e alta especificidade. A fluorescência é uma forma de luminescência.

O que são materiais fluorescentes e fosforescentes?

A diferença entre esses dois conceitos reside no tempo em que determinado objeto continua emitindo luz após a fonte ser apagada. Os objetos fluorescentes se apagam juntamente com a fonte. Os objetos fosforescentes mantêm sua luminescência, brilhando no escuro.

Como a luz UV age nos microrganismos?

A luz germicida ultravioleta altera o DNA das bactérias e vírus até que eles não sejam mais capazes de se reproduzir. Sem a capacidade de se reproduzir, os microorganismos são inofensivos. A desinfecção pela luz UV é extremamente segura, sendo um método confiável de desinfecção de água para o consumo diário.

Qual a vida útil de uma lâmpada ultravioleta?

A vida útil média das lâmpadas UV variam de 1000 horas a 3000 horas, podendo a chegar a 4000 horas em casos de condições de funcionamento ideal, isso dá uma média de vida de 3 meses de vida útil. Lembrando que vida útil não é a lâmpada acender, mas acender e emitir radiação ultravioleta em quantidade satisfatória.

Quais são os tipos de esterilização?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Artigo anterior
O que é cumprimento provisório da sentença?
Artigo seguinte
Quais os prazos recursais no CPC?