Quando termina o período de graça?

Perguntado por: Samuel Faria Freitas  |  Última atualização: 23. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)

Logo, com tempo padrão de 12 meses para trabalhadores de carteira assinada, o período de graça irá até 06/2024.

Qual o prazo do período de graça?

Empregados, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais e segurados especiais. No caso dos empregados, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais e segurados especiais que deixam de exercer atividade remunerada, a princípio, o período de graça dura 12 meses a partir da cessação das contribuições.

Como fazer a contagem do período de graça?

Você começa contando a partir do mês seguinte que você parou de contribuir. Por exemplo, se você parou de contribuir em janeiro de 2023, você começa a contar os meses do período de graça a partir de fevereiro de 2023.

Qual o prazo para perder a qualidade de segurado do INSS?

Como regra, um dos requisitos para a concessão do auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez exigem 12 meses de carência. Portanto, caso venha a perder a qualidade de segurado, você vai precisar contar com pelo menos 6 meses de carência na nova filiação para voltar a ter direito a estes benefícios.

Quanto tempo a pessoa fica segurada no INSS depois de sair do emprego?

O inciso II estabelece que o segurado que deixar de exercer atividade remunerada, ou seja, que ficar desempregado, mantém a qualidade de segurado por um período de até 12 meses após a última contribuição realizada.

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PERIODO DE GRAÇA E QUALIDADE DO SEGURADO - INSS

23 questões relacionadas encontradas

Como saber se ainda estou na qualidade de segurado?

É possível realizar a consulta do benefício do INSS pelo CPF através de 4 métodos principais para:
  1. Site do Meu INSS;
  2. No aplicativo Meu INSS;
  3. Descobrir o número pela Central 135;
  4. Descobrir o número na agência do INSS.

Quantas contribuições são necessárias para ter direito ao período de graça?

Pois bem, a regra geral é de que o empregado registrado tenha 12 meses e 45 dias de período de graça. Caso ele tenha 10 anos de contribuição (ou 120 contribuições) sem perder a qualidade de segurado, os 12 meses e 45 dias passam a ser de 24 meses e 45 dias.

Quantas contribuições são necessárias para recuperar a qualidade de segurado?

Para recuperar a qualidade de segurado, é necessário realizar 6 contribuições, de acordo com as regras estabelecidas pelo INSS. O número de contribuições necessárias varia de acordo com o tipo de benefício que se pretende solicitar e isso se chama “carência”.

Quando volta a ter qualidade de segurado?

Para ocorrer a recuperação da qualidade de segurado, é preciso que a pessoa volte a contribuir com o INSS. Com a primeira contribuição, recupera-se a ter qualidade de segurado, mas é preciso cumprir a carência dos benefícios novamente (com exceção das aposentadorias, como já mencionado).

É possível recuperar a qualidade de segurado?

1- Como posso recuperar a qualidade de segurado? Primeiramente, para recuperar a qualidade de segurado o indivíduo deverá efetuar nova inscrição junto ao RGPS. Quem trabalha de carteira assinada já é automaticamente filiado ao sistema, com as suas contribuições descontadas diretamente em contracheque.

Quem tem direito a 24 meses de período de graça?

Pois bem, com a leitura do § 1º, do art. 15, da Lei n. 8.213/91, que os segurados da Previdência Social que já possuam um número superior a 120 contribuições fazem jus a um período de graça prorrogado, qual seja, de vinte e quatro meses.

O que fazer quando se perde a qualidade de segurado?

Como se perde a qualidade de segurado? Se você deixou de contribuir, usufruiu o período de graça e ao final não fez mais nenhuma contribuição, infelizmente você perdeu a sua qualidade de segurado.

Como prorrogar a qualidade de segurado?

A prorrogação da qualidade de segurado por desemprego involuntário, nos moldes do §2º do art. 15 da Lei 8.213/91, se estende ao segurado contribuinte individual se comprovada a cessação da atividade econômica por ele exercida por causa involuntária, além da ausência de atividade posterior.

Qual a diferença entre o período de carência e o período de graça?

De forma geral, a carência é o tempo que o trabalhador deve ter contribuído para conseguir receber algum benefício. A qualidade do segurado é o que todos os contribuintes tem direito por estarem em dia com o pagamento. Já o período de graça é o tempo de “tolerância” após não estar mais contribuindo.

Quem parou de contribuir para o INSS ainda pode se aposentar?

Quanto tempo depois de parar de pagar o INSS ainda tenho direito? Ou seja, você continua tendo direito aos benefícios previdenciários mesmo após parar de pagar o INSS. Mas somente por um tempo, que é o período de graça! Em regra, o período de graça é de 12 meses.

Quantas contribuições são necessárias para ter direito aos benefícios no INSS?

Para aqueles inscritos após 24/7/1991, a carência é de 180 contribuições. A aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença exigem 12 contribuições mensais; o auxílio-acidente, o salário-família, a pensão por morte e o auxílio-reclusão não têm carência.

Como recuperar a carência para auxílio-doença?

Como recuperar a carência

O trabalhador que vier a perder a qualidade de segurado precisa de 6 meses de contribuição, a partir da nova filiação, para recuperar a carência para fins de auxílio-doença.

Quem tem direito a 36 meses de período de graça?

Segurados com mais de 120 contribuições e desemprego involuntário têm direito ao período de graça do INSS por 36 meses. Cada condição (contribuições e desemprego) adiciona 12 meses de segurado, totalizando 36 meses de período de graça.

Qual o período de graça para o contribuinte individual?

No caso dos empregados, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais e segurados especiais que deixam de exercer atividade remunerada, o período de graça dura 12 meses a partir da cessação das contribuições.

Qual a carência para receber benefício do INSS?

Cada benefício tem o seu período de carência no INSS.

Em todo caso, o tempo mínimo é de 10 meses e, para alguns benefícios, pode demorar até 180 meses. Por exemplo, o auxílio doença exige 12 meses de carência, enquanto a aposentadoria exige cerca de 180 meses.

Qual a diferença entre qualidade de segurado e carência?

Portanto, qualidade de segurado e carência diferem-se no momento em que a qualidade de segurado é a qualidade atribuída ao segurado que contribuiu ao regime geral, no passo em que a carência é número mínimo de contribuições exigidas para se ter direito a um benefício previdenciário.

Como saber o meu tempo de contribuição?

Solicitar Certidão de Tempo de Contribuição
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “certidão de tempo de contribuição”; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Como ativar a qualidade de segurado?

Para adquirir a qualidade de segurado é necessário estar matriculado na Previdência Social e ter todos os pagamentos em dia. Os filiados ao INSS mencionados acima, enquanto estiverem efetuando recolhimentos mensais, automaticamente possuem esta qualidade e são considerados “segurados” do INSS.

Teve 120 ou mais contribuições sem perder a qualidade de segurado?

O pagamento de mais de 120 contribuições mensais, sem interrupção que acarrete a perda da qualidade de segurado garante a prorrogação do período de graça, previsto no art. 15 , § 1º , da Lei 8.213 /91.

O que é perder a qualidade de segurado?

Perda da qualidade

Nesse caso, ele deixa de estar coberto pelo seguro social (INSS) e não terá direito a benefícios previdenciários caso o fato gerador do direito ao benefício se dê a partir da data em que perdeu esta condição de “segurado”.

Artigo anterior
Como se calcula o peso em inglês?
Artigo seguinte
Como fazer para pagar IPVA 2022?