Como provar que não estava no local da multa?

Perguntado por: Joana Luana Ribeiro  |  Última atualização: 14. Mai 2024
Pontuação: 4.9/5 (47 avaliações)

Para enfrentar essa situação, é imperativo reunir todas as provas possíveis que confirmem que você não estava no local da infração. Isso pode incluir recibos de pedágio, registros de GPS, testemunhas ou qualquer outro documento que ateste a sua localização naquele momento específico.

Como recorrer uma multa que você não estava no local?

Para comprovar a impossibilidade da infração, é possível anexar documentos que a comprovem, como uma declaração do trabalho de que você não estava no local da infração naquele horário ou um recibo de pedágio de outro lugar no momento em que se registrou a infração.

Como fazer BO de multa indevida?

A solicitação deve ser feita diretamente ao órgão responsável pelo auto de infração: Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), etc.

Como saber onde eu levei a multa?

Entre no site oficial e na área "Infração" clique em "Consulte suas infrações de trânsito". Em seguida, identifique-se com a conta gov.br (caso não tenha um cadastro, basta criar login e senha). É possível pesquisar as infrações por condutor ou por veículo.

O que fazer se tomar uma multa injusta?

Caso sua defesa prévia seja negada, você deve entrar com um recurso na Junta Administrativa de Recursos e Infração (JARI). Sendo indeferido mais uma vez, poderá ingressar em Segunda Instância no CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito.

RECEBI MULTAS DE UM LOCAL ONDE NUNCA ESTIVE

39 questões relacionadas encontradas

Quanto um advogado cobra para fazer um recurso de multa de trânsito?

Para recorrer de uma multa de trânsito, um advogado costuma cobrar entre R$300 e R$2.000. O valor do serviço será menor ou maior dependendo da complexidade do caso, da experiência e reputação do profissional, e da região onde ele atua.

Como escrever uma carta para recorrer de uma multa de trânsito?

Eu,_______________ RG _____________, CPF ____________, CNII ___________, residente à rua__________, na cidade de_____, venho baseado na Lei n0 9.503 de 23/09/97, interpor recurso contra aplicação de penalidade por suposta infração de trânsito, conforme notificação em anexo (que deve estar grampeado ao documento).

Quanto tempo demora para aparecer uma multa no sistema?

A multa tem um prazo de 30 dias para chegar no endereço registrado, onde irá constar os prazos para pagamento e vencimento.

Como pagar a multa com 40% de desconto?

Para ter direito ao desconto de 40%, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro no Gov.br e aderir ao SNE no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, habilitar o veículo no aplicativo da CDT, disponível na AppStore e Google Play, ou no Portal de Serviços Senatran.

Qual o limite de pontos na carteira?

Sob nova legislação, o condutor agora pode ter até 40 pontos registrados na carteira, mas com algumas regras. Para que o motorista consulte quantos pontos foram anotados em seu documento, é preciso ter acesso à internet, e a consulta pode ser feita em site ou aplicativo.

Como se defender de uma multa que não cometi?

Nesse, caso o recurso é avaliado pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), em primeira instância do respectivo órgão de trânsito. O prazo para apresentar o recurso é o mesmo de vencimento de pagamento que constará da notificação de penalidade (boleto).

Como justificar uma multa?

Você deve preencher o Formulário de Defesa da Autuação (Defesa Prévia) disponibilizado pelo DNIT e juntar a documentação solicitada. Web : Portal de Multas de Trânsito do DNIT.

Tem como fazer defesa de multa?

Deve ser seguido o regramento definido na Resolução CONTRAN n.º 900/2022. A defesa da autuação de infrações de competência do DetranRS é feita pela internet, sendo necessário o cadastro prévio na Central de Serviços e autenticação com selo prata ou ouro.

Quais os melhores argumentos para recorrer de multas?

Acompanhe, a seguir, 03 bons argumentos que podem te ajudar:
  • Argumento 1: Apontar erros na Notificação de Autuação.
  • Argumento 2: Alegar que a via não estava sinalizada corretamente.
  • Argumento 3: Alegar que o radar não tem o selo de aprovação do INMETRO.

O que pode anular um auto de infração de trânsito?

As multas de trânsito são, geralmente, anuladas quando possuem erros formais no Auto de Infração ou na Notificação de Autuação que foi enviada ao motorista. Além disso, erros de cunho processual também incitam a anulação da multa, portanto, mesmo que você tenha cometido a infração, a multa pode ser recorrida e anulada.

O que acontece se recorrer à multa e perder?

Se você optar por recorrer e não pagar a multa, a única coisa que você perderá, caso o recurso não seja deferido, é o desconto de 20%. Caso você opte por pagar a multa com os 20% de desconto, se o recurso for deferido você terá direito à restituição do valor pago.

Como pagar 60% do valor da multa?

Não existe a possibilidade de pagar multa com 60% de desconto. O que acontece é que é possível pagar 60% do valor da multa ao reconhecer a autuação e ter 40% de desconto.

O que acontece se não pagar a multa com 40 de desconto?

Sem desconto, mas com recurso

Se o recurso for deferido, o valor já pago deverá ser restituído. Mas, se o motorista optar pelo pagamento com os 40% de desconto, ofertados pelo SNE, essa possibilidade não existirá. Assim, todas as demais consequências da infração recairão sobre ele.

Qual aplicativo que dá desconto em multas?

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Qual a tolerância de um radar de 50 km por hora?

Isso significa que, se o veículo estiver em uma via com limite de 50 km/h, o radar só registrará a infração quando a velocidade atingir 57 km/h. Já nas vias com limites acima de 100 km/h, a tolerância é de 7% sobre o limite.

O que fazer quando a multa chega depois de 30 dias?

Mas o que fazer se você verificar que sua notificação foi expedida mais de 30 dias depois da data da infração? É a sua chance de fiscalizar o trabalho do órgão. Neste caso, você deve recorrer, alegando atraso na expedição da notificação.

Quanto tempo a multa pode ficar suspensa?

4. Quanto tempo o condutor pode ficar suspenso? Quando o motorista tem a CNH suspensa por uma multa desse tipo, ele fica entre 2 meses a 1 ano sem dirigir, dependendo da gravidade da infração. Caso o motorista cometa uma atuação do mesmo tipo em um prazo de 12 meses, o prazo de suspensão aumenta para 8 até 18 meses.

O que alegar para recorrer multa?

Seus dados básicos – como nome, endereço, identidade e nacionalidade. Além disso, é muito importante usar bons argumentos, e justamente utilizar o artigo do código de trânsito brasileiro e a lei dele que te favorece. Os dados do seu veículo, como Renavam e placa, também devem estar na Defesa.

Como fazer um pedido de cancelamento de multa?

____________________ Venho respeitosamente requerer de Vossa Senhoria o CANCELAMENTO DO (os) AUTO (s) DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO Nº _______________, ________________, _______________, ________________, _________________, _______________, __________________, _______________, Por ter sido lavrado há mais de 05 (cinco) anos, ...

Quais documentos preciso para recorrer multa?

Além do Formulário de Recurso, é fundamental enviar, também, uma cópia do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Isto é necessário para confirmar a identidade do proprietário e que é ele que, de fato, está recorrendo da multa.

Artigo anterior
Qual o efeito do K2?
Artigo seguinte
Quantos livros foram vendidos no Brasil?