Quando suspeitar de traumatismo raquimedular?
Perguntado por: Daniela Yasmin de Branco | Última atualização: 9. Mai 2025Pontuação: 4.2/5 (53 avaliações)
Classificação. O prognóstico de um trauma raquimedular geralmente só pode ser definido após as primeiras 24 horas, quando termina o chamado “choque medular”, período de arreflexia, paralisia motora e perda da sensibilidade.
Quando devemos suspeitar de trauma raquimedular?
Como parâmetro para indicação de imobilização dos pacientes, o socorrista deve presumir que há trauma raquimedular se: houver trauma contuso importante na cabeça, pescoço, tronco ou pelve; incidentes que produzam aceleração ou desaceleração repentinas; queda, principalmente de grandes alturas ou em idosos; ejeção ou ...
Como identificar o trauma raquimedular?
Os principais sintomas do trauma raquimedular são perda de sensibilidade e motricidade nos membros. Também são observadas perda do controle urinário e intestinal. A depender do tipo de lesão podem ser observadas contraturas, dores neuropáticas, movimentos involuntários, deformidades e rigidez articular.
Como identificar uma vítima com suspeita de trauma raquimedular?
- perda dos movimentos na região do pescoço para baixo (tetraplegia) ou do tronco e das pernas (paraplegia);
- alteração na sensibilidade da pele ao calor, ao frio ou à dor;
- espasmos musculares;
- dores por lesão nos nervos;
- alteração dolorosa da sensibilidade;
Como identificar um TRM?
O diagnóstico do TRM é realizado por meio do exame clínico, associado aos exames de imagem. A radiografia e a tomografia computadorizada avaliam as estruturas ósseas da coluna, já ressonância magnética é capaz de mostrar lesões ao tecido neural medular e estruturas ligamentares.
TRAUMA RAQUIMEDULAR: O QUE É ? O QUE FAZER ?
O que é suspeita de TRM?
Entende-se por traumatismo raquimedular (TRM) lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos (cervical, dorsal, lombossacro). Frequentemente está associado a trauma cranioencefálico ou politrauma.
Qual deve ser a conduta em caso de traumatismo raquimedular?
O tratamento do trauma raquimedular poderá ser conservador ou cirúrgico. A intervenção cirúrgica visa prevenir novas lesões neurológicas e inclui técnicas para descompressão de estruturas neurais e restauração da estabilidade da coluna.
Quais são as fases do trauma raquimedular?
Definição. A história do trauma raquimedular pode ser dividido em agudo ou crônico e também em primário ou secundário. Tanto o primário quanto o secundário podem ter fases agudas e crônicas.
O que fazer no trauma raquimedular?
O que fazer quando se suspeita de lesão
Após um acidente, uma queda ou algo que possa ter provocado um trauma raquimedular deve-se evitar mover a pessoa lesionada e ligar de imediato para a emergência médica.
Onde ocorre traumatismo raquimedular?
O trauma raquimedular (TRM) é uma agressão à medula espinhal que pode ocasionar danos neuroló- gicos, tais como alterações da função motora, sensiti- va e autônoma, ocorrendo predominantemente nos homens em idade produtiva (18-35 anos)1.
Quais são os sintomas característicos de lesão medular?
Possíveis sintomas da lesão da medula espinhal incluem: Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas. Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés. Perda parcial ou completa de controle sobre qualquer parte do corpo.
O que é a escala de Frankel?
A escala de Frankel foi utilizada para avaliação de déficit neuro- lógico, de acordo com nível de lesão, na admissão e alta hospitalar dos pacientes operados vítimas de lesão por PAF na coluna vertebral.
O que é fase de choque medular?
No choque medular observa-se paralisia flácida e anestesia abaixo do nível da lesão, além de alterações esfincterianas, sexuais e na termorregulação. Se a lesão com- prometer segmentos cervicais ou torácicos altos, também podem ocorrer problemas respiratórios.
O que é o Xabcde do trauma?
Protocolo XABCDE do Trauma: otimização da abordagem ao politraumatizado. Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o Protocolo XABCDE do Trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo.
Quais as principais complicações no trauma raquimedular no atendimento Pré-hospitalar?
O trauma raquimedular ocasiona danos irreversíveis à coluna vertebral e à medula espinhal, ocasionando perda parcial ou total da motricidade voluntária e da sensibilidade, além de estar relacionado o maior risco de mortalidade.
Quais os sinais e sintomas de traumatismo craniano?
- dor de cabeça intensa e persistente;
- desmaio;
- perda de memória;
- perda de visão;
- confusão mental;
- vômito;
- perda de equilíbrio;
- sangramento nasal;
O que é compressão raquimedular?
A compressão medular aguda é uma complicação de potencial devastador, que pode ser causada por diferentes etiologias de doenças que envolvem a coluna vertebral e estreitam o canal espinal, em particular as neoplasias metastáticas, e podem causar perda neurológica irreversível.
Como a fisioterapia pode atuar em traumatismo raquimedular?
A atuação fisioterapêutica no trauma raquimedu- lar em unidade de terapia intensiva encontra-se focada na reabilitação motora por meio da cinesioterapia e na intervenção respiratória por meio da higiene brônquica e treinamento dos músculos respiratórios, atuando com o objetivo primário de prevenir maiores complicações, ...
Qual o papel da enfermagem no cuidado ao paciente com TRM?
O enfermeiro participa do processo de reabilitação para o funcionamento intestinal dos pacientes com TRM, que inclui o planejamento e preparo da díade paciente-cuidador desde sua primeira internação, visando à continuidade do cuidado em domicílio, por meio de estratégias educativas, que contemplem as possíveis ...
Qual a fisiopatologia do trauma raquimedular?
Fisiopatologia do TRM
Tem relação direta e imediata com o trauma e, uma vez que ocorre, é irreversível. O dano medular direto é resultante da transferência da energia cinética para a medula espinhal e pode ocorrer por meio de quatro mecanismos básicos: o estiramento, a laceração, a compressão e a secção56.
O que é TRM na fisioterapia?
O traumatismo Raquimedular (TRM) é caracterizado por uma lesão na medula espinal, que gera alterações nas funções motoras e sensitivas.
Porque ocorre priapismo trauma raquimedular?
Sua causa principal são traumas penianos ou perineais, em particular em ciclistas. Pode ocorrer, ainda, por estimulação parassimpática ou malformações congênitas da artéria cavernosa. Até 62% dos priapismos se resolvem espontaneamente se secundários a uma lesão arteriossinusoidal traumática.
Como avaliar um paciente com lesão medular?
Determinamos o nível sensitivo da lesão através da avaliação clínica da sensibilidade dos dermátomos ao toque leve e à dor. São avaliados pontos chaves dos dermátomos dando notas de 0 para ausência de sensibilidade, 1 para sensibilidade alterada (diminuição ou aumento) e 2 para sensibilidade normal (figura 1).
Porque é importante determinar a altura da lesão na medula espinal?
De modo geral, quanto mais alta na coluna vertebral for a lesão, mais o organismo do paciente é afetado. Nem sempre, no entanto, as lesões na medula espinhal resultam em paralisias e dificuldades de movimento.
Qual é vértebra que a pessoa fica Tetraplegica?
Qual é a vértebra que a pessoa fica tetraplégica? Lesões na coluna cervical um pouco acima da sexta vértebra deixam o indivíduo tetraplégico, e acima de C4 interrompem o controle da respiração, parando a respiração instantaneamente.
Quais os 03 pilares do interesse legítimo LGPD?
Como identificar a polaridade de um LED?