Quando surgiu o conceito de Educação Corporativa no Brasil?

Perguntado por: Ana Araújo de Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)

De acordo com Eboli, a adoção do conceito de Educação Corporativa surgiu no Brasil no início da década de 90 — acompanhando o movimento do mercado, cada vez mais globalizado, para que as organizações investissem na qualificação de seus colaboradores como forma de obter um diferencial competitivo.

Quando surgiu a educação corporativa no Brasil?

No Brasil, a adoção desse conceito começou na década de 90, com o advento de um mercado cada vez mais globalizado, pressionando assim as organizações a investirem na qualificação de seus colaboradores e comprometerem-se com seu desenvolvimento contínuo, como um elemento-chave na criação de diferencial competitivo.

Quando foi criado o conceito de universidade corporativa?

Nesse contexto de profundas e determinantes mudanças, surgiu no ano de 1956, na cidade de Crontonville (no estado de New York), a primeira Universidade Corporativa, fundada pela empresa General Electric.

Qual foi a primeira empresa a implantar a educação corporativa?

Em 1955, a General Electric teve a sua “Crotonville” reconhecida como a primeira universidade corporativa institucionalizada.

Qual é o atual panorama da educação corporativa no Brasil?

O que é educação corporativa

No Brasil, a educação corporativa avança a passos lentos. De acordo com a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2018/2019, no país, os colaboradores recebem 18h de treinamento por ano, enquanto nos Estados Unidos esse número quase dobra: 34h.

O que é Educação Corporativa ?

30 questões relacionadas encontradas

Qual objetivo da Educação Corporativa?

A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “ institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais” (Quartiero & Cerny, 2005, p. 24).

Quais os principais benefícios da Educação Corporativa para uma empresa?

Dentre os principais benefícios que a educação corporativa, também conhecida como educação empresarial, pode proporcionar para a sua corporação estão o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores como, por exemplo, liderança, agilidade e comunicação interpessoal, além de também torná-los mais motivados e ...

Quem criou a Educação Corporativa?

A ideia da Educação Corporativa surgiu por volta de 1980, nos Estados Unidos como uma alternativa para melhorar a capacitação de cada profissional, objetivando tornar as organizações bem mais competitivas.

Como nasceu o conceito de Educação Corporativa?

De acordo com Eboli, a adoção do conceito de Educação Corporativa surgiu no Brasil no início da década de 90 — acompanhando o movimento do mercado, cada vez mais globalizado, para que as organizações investissem na qualificação de seus colaboradores como forma de obter um diferencial competitivo.

Como implantar um projeto de Educação Corporativa?

Como implementar a educação corporativa em sua empresa?
  1. Analise as necessidades do público. ...
  2. Planeje a implementação. ...
  3. Escolha a metodologia. ...
  4. Crie o conteúdo dos cursos. ...
  5. Desenvolva materiais auxiliares. ...
  6. Conte com empresas especializadas. ...
  7. Monitore os resultados. ...
  8. Experimente os benefícios da educação corporativa.

O que faz uma Universidade Corporativa?

Uma universidade corporativa é uma instituição de educação vinculada à empresas, sejam elas públicas ou privadas, cujo objetivo é oferecer capacitação aos colaboradores, buscando reduzir custos e obter rapidez na formação de mão de obra estratégica.

Quantas universidades corporativas no Brasil?

Só no Brasil, já existem mais de 2.360 universidades corporativas reconhecidas atualmente pelo MEC.

Quais são as empresas que têm Universidade Corporativa?

Exemplos de empresas que têm Universidades Corporativas de Sucesso
  • Universidade Petrobras. ...
  • Académie Accor. ...
  • Universidade Banco do Brasil. ...
  • Academia Santander. ...
  • Universidade Ambev. ...
  • Universidade do Hambúrguer.

O que é Educação Corporativa PDF?

Conforme Meister (1999), a Educação Corporativa é a união de práticas estruturadas por uma empresa com o objetivo de viabilizar a educação continuada, qualidade na formação profissional e empresarial.

Qual a diferença entre Educação Corporativa e o setor de Recursos Humanos tradicional?

Ou seja, a Educação Corporativa preocupa-se em treinar pessoas para o negócio funcionar. Além de torná-lo mais produtivo e dar melhores resultados. Já os treinamentos tradicionais têm um formato amarrado, sem foco nos objetivos estratégicos da empresa e não mensura os resultados dessas ações.

Qual objetivo da empresa quando adota a universidade corporativa em sua organização?

A universidade corporativa tem como objetivos preparar os colaboradores para trabalhar com novas técnicas, atualizar práticas de trabalhos ou criar projetos que possam ser implantados dentro da empresa.

Quais são as características da educação corporativa?

Educação corporativa é uma prática de gestão de pessoas que tem como principal objetivo a promoção, disseminação e manutenção do processo de aprendizagem, a fim de promover o desenvolvimento dos colaboradores e o crescimento da empresa.

O que é educação corporativa exemplos?

Os eventos corporativos também são exemplos de educação corporativa. Afinal, quando a empresa reúne seus colaboradores para realizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), está reforçando princípios e valores e, sobretudo, educando.

Qual a importância da educação corporativa para a vantagem competitiva das organizações?

Ela permite a formação de profissionais munidos de conhecimentos que podem ser aplicados de forma a oferecer retorno ao negócio. É uma maneira eficaz de produzir, armazenar e disseminar conhecimento acumulado ao longo do tempo, com o propósito de transformar a organização em um local de aprendizagem contínua.

Quais são as vantagens e os desafios da educação corporativa?

9 Benefícios da Educação Corporativa
  • Colaboradores mais motivados e engajados;
  • Diminuição do turnover;
  • Melhora da produtividade;
  • Alinhamento entre objetivos individuais e empresariais;
  • Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais;
  • Gestão do conhecimento eficaz;
  • Incentivo à inovação;

Qual a importância da educação corporativa para o desenvolvimento da instituição e dos indivíduos?

A educação corporativa nas empresas representa uma robusta estratégia fonte de vantagem competitiva. Ela promove mudanças positivas na estrutura e na cultura organizacional como um todo, bem como o seu conhecimento gerado é visto como o valor único e difícil de ser imitado pelo mercado cada vez mais competitivo.

Quais são os princípios essenciais da educação corporativa?

Eboli (2004) propõe 7 princípios norteadores para o sucesso de um sistema de educação corporativa: princípio da competitividade, da perpetuidade, da conectividade, da disponibilidade, da cidadania, da parceria e por último, mas não menos importante, o princípio da sustentabilidade.

Para que a educação corporativa pode ser disponibilizada?

A educação corporativa contempla a aplicação de ações para estimular o aperfeiçoamento dos colaboradores, considerando os objetivos organizacionais. Quando alinhada às estratégias da empresa, promove inovação, desenvolvimento e crescimento.

Qual a melhor estratégia de educação corporativa?

Educação Corporativa: 5 estratégias eficazes para adotar na sua...
  • 1 – Modelo 70-20-10. ...
  • 2 – Gamificação. ...
  • 3 – Modelo Kirkpatrick para avaliação de treinamento. ...
  • 4 – E-Learning. ...
  • 5 – Microlearning.

Qual a melhor universidade corporativa do mundo?

UniBrad é eleita melhor universidade corporativa do mundo no GlobalCCU Awards.

Artigo anterior
Para que serve esse remédio Neurontin?
Artigo seguinte
Qual o poder do demônio primordial?