Quando será necessário utilizar um pacômetro?

Perguntado por: Luna Violeta Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (6 avaliações)

O ensaio de pacometria é usado, principalmente, em análises dos elementos estruturais. Afinal de contas, esse procedimento é essencial para que outros tipos de ensaios também possam ser feitos, como a extração de testemunho, a profundidade de carbonatação, assim como o potencial de corrosão também.

Para que serve o pacômetro?

O pacômetro, um detector de materiais, é essencial na área de perícia de construção civil. Esse aparelho ajuda a detectar materiais construtivos não visíveis numa inspeção. O objeto, além de ser pequeno e fácil de usar, funciona como um scanner e faz uma análise dos elementos estruturais.

O que é ensaio de Pacometria?

Pacometria. É um ensaio realizado para determinar a localização ou condição das armaduras no concreto. Por meio desse método, também é possível verificar o diâmetro e o comprimento do elemento metálico.

Para que serve o ensaio de ultrassom no concreto?

O ensaio de ultrassom é um método de avaliação qualitativa do concreto, utilizado para determinar a velocidade de propagação de ondas longitudinais, por meio de pulsos ultrassônicos, através de um elemento estrutural de concreto, tendo como principais aplicações: analisar a homogeneidade do concreto, detectar falhas ...

Como é feito o ensaio de carbonatação?

O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml).

Soluções Técnicas - D-tect 120 e D-tect 150

24 questões relacionadas encontradas

Como medir a carbonatação do concreto?

Para isso, usa-se a solução contendo a fenolftaleína. O teste de carbonatação do concreto com fenolftaleína é considerado como um teste destrutivo.

O que é o processo de carbonatação?

A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.

Como é feito o processo de inspeção por ultrassom?

No ensaio por ultrassom ondas sonoras com frequência acima de 20 kHz geradas a partir de um aparelho eletrônico são enviadas através do material ensaiado. Na interrupção total ou parcial dessas ondas devido a pontos de descontinuidade interna da peça uma parte é refletida e outra é refratada.

O que são ensaios não destrutivos do concreto?

Na construção civil, as aplicações destes ensaios são para verificar as resistências à compressão, localizar e detectar corrosão em armaduras do concreto armado e encontrar defeitos localizados como rachaduras e vazios, dentre outros.

Quanto custa um ensaio de Esclerometria?

Quanto Custa um Ensaio de Esclerometria? O preço varia por Região, mas a média é em torno de 3/4 do Salário Mínimo Vigente, para cada 9 golpes em um ponto de teste em um elemento estrutural.

O que significa Pacometria?

Pacometria é um ensaio não destrutivo usado para determinar a quantidade de armadura e o cobrimento de concreto em peças de concreto armado. O ensaio permite estimar sua dimensão, cobrimento e orientação, o que pode ser útil na realização de vistorias em peças estruturais.

O que é testemunho de concreto?

A extração de testemunhos de estruturas acabadas é feita quando existem dúvidas quanto à resistência e o desempenho do concreto lançado, seja por resultados de ensaios laboratoriais abaixo do esperado, durante o controle tecnológico, ou por sinais de deterioração do concreto.

O que é potencial de corrosão?

O potencial de corrosão das armaduras é um potencial misto, resultante da combinação da cinética de dois processos: (1) a oxidação do metal, e (2) a redução do oxigênio dissolvido [ 20.

Como usar um pacômetro?

Em primeiro lugar, é preciso posicionar o pacômetro na parede ou no elemento estrutural que será alvo da avaliação. Em seguida, ele deve ser movimentado na vertical e na horizontal. Mas, para isso, é necessário sempre observar as informações que estão descritas na tela do pacômetro.

Quais são os ensaios do concreto?

DEFINIÇÃO DE ENSAIOS DE LABORATÓRIO DE CONCRETO

São ensaios tecnológicos para controlar a qualidade do concreto, como compressão axial, tração simples, tração na flexão, tração por compressão diametral, módulo de deformação, coeficiente de Poisson, permeabilidade, abrasão, capacidade de deformação e consistência.

Quais são os tipos de ensaios não destrutivos?

As principais técnicas de Ensaios Não Destrutivos (END) são:
  • Correntes Parasitas.
  • Emissão Acústica.
  • Radiografia, Radioscopia e Gamagrafia.
  • Ensaio Visual.
  • Estanqueidade.
  • Líquido Penetrante.
  • Partículas Magnéticas.
  • Ultrassom.

Quais são os principais ensaios relacionados ao concreto?

Quais são os principais ensaios não destrutivos para concreto?
  1. Inspeção visual. A inspeção visual pode ser tratada como uma vistoria inicial, que deve ser realizada se houver alguma demanda específica ou um problema na estrutura. ...
  2. Esclerômetro. ...
  3. Velocidade de Pulso Ultrassônico (VPU) ...
  4. Tomografia.

O que é inspeção por ultrassom?

A inspeção por ultrassom é uma técnica não destrutiva utilizada para realizar a detecção de descontinuidades em peças de grande espessura, com o objetivo de identificar tais falhas e corrigi-las.

O que faz o inspetor de ultrassom?

Em geral, o inspetor de ultrassom industrial é responsável por avaliar materiais metálicos ou não metálicos, seja medindo sua espessura ou detectando descontinuidades e defeitos.

Quais os dois métodos ou técnicas para a realização de inspeção de materiais por Ultra-som?

O teste ultrassônico de materiais é feito com o uso de ondas mecânicas ou acústicas colocadas no meio em inspeção, ao contrário da técnica radiográfica, que usa ondas eletromagnéticas.

O que é carbonatação do refrigerante?

O gás que é adicionado ao refrigerante é o gás carbônico (CO2). Quando esse gás dissolve-se na água (carbonatação), ele forma uma substância de fórmula H2CO3, o ácido carbônico. Vale ressaltar que a adição do CO2 na água ocorre com certa pressão, o que favorece sua dissolução.

O que é carbonatação no refrigerante?

A carbonação, ou carbonatação, consiste na reação química entre CO2 e H2O através do borbulhamento de dióxido de carbono em água líquida. Sendo o produto desta reação o ácido carbônico (H2CO3) – um ácido fraco que facilmente se decompõe e restitui o gás carbônico e a água de origem.

O que é eflorescência na construção civil?

As eflorescências são fenômenos de deposição de diversas formas de sais, nas mais e diversas constituições, na superfície dos materiais cerâmicos e das argamassas. Os depósitos de eflorescências são originados pela migração da água carregada de sais do interior para a superfície do material por capilaridade.

O que é Despassivação por carbonatação?

Para a ABNT NBR: 6118:2014 a despassivação por carbonatação é a ação do gás carbônico da atmosfera sobre o aço da armadura.

O que é lixiviação do concreto?

Primeiramente, lixiviação é quando uma substância é extraída de um meio sólido através de sua dissolução em um meio líquido. Na Engenharia Civil esse processo ocorre no concreto e é uma patologia bastante comum em edificações.

Artigo anterior
Qual a diferença entre metoprolol e bisoprolol?
Artigo seguinte
Pode colocar Lysoform na roupa?