Quando se utiliza tu é você?

Perguntado por: Micael Duarte Pinheiro  |  Última atualização: 22. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (33 avaliações)

Se o sujeito for “tu”, o verbo tem que concordar com a segunda pessoa, o pronome oblíquo será “te”, e os pronomes possessivos devem ser “teu”, “tua”, “teus” ou “tuas”. Não misture as bolas! Você sabe que eu sempre vou te amar. (errado: você = 3ª p., te = 2ª p.)

Quando usar o tu é você?

Nas gramáticas tradicionais, as duas formas são igualmente corretas para referir-se à segunda pessoa do discurso: 1. ª pessoa: quem fala (eu-nós)/ 2. ª pessoa: com quem se fala (tu-vós, você-vocês)/ 3. ª: de quem se fala (ele-eles, ela-elas).

Quando eu uso tu?

O pronome você, embora também dirija-se à segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa, por usar a mesma concordância de ele/ela. O “tu” deve ser usado sempre que o locutor tiver intenção de tornar o texto ou diálogo dotado de maior formalidade.

Quando tu é usado?

De acordo com Dias, em Brasília o tu tende a ser usado em situações em que o falante deseja expressar um grau máximo de intimidade com seu interlocutor ou desrespeito, sendo que o tipo de relacionamento mais favorável ao uso do tu é o de amigo íntimo ou entre familiares.

Como falar na 2 pessoa?

b) A segunda pessoa verbal relaciona-se com a segunda pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais tu (singular) e vós (plural). Dessa forma, no discurso em segunda pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa com que quem se fala. Exemplo: Tu estudas muito.

Qual a diferença entre TU e VOCÊ em português? | Pronomes Pessoais | Vou Aprender Português

37 questões relacionadas encontradas

Qual é mais formal tu ou você?

Tu é usado com pessoas próximas, com quem se tem intimidade, ou com pessoas mais novas. Você é usado com pessoas com quem não se tem intimidade, mas não é um tratamento formal.

É correto falar você?

O pronome “você” corresponde à segunda pessoa do discurso, mesmo que se relacione à terceira pessoa gramatical, tendo em vista a forma verbal que a ele é atribuída.

O que substitui o pronome tu?

c) Os pronomes “tu” e “vós” podem exercem a função de vocativo. d) Os pronomes “eu” e “tu” não prescindem do uso da preposição. Logo, devemos substituí-los pelos pronomes “mim” e “ti”.

Quem fala ocê?

O uso das formas você, ocê e cê no dialeto mineiro.

Porque não usamos o tu?

Primeiro, porque a maioria dos brasileiros usa somente o você, enquanto os outros falantes de Português tendem a usar mutuamente o "você" e "tu" em termos formais e informais respectivamente. Originalmente respondida: Por que os pronomes “tu” e “nós” não são usados no Brasil, mas subsituidos por “você” e “ a gente”?

Qual é o pronome de tu?

Pronomes retos

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

O que é eu tu ele?

As palavras EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES são pronomes pessoais. São denominados desta forma por terem a característica de substituírem os nomes, ou seja, os substantivos.

Qual é o singular de tu?

As pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles).

Qual a origem do pronome tu?

Sem qualquer variação desde sua origem, o 'tu' vem do latim idêntico. É provável que tenha surgido no protoindo-europeu, falado há cerca de 5 mil anos, de onde também veio, entre outros idiomas, o sânscrito.

Quem usa tu?

Constatamos que as formas verbais fazem referência, respectivamente, à segunda pessoa do singular (tu) e à segunda pessoa do plural (vós). Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”.

Onde se fala tu?

Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil

Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.

Quais são os 5 pronomes?

Classificação do pronome
  • Pronomes pessoais. Os pronomes pessoais indicam as pessoas gramaticais, também chamadas de pessoas do discurso (Eu, tu, ele, nós, vós, eles). ...
  • Pronomes de tratamento. ...
  • Pronome possessivo. ...
  • Pronome demonstrativo. ...
  • Pronome Indefinido. ...
  • Pronomes relativos.

Como se referir a você?

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Como falar você de outra forma?

Formas populares: 4 cê, ocê, vassuncê, mecê, voncê, vancê, acê, ancê, vacê. Formas antigas: 5 vossemecê, vosmecê, vossa mercê.

Qual o pronome adequado para você?

O pronome “você”, por exemplo, não é um pronome pessoal, e sim um pronome de tratamento. Por isso, apesar de “você” referir-se à 2ª pessoa (“tu”, ou “vocês” para “vós”), os verbos são conjugados na 3ª pessoa. Observe o exemplo: Tu já foste ao cinema ver esse filme?

O que vem primeiro eu ou a pessoa?

Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.) vai exigir que o verbo vá para a primeira pessoa do plural (nós).

Como se fala na terceira pessoa?

A terceira pessoa se refere àqueles "de fora". Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s). Os nomes de outras pessoas também são considerados apropriados.

Qual é a diferença entre nós é nós?

Basicamente deve-se colocar o acento na palavra nós, quando vai usar ela como um pronome pessoal reto, para indicar a 1ª pessoa do plural, enquanto que usamos ela sem acento quando para a função de objeto direto ou indireto.

Artigo anterior
Como usar tinta neon no cabelo?
Artigo seguinte
Como posso me arrepender dos meus pecados?